Guerra no mobile




Resumo da Semana


MERCADO

Google lança celular concorrente de iPhone e Samsung

A empresa anunciou nesta (4/10) uma nova linha de produtos. O aparelho mais esperado era o celular Pixel 2, concorrente direto do iPhone e do Galaxy S8. O preço inicial é US$ 649. O laptop da marca tem 12,3 polegadas e pesa 1,1 kg. A tela LCD é sensível ao toque. O aparelho é compatível com a Google Pen, novo acessório inteligente da empresa para escrever e marcar textos direto na tela. Outra sensação de hoje foram os fones de ouvido que traduzem o áudio para mais de 40 idiomas.

Futuro das agências, de novo, em discussão

O modelo de negócios das agências, que vem sendo bastante questionado nos últimos anos, foi um dos principais temas e esquentou a discussão no MaxiMídia2017. Entre as discussões encabeçadas por líderes de grandes grupos de publicidade, surgiram assuntos como a concorrência com as consultorias, a transformação digital e as diferentes formas de remuneração.

Felipe Neto e Whindersson: cada vez mais em evidência

O app do youtuber Felipe Neto passou a marca de 400 mil downloads e entra no top 5 das lojas de aplicativos. Já Whindersson Nunes, o maior youtuber do Brasil em termos de volume (23,7 milhões de inscritos no canal), está lançando um curso online para formar influenciadores digitais. Quem sabe, em breve, eles apareçam em breve na lista da top influencers produzida e divulgada pela Forbes nos últimos dias.

On x Off-line e a disputa pelo dinheiro dos anunciantes

Embora o digital tenha ultrapassado a TV como o maior meio de propaganda dos EUA, a mídia off-line ainda controla a maioria das vendas de anúncios nos EUA. É o que aponta os dados de levantamento feito pela Magna.

Digital vs Offline

Apesar disso, o estudo indica ser apenas uma questão de tempo - provavelmente em 2019 - para  que o digital domine todas as frentes de publicidade.

Lojas Americanas testam geladeira conectada

As Lojas Americanas vão começar a testar uma geladeira inteligente, conectada à Internet. A solução, desenvolvida pela Oi em parceria com a Konker para identificar e contar os produtos.

O2O dão salto no Brasil

Pessoas que já pediram transporte por aplicativo aumentaram de 37% para 58% em um ano. Pedidos de comida por aplicativos passaram de 38% para 47%, revela a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Correios vão ser canal para pagamento digital

Todas as mais de 6 mil agências próprias do país poderão fazer pagamento/depósito para um usuário de uma conta digital: basta informar o CPF. A solução se chama Pague.MOBI e foi desenvolvida pela start-up mineira conta.MOBI.

E.life faz pesquisa de mercado com chatbot

Para garantir imparcialidade em todas as pequisas, empresa criou a Juli, uma persona exclusiva para a aplicação de pesquisas on-line feitas no Messenger, não associada a nenhum perfil de marca.

Falta de privacidade

Pouca gente dá importância aos termos de licença de uso de dados dos aplicativos. Baixa, instala, cria um perfil e passa a usar. As plataformas cada vez reúnem mais dados sobre os usuários. Um texto do The Guardian conta a história de um pedido de acesso aos dados do Tinder - a lei de privacidade na Europa permite esse requerimento. A surpresa é que ela recebeu mais de 800 páginas de dados. Se você também ficou espantado, veja o documentário Terms and Conditions.

Mais credibilidade e confiança no jornalismo

A News Integrity Initiative (NII), um projeto de notícias lançado no início de 2017 pela CUNY Graduate School of Journalism com um fundo de US$ 14 milhões, anunciou os 10 primeiros beneficiários. A proposta é financiar iniciativas que tenham como foco central criar confiança entre as redações e o público, aumentem o grau de credibilidade nas informações e gerem debates menos polarizados.

