As principais notícias de comunicação e marketing da semana de 20 a 27/07/2017




CONHEÇA O MARKET BRIEF

O mundo da comunicação e do marketing digital cobra atualização constante. Para acompanhar o que acontece de importante, um time de especialistas vai fazer uma curadoria das principais notícias e informações da área. De forma resumida, direto no seu e-mail, toda semana. Você foi escolhido para receber a primeira edição. Esperamos que goste! Aguardamos o seu feedback.


MERCADO

Regulamentação para influenciadores?

Todas as grandes marcas passaram a considerar a estratégia de relacionamento com influenciadores algo extremamente relevante. Por isso, a Abradi-SP (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) lançou um código de conduta para orientar as agências sobre como contrata influenciadores.  O mercado não tem uma regulamentação específica sobre o tema, e os modelos foram surgindo a esmo, sem padrão ou metodologia. Por isso, a entidade pretende organizar as informações e atualizar constantemente o material. Para completar, as próprias plataformas sociais começaram a fechar o cerco sobre os métodos usados por alguns influenciadores. O Instagram desligou várias aplicações parceiras por permitirem que influenciadores infringissem as regras do jogo ao faturar por like ou comentário (boa parte do volume feita por robôs para inflar os números e aumentar o faturamento).

Lei de Acesso à Informação

Análise feita pelo Poder360 com base na Lei de Acesso à Informação aponta mudanças significativas na distribuição de verba publicitária do governo federal a partir do ano passado. Os dados mostram que os meios tradicionais de comunicação (revistas, jornais, TVs e mesmo canais de internet de marcas já consolidadas de mídia) perderam parte da verba de publicidade investida pelo governo. Apenas a revista Veja (Abril) e a revista Época (Globo).

Eficiência nas agências

“Devemos buscar o melhor preço para nossos consumidores. E se isso significa acabar com ineficiências nos negócios de outros, assim o faremos”. Assim definiu Keith Weed, chief marketing and communications officer da Unilever ao falar para o Advertising Age sobre o movimento que a companhia está tomando em marketing. A gigante de bens de consumo vem reduzindo o número de agências contratadas e internalizando boa parte da comunicação produzida pela empresa. Vale lembrar que, em junho, a Nestlé anunciou também seu laboratório de conteúdo próprio. O Meio & Mensagem reproduziu alguns trechos. A entrevista completa no AdAge está aqui.

Estratégia para Whatsapp

Qual a sua estratégia de marca para a atuar no Whatsapp? De que maneira você pretende entrar nos conversas por meio dessa plataforma? Talvez seja a hora de repensar seus passos. O Digital News Report, da Reuters, aponta que o comunicador vem ganhando terreno como uma das principais fontes de informação das pessoas. O Facebook segue como líder ainda nessa questão.


DOWNLOADS DA SEMANA

Eyefortravel apresenta estudo sobre o uso dos chatbots no mercado de turismo

Are Bots Worth the Bother?

Consumo de conteúdo

Em parceria, Opinion Box e Contentools soltaram um levantamento que apresenta os hábitos de consumo de conteúdo dos usuários de internet em 2017. Entre as informações há mídias sociais mais acessadas, formatos de conteúdos diferenciados e mais utilizados, dados sobre inbound marketing, entre outras informações. Acesse o levantamento completo.


CARREIRA

Consultorias avançam

Na trilha de conquistar cada vez mais espaços ocupados até então por grandes agências, as consultorias continuam a se mover. Depois da contratação de Eco Moliterno pela Accenture Interactive, agora é a McKinsey quem investe para incorporar um profissional do mundo da comunicação. O escolhido foi Marcelo Tripoli. Fundador da iThink, adquirida pela SapientNitro em 2013, chegou a ocupar o cargo de CCO (Chief Creative Officer) para a América Latina e se manteve mesmo depois da compra da empresa pelo Publicis Groupe. Recentemente, havia entrado na sociedade de REF.


ACADEMIA

Jornalismo automatizado

Nos últimos anos algumas redações jornalísticas pelo mundo apresentaram seus robôs-jornalistas na cobertura de alguns setores da economia. E este tema, ou seja, a automatização da produção de conteúdo por meio de softwares de Natural Language Generation (NLG), vem gerando bastante controvérsia no universo da comunicação. O assunto é pauta e tratado com bastante propriedade em "Redes Sociotécnicas e controvérsias na redação de notícias por robôs", artigo de Carlos Frederico de Brito d'Andréa e Silvia de Freitas DalBen.


LEIA E VEJA TAMBÉM

O que encontramos de muito legal por aí!

O Google está colocando mais US$ 24 milhões em mais 107 projetos europeus de jornalismo, incluindo WikiTribune (via NiemanLab)

Resumo do Congresso da Abraji 2017: Palestras no canal da entidade no Youtube

Como navegar pela rede sem deixar rastro (via El País)