Agências em transformação




Resumo da Semana


MERCADO

Agências em transformação

A discussão sobre o futuro das agências de comunicação continua grande. Dessa vez, quem aborda o tema é um executivo de alto escalão no mercado, Ashish Bhasin, presidente e CEO da Dentsu Aegis Network no sul da Ásia. “Serviços de mídia serão significativamente modificados nos próximos cinco anos”, diz. De acordo com ele, o impacto será sentido em práticas manuais e até mesmo nas atividades criativas. No Brasil, as agências também tentam se reinventar e, segundo pesquisa do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP), houve avanço na evolução do modelo de negócios das agências paulistas.

Tinder terá plataforma comercial para AL

O aplicativo de namoro on-line - se assim podemos chamar - anunciou a US Media Consulting, empresa de serviços de mídia e representação comercial, como empresa oficial de vendas de publicidade exclusiva da plataforma para países selecionados na América Latina.

Investimento mundial em publicidade vai crescer 7% este ano

Previsão do eMarketer eleva previsão de investimentos em anúncios deve atingir US$ 584,14 bilhões até o final de 2017. Em 2021, volume de investimentos está previsto para chegar a US$ 757,44 bilhões.

Metade do consumo de vídeo e TV será móvel em 2020

Previsão do estudo ConsumerLab TV and Media, da Ericsson, feito em 13 países, indica um crescimento de 85% na comparação com o levantamento feito em 2010. A previsão de consumo móvel de vídeo é ainda maior (160%) se forem considerados apenas o smartphone.

Smartclip comercializa programático em TV conectada no Brasil

Empresa vende espaços comerciais nos aparelhos da Philips e da LG. Mercado brasileiro já tem 17 milhões de smart TVs e 160 milhões de usuários impactados.

Aprenda a usar a ferramenta de anúncios do Facebook

Na semana passada, o FB divulgou a ferramenta de criação de anúncios dinâmicos. O especialista americano Jon Loomer fez um post com um passo a passo para criar seus anúncios. Para complementar, o blog do FB lançou um artigo (em português) orientando sobre como fazer marketing baseado em pessoas. Outra ferramenta nova do FB é a M, assistente de inteligência artificial do Messenger, que oferece sugestões de ações, como guiar para o endereço, oferecer música etc. Outra novidade do Facebook é a compra da rede TBH (to be honest, em inglês), voltada para o público adolescente. É mais uma tentativa de rejuvenescer a rede e custou US$ 100 milhões.

Save for later

Depois de disponibilizar a ampliação do número de caracteres por post, o Twitter continua tentando avançar. O recurso da vez a ser testado é o de salvar conteúdos para que sejam lidos posteriormente. Essa é uma das críticas dos usuários. Muitos pedem por essa funcionalidade para poderem separar o que é conteúdo relevante que pode ser lido ou utilizado posteriormente, do simples “like” de diálogos com amigos. Outra novidade do Twitter foi o lançamento dos anúncios em vídeo no formato cards, como o usado para conteúdo.

Abertura de dados

Uma das principais estratégias do Snapchat na sua tentativa de sobrevivência diante das ofensivas do Facebook está nos dados. A companhia está selecionando uma série de informações obtidas de seus usuários não só para criar novas funcionalidades e recursos, mas também para mostrar aos anunciantes que sua audiência faz muito mais do que selfies no quarto.

Marketeiros elevam verbas na Amazon

Levantamento feito pela ClickZ Intelligence descobriu que 63% dos anunciantes norte-americanos querem investir mais na Amazon nos próximos 12 meses, comparando aos 54% do Google e 53% do Facebook. Bing e Twitter ficam com 27% e 23% apenas respectivamente.

Google redefine marketing de influenciadores

Para a empresa, dona do Youtube, nova forma de divulgação se chama marketing de celebridades e está reescrevendo as regras do mercado.

Games e eSports são prioridades da Vivo

Operadora de telefonia anunciou o lançamento do Vivo Games4U, o patrocínio da equipe brasileira de eSports Vivo Keyd e a produção de uma websérie sobre jogadores nacionais.

Lewinsky lança campanha contra cyber bulling

Anúncio feito pela BBDO recria situações da vida real com Monica Lewinsky, a eterna estagiária da Casa Branca, que sofreu todo tipo de preconceito e discriminação.

PornHub investe em inteligência artificial para melhorar busca

Sistema vai trabalhar para organizar conteúdo gerado pelo usuário.

Jornalismo e as mídias sociais

As plataformas de interação alteraram a forma de produzir e distribuir informação. Mexeram com o modelo comercial e central dos meios de comunicação. E esta relação continua tensa. O lendário New York Times lançou diretrizes sobre como seus colaboradores devem se comportar em seus perfis pessoais na rede. De acordo com a “cartilha”, a indicação é que não se manifestem sobre opiniões partidárias, políticas, apoiem candidatos ou façam comentários que possam ferir a imagem e reputação do veículo. Reflexo da inevitável dependência que os veículos tradicionais mantém das mídias sociais, como mostra entrevista concedida ao Nieman Lab por Franklin Foer, correspondente da The Atlantic e ex-editor da New Replubic - traduzida pelo Poder 360.


ESTUDO

A Rival IQ fez um estudo sobre a influência da NFL nas redes sociais. Agência mostra como o engajamento dos campos vai para as plataformas.


INFOGRÁFICO

Conheça 25 blogs de marketing digital para você acompanhar.


ARTIGO

Conheça os diversos tipos de programas de fidelidade, como eles funcionam no Brasil e no mundo e quais são as próximas tendências neste segmento.


DOWNLOAD

Baixe o estudo da Session M que orienta sobre como usar métricas para acompanhar a jornada do consumidor.


CURSO

Meu Blog de Sucesso

A quarta turma do curso online Meu Blog de Sucesso começa no dia 23/10. Com 7 módulos e mais de 20 aulas, o curso tem ainda aulas com convidados especialistas como Camilo Coutinho (vídeos), Carla Falcão (Linkedin), Guilherme Sebastiany (Branding) e Rafael Rez (Marketing Digital). Helena Sordili está há frente desse projeto há 1 ano e, a cada turma, novas aulas extras são incluídas, conforme a demanda do grupo.


WORKSHOP

Rafael Rez, autor do livro Marketing de Conteúdo - a moeda do século XXI, oferece em São Paulo o workshop com as melhores práticas de marketing digital para negócios na internet. Dias 28 e 29/10 e 27 e 28/11, no Espaço Maestro, em São Paulo.


WEBINAR

In Loco Media apresenta 5 dicas para esticar o ciclo das vendas depois da Black Friday. Inscreva-se para evento online no dia 28/10.


EVENTOS

Mundo dos vídeos

O Connect Samba quer apresentar tudo sobre o universo dos vídeos online a partir de histórias contadas por especialistas de empresas como Netflix, Vevo, Globo, NBA, Esporte Interativo, entre outras.

Gestão de micro-influenciadore

Evento promovido pela E.Life quer mostrar de que maneira as empresas e marcas podem se preparar para lidar com reputação a partir da gestão de relacionamento de longo prazo com micro-influenciadores digitais.


ACADEMIA

Ética, mídia e tecnologia

O time do objETHOS - Observatório da Ética Jornalística
da UFSC - produziu um ebook para celebrar os oito anos de atividade. O material conta com diversas entrevistas com pesquisadores nacionais e internacionais que tratam de ética, mídia e tecnologia. Você encontra todas organizadas neste material gratuito.