Waze mapeia os hábitos do consumidor




CONHEÇA O MARKET BRIEF

O mundo do marketing digital e da comunicação exige atualização constante. Acompanhe o que acontece de importante com uma curadoria feita por um time de especialistas. De forma resumida, direto no seu e-mail, toda semana. Você foi escolhido para receber as primeiras edições. Esperamos que goste! Aguardamos o seu feedback.


MERCADO

Mais aquisições em marketing

A Accenture avançou mais um passo na busca por um espaço no mercado de experiência de consumo. A gigante confirmou ter adquirido a consultoria de marketing Brand Learning e a empresa de content analytics Search Technologies. Entre os argumentos da Accenture para as compras é que os negócios fortalecem o marketing de ponta a ponta e transformam as vendas dos clientes.

Youtube na sala de estar

A plataforma de vídeos do Google está crescendo a participação no share da tela da TV da sala de estar dos consumidores. E os anunciantes estão acompanhando o movimento. Em um ano, o aumento do uso do Youtube na tela grande foi de 90%.

Social SAC

O uso de mídias sociais como Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) avançaram bastante e quase se igualam  ao e-mail e ao telefone em termos de volume. É o que mostra estudo do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark) feito com a E-Consulting Corp., com 628 das mil maiores empresas que têm operações de contact center. O levantamento aponta que 92% das empresas ouvidas já disponibilizam contatos via mídias sociais para os consumidores, o chamado SAC 2.0. Nos últimos cinco anos, o atendimento por meio de redes sociais cresceu 27,78%. Este, aliás, é um dos mercados que mais deve se transformar nos próximos anos se contarmos o potencial e a influência que a inteligência artificial vai exercer sobre as operações. A automatização do atendimento já acontece por meio de chatbots e vai crescer ainda mais.

E a Buzzmonitor está monitorando os Procons de todo o país. Vale a pena acompanhar o estudo.

Presentes para os pais

A partir de dados de uso no aplicativo no mesmo período do ano passado, o Waze aponta o comportamento de compra dos brasileiros para o dia dos pais. A sexta-feira que antecede a data especial, celebrada no segundo domingo de agosto, é o dia de maior movimentação (21% das navegações). Lojas de smartphones, roupas e acessórios esportivos são os destinos de maior sucesso e comprados em cima da hora. As navegações para lojas de artigos esportivos cresceram mais de 70% e as idas para lojas de roupas crescem mais de 95% na véspera da data (sábado). Em agosto do ano passado, o volume de navegações para restaurantes foi maior no domingo do que no sábado. Além de trajetos para restaurantes, o Dia dos Pais é marcado no Waze por viagens com distâncias maiores, percorridas pelos Wazers que moram longe de seus pais.

Robô monitora prateleiras e avisa sobre falta de estoque

Conheça o Tally, da Simbe Robotics. Trata-se do primeiro robô autônomo que faz auditoria de prateleiras. É necessário rodar as lojas livremente e escanear prateleiras para levar leituras de estoque baixo ou produtos mal posicionados.


VÍDEO

Tráfego e vídeo e realidade virtual

A série "20 shifts", do Facebook IQ (área de estudos da plataforma social) analisou as mudanças tecnológicas que transformarão a maneira como as pessoas se conectam e criam comunidades. O levantamento acredita que, em 2020, 75% do tráfego móvel online será consumido por vídeos, assim como a navegação na internet não dependerá mais de telas. Além disso, 68% das pessoas entrevistadas vêem o uso da realidade virtual como uma prática comum no cotidiano no futuro.

Mídia OOH

A Nielsen analisou dados entender o que conteúdo os americanos estão consumindo quando estão em trânsito, a famosa mídia Out of Home (OOH). O estudo, feito com televisores espalhados em aeroportos, bares, entre outros ambientes, entre janeiro e maio deste ano, revelou, por exemplo, que 26% das impressões de OOH foram atribuídas aos telespectadores com idade entre 18-34 anos, enquanto que 32% eram daqueles com mais de 55 anos. Embora as mulheres representem 51% da participação de OOH, os homens apresentaram um aumento ligeiramente maior. O levantamento completo pode ser visto aqui.


CARREIRA

Tinder do mentoring

O LinkedIn já está testando uma ferramenta de mentoring profissional em um formato semelhante ao do Tinder.


DOWNLOAD DA SEMANA

Influentes da comunicação e marketing mundial

Saiu o relatório dos 100 mais influentes de marketing e comunicação do mundo, feito pela The Holmes Report. A vice-presidente de marketing global da Unilever, Aline Santos, e o diretor de comunicações do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), Paulo Henrique Soares, são os únicos da América Latina na lista dos 100 executivos mais influentes de 2017.

75 fatos essenciais sobre content marketing que você precisa saber

Baixe o PDF feito pela ION Interactive.


ESTATÍSTICA DA SEMANA

Investimento que dá retorno

Bud Light é a cerveja favorita dos torcedores da NBA

O investimento da AB Inbev no esporte está dando resultado.


EVENTO

SaaS e Assinaturas

Essa semana, dias 10 e 11, acontece em Campinas-SP, o Superlógica Xperience, evento focado em SaaS e Assinaturas.