O digital e o marketing político




Resumo da Semana


MERCADO

O digital e o marketing político

Segundo o guru digital do presidente eleito nos Estados Unidos, Ben Parscale, Facebook, Twitter e Google se envolveram diretamente na campanha. Em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede CBS, as plataformas chegaram a disponibilizar equipes para se instalarem nos escritórios de campanha durante o processo eleitoral. A eleições em 2018 prometem ser bem diferentes também o Brasil. O que vem sendo chamada de reforma política (tá mais para eleitoral do que política), foi sancionada pelo presidente Michel Temer. Entre criação de fundo partidário bilionário, fim de coligações proporcionais e outros temas, passou também a possibilidade de impulsionar conteúdo em mídias sociais. Havia, nos textos originais propostas, ainda, a possibilidade de obrigar provedores de aplicativos e mídias sociais a retirar da internet, em 24 horas e sem ordem judicial, publicações denunciadas por falsidade ou incitar ódio contra partidos e coligações. Para alívio de quem gosta de memes, estes termos foram vetados.

Novo Snapchat

Depois de uma recusa de oferta do Facebook para ser comprada por US$ 3 bilhões, o Snapchat viu seus usuários evaporarem e seu valor de mercado derreter na disputa com Instagram. Está se mexendo para tentar se manter no jogo. Mas, segundo a Fast Company Design, a última atualização pende mais para concorrer com o Google.

Dove é acusada de racismo e suspende campanha

Anúncio viralizou nas redes sociais e empresa pediu desculpas. Na peça, modelo negra tira a blusa e aparece outra modelo branca no lugar..

Google deve dividir histórico de navegação com publishers

"Insight Engine Project" pode fornecer informações como idade, sexo, histórico de compras e de busca.

Mercedes-Benz: 'Liga da Justiça' é o mote no Instagram

Empresa também é a patrocinadora do próximo filme e está surfando na onda.

OOH vai para a mídia programática

Adelphic, da Time Inc., anunciou que agora o seu inventario de mídia out of home estará disponível para venda na Rubicon.

Hulu compra 4 séries de e-sports

Empresa faz parceria com a ESL para entrar no mercado de streaming de games online.

Apple Music chega a 30 milhões de assinantes

Serviço de streaming ajudou a aumentar o faturamento das gravadoras em 17%.

Mattel cancela lançamento de dispositivo de inteligência artificial

Empresa revela preocupações com privacidade das crianças e desiste do assistente pessoal infantil Aristotele.

IA e robôs vão ameaçar empregos em 5 anos

Automação vai impactar 60% dos negócios em 2022 e preocupa trabalhadores no mundo.

Bradesco começa liberar bot para clientes

Objetivo passar a fazer transações bancárias pelo atendimento automatizado quando toda a base estiver atendida pela ferramenta de inteligência artificial.

O Mister M do Facebook

Lançado em abril nos Estados Unidos, o Facebook passa a disponibilizar esta semana no Brasil o M, assistente do Messenger baseada em Inteligência Artificial (AI). A ferramenta oferece sugestões de recursos e conteúdo relevante em conversas para aprimorar a interatividade no comunicador.


ESTUDO

Mapa do turismo no Brasil e o perfil do turista brasileiro

São Paulo é o destino doméstico mais procurado pelos brasileiros. Na América Latina, a cidade mais procurada é Santiago, no Chile. Outro estudo, produzido anualmente pela Kayak.com.br a partir de buscas realizadas no site traz destinos que os brasileiros estão buscando, quanto os brasileiros estão dispostos a gastar, entre outras informações.


INFOGRÁFICO

1 em cada 2 assiste vídeo nas redes sociais

56% dos internautas assistem vídeos nas redes sociais, contra 38% que faziam o mesmo em 2015. Saiba como o Facebook desenvolve as inovações em vídeo.


ARTIGO

Facebook + TV

Artigo da rede social avalia a integração das duas mídias e os benefícios para os anunciantes (em inglês).


DOWNLOAD

Startups de tecnologias emergentes no Brasil

Mapa Liga Insights Emerging Technologies mostra as startups brasileiras em destaque em diversos segmentos do mercado.


CURSO

Meu Blog de Sucesso

A quarta turma do curso online Meu Blog de Sucesso começa no dia 16/10. Com 7 módulos e mais de 20 aulas, o curso tem ainda aulas com convidados especialistas como Camilo Coutinho (vídeos), Carla Falcão (Linkedin), Guilherme Sebastiany (Branding) e Rafael Rez (Marketing Digital). Helena Sordili está há frente desse projeto há 1 ano e, a cada turma, novas aulas extras são incluídas, conforme a demanda do grupo.


WEBINAR

Gestão de campanhas

O Linkedin promoverá uma série de webinars gratuitos para apresentar como criar campanhas de marketing na plataforma. As aulas serão realizadas para iniciantes e também mostrarão, para quem já tem experiência, como otimizar resultados.


EVENTO

Saiu a agenda do RD Summit

A tão esperada agenda do maior evento de marketing digital brasileiro foi divulgada essa semana. São mais de 150 palestrantes divididos em 3 dias de evento (18, 19 e 20/10). E ainda há ingressos à venda para quem quer acompanhar as palestras e curtir Floripa, cidade sede do RD.


ACADEMIA

A necessidade de se reinventar no marketing

Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa, professor da ESPM – Insper – FIA/USP, com mais 30 anos de carreira em projetos marketing, comunicação e inovação, foi o palestrante da Academia Draft. De acordo com ele, “a cada dois anos, profissionais do marketing recomeçam do zero”.