Boatos confirmados

Pela primeira vez a Disney admitiu oficialmente a tentativa de compra do Twitter no ano passado. O negócio não avançou e a companhia de entretenimento ficou mesmo com uma parte da BamTech.


ESTUDOS

Quem é a geração Crtl Z

A ConsumotecaLab traça um perfil do que vem chamando de Geração Crtl Z, nativos digitais, cada vez mais conectados e prontos a disparar suas opiniões e participar de todos os assuntos. Os dados mostram informações sobre consumo, gênero, política, entre outros dados.

O que o torcedor pensa sobre um estádio com naming rights

51% dos fãs dizem ter sentimentos positivos em estádios patrocinados.


DOWNLOAD

Guia de vendas para o varejo em grandes datas

Baixe o manual da AdRoll, que fala sobre como ampliar seu alcance e vender mais por um custo menor.


PESQUISA

Como os brasileiros usam smartphones

Oito em cada dez brasileiros donos de smartphone ultrapassam o limite de uso de dados antes do tempo. 45% dos jovens entre 18 e 24 anos checam suas mídias sociais na madrugada. 56% das pessoas que têm um relacionamento estável consideram que seu parceiro ou parceira utiliza demasiadamente seu celular. Estas são algumas das conclusões da pesquisa Global Mobile Consumer Survey 2017, realizada pela Deloitte com 2.000 entrevistados no Brasil.


INFOGRÁFICOS

Veja as tendências da economia sob demanda

Gráfico mostra o que deve acontecer com a prestação de serviços de entrega para o dia seguinte ou mesmo dia da compra.

Video viewers Google

A Pesquisa Video Viewers, feita em parceria do Google com o Instituto Provokers, analisa a fundo o comportamento do brasileiro quando o assunto é assistir a vídeos e traz um infográfico com os principais dados. Pela primeira vez - esta é a quarta edição do estudo - mais da metade dos usuários (56%) afirmam ficar mais tempo assistindo conteúdos em vídeo na web do que na TV.

Por que os consumidores continuam fugindo das TVs pagas

Custo continua sendo o principal motivo para o cancelamento das contas de TV por assinatura nos EUA. Gráfico mostra porque o Netflix é tão atraente para o consumidor.


ARTIGO

Marcas no Instagram: 10 erros comuns

O Instagram se tornou um fenômeno. O fato de ter sido adquirido pelo Facebook já diz muita coisa. E não é à toa que a plataforma já angariou mais de 800 milhões de usuários no mundo todo. E vem se mostrando uma boa opção de marketing digital para as marcas.


CURSO

Meu Blog de Sucesso

A quarta turma do curso online Meu Blog de Sucesso começa no dia 16/10. Com 7 módulos e mais de 20 aulas, o curso tem ainda aulas com convidados especialistas como Camilo Coutinho (vídeos), Carla Falcão (Linkedin), Guilherme Sebastiany (Branding) e Rafael Rez (Marketing Digital). Helena Sordili está há frente desse projeto há 1 ano e, a cada turma, novas aulas extras são incluídas, conforme a demanda do grupo.


EVENTOS

Saiu a agenda do RD Summit

A tão esperada agenda do maior evento de marketing digital brasileiro foi divulgada essa semana. São mais de 150 palestrantes divididos em 3 dias de evento (18, 19 e 20/10). E ainda há ingressos à venda para quem quer acompanhar as palestras e curtir Floripa, cidade sede do RD.

Mulheres Digitais

Estratégia de comunicação e marketing formada por dados demográficos estão em baixa. A segmentação por comportamento vem ganhando força. O Mulheres Digitais pretende discutir os valores, o papel social, os desejos, necessidades e transformações que o público feminino vem provocando e de que maneira isso vai transformar a forma como as empresas se relacionam com esta audiência.


ACADEMIA

Semana do Jornalismo na USP

Universidade fará evento de quatro dias, manhã, tarde e noite, para discutir o futuro da profissão, de 16 a 19 de outubro.