Facebook x Publishers




Resumo da Semana


MERCADO

Facebook x Publishers

Se tem uma coisa que a plataforma de Mark Zuckerberg identificou como relevante para os usuários foi mudar. A sensação que se tem é a de que todos os dias a mídia social traz alguma novidade, algum recurso adicional ou altera a forma de realizar atividades. Na outra ponta, os produtores profissionais de conteúdo - publishers e veículos de comunicação - passaram a depender cada vez mais da audiência que vêm do Facebook. E essa relação está cada dia mais espinhosa. A plataforma está, agora, fazendo novos testes que transformam mais uma vez a exibição de informações na linha do tempo. Isso significa reforçar o conteúdo de amigos e familiares na linha do tempo em detrimento do conteúdo de marcas - que passam a ser exibidos no “Explore”. As empresas sofreram com isso e foram obrigadas a ampliar os investimentos em publicidade na mídia social. Desta vez, os publishers devem sentir maior impacto, perdendo espaço na linha de frente da grande audiência.

Streaming em dupla no Instagram

Em testes desde agora, a plataforma permite, agora, iniciar a transmissão de vídeo ao vivo com um segundo perfil. Além disso, é possível usar máscaras e filtros, além de interagir com o público durante a transmissão.

Netflix revela as séries assistidas mais rapidamente

Prática chamada de binge watching foi liderada por Gilmore Girls. O Brasil é o 10º país que mais pratica o consumo de séries “por atacado”. A empresa também anunciou que vai investir US$ 8 bilhões em produção de conteúdo em 2018.

Benchmark em mídias sociais

A SocialBakers disponibilizou ferramenta de benchmark para que agências e anunciantes possam medir suas campanhas e investimentos e desempenho nas plataformas sociais. Pelo recurso, é possível analisar gasto, engajamento, custo e métrica de conteúdo e comparar com a média da indústria, país e região.

Qualcomm: carros conectados, VR e IoT

Empresa mira no indústria do infoentretenimento. A empresa descobriu em pesquisa com 29.000 pessoas que o componente de realidade virtual (VR) é o que o consumidor mais deseja no seu próximo smartphone.

Um ano de Snapchat

A publicação The Economist conta com detalhes tudo o que descobriu em um ano com o canal que manteve na mídia social.

Alphabet investe US$ 1 bilhão no Lyft

Fundo de investimento do grupo do Google investe na empresa concorrente do Uber para o segmento de carros autônomos.

Trigg e Visa lançam pulseira com cartão de crédito no país

A empresa de pagamentos digitais está trazendo 10 mil pulseiras para o Brasil. Cerca de 2.000 pessoas fizeram o pedido em pré-cadastro.

Nubank lança NuConta e vira banco digital

Empresa foca em desbancarizados e não vai cobrar tarifas entre correntistas da instituição financeira.

Google lança pagamento digital

Em um lançamento mundial, Pay with Google funciona para sites e apps de e-commerce. No Brasil, estreia foi com iFood, Magazine Luiza, Hotel Urbano e Peixe Urbano.

Uber lança cartão de crédito nos EUA

Cartão vai dar até 4% de cachback (gasto que retorna como crédito) para ser usado por empresas parceiras.

Facebook Messenger: envio de dinheiro via PayPal

Sistema estará disponível apenas nos Estados Unidos, onde o sistema de pagamento tem 2,5 milhões de clientes.

Facebook e as principais mudanças para 2020

Até 2020, a previsão é que mais da metade do mundo conectado esteja fazendo compras online. Mobilidade é o grande mote e condutor das transformações digitais programadas pela plataforma de Mark Zuckerberg.

A transformação do B2B com o celular

Parceria do Google com o The Boston Consulting Group (BCG) mostra o impacto do celular em clientes e organizações B2B. De acordo com os levantamentos, as práticas de mobilidade direcionam ou influenciam 40% da receita nas principais organizações B2B hoje. E isso ainda vai crescer.

B2B Mobile Google

Garantia de um ano

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta que dá garantia de um ano para programas de computador e jogos eletrônicos armazenados em mídia digital – como DVD, CD e pen drive – adquiridos pelos consumidores.

Nextel vai encerrar uso do rádio em 2018

Serviço vai durar até março apenas e empresa já está notificando os consumidores.


ESTUDO

O interesse por temas de Trump

A Axios trabalhou com uma grande base de dados do Google para identificar as tendências de busca e ver quanto um tema relacionado ao governo de Donald Trump. A descoberta é que os assuntos distribuídos pela Casa Branca parecem cada vez mais efêmeros. Efeito do digital e da multiplicidade das plataformas? Na mesma linha, no Brasil, representante do Intervozes aponta o quanto é difícil, em decorrência das mídias sociais, acompanhar gestão pública e candidatos.


INFOGRÁFICO

Como se tornar heavy user no Linkedin

Tem muita gente que ainda negligencia a plataforma de perfis corporativos. Mas é bom ter informações atualizadas e organizadas por lá, afinal, os times de Recursos Humanos das empresas praticamente vivem ali dentro. O SocialMediaToday apresenta um infográfico que mostra como potencializar e deixar seu perfil em ordem no Linkedin.


ARTIGO

Transformação digital é muito mais do que tecnologia

Sabemos da importância do uso de tecnologia em companhias de todos os portes e segmentos de mercado, mas a transformação tem a ver com cultura, estratégia. Como sempre, o software, o sistema, o hardware, o dispositivo são apenas meios. Eles instrumentalizam a empresa para obter melhores resultados.


DOWNLOAD

Perfis de audiência

A fragmentação do consumidor e o surgimento das micro-audiências indicam que as marcas precisam de um conhecimento muito mais profundo de quem é o público certo para saber como engajá-los e impulsionar o crescimento. O time da GlobalWebIndex criou um Guia  do Iniciante de Perfis de Audiência, com etapas necessárias para auxiliar os profissionais de marketing a criarem campanhas mais efetivas.


WORKSHOP

Rafael Rez, autor do livro Marketing de Conteúdo - a moeda do século XXI, oferece em São Paulo o workshop com as melhores práticas de marketing digital para negócios na internet. Dias 28 e 29/10 e 27 e 28/11, no Espaço Maestro, em São Paulo.


WEBINAR

In Loco Media apresenta 5 dicas para esticar o ciclo das vendas depois da Black Friday. Inscreva-se para evento online no dia 28/10.


ACADEMIA

Estudo mapeia a tecnologia nas redações

The International Center for Journalists (ICFJ) fez um levantamento com mais de 2.700 cargos gerenciais em redações e jornalistas, de 130 países em 12 línguas diferentes. Veja aqui os highlights do estudo. E aqui, o Future Today Institute, aponta as tendências para as redações em 2018.