Mídias sociais: manipulação e divisão




Resumo da Semana


MERCADO

Mídias sociais: manipulação e divisão

O CEO da Apple, Tim Cook, não aliviou para as plataformas de mídias sociais e de digital envolvidas no recente escândalo sobre interferência russa na eleição dos Estados Unidos. Em entrevista à NBC Nightly News, criticou a natureza, a origem dessas tecnologias: "O maior problema é que algumas dessas ferramentas são usadas para dividir pessoas, manipular pessoas, obter notícias falsas para pessoas em números amplos, de modo a influenciar seus pensamentos". Ao mesmo tempo, por conta da investigação sobre o universo de fake news, o Congresso americano já estuda regular a publicidade de política nas mídias sociais. O Nexo pegou carona nessa discussão para explicar como funcionam os robôs que discutem políticas nas mídias sociais e usa, como base um levantamento feito pela FGV sobre o tema.

Os números (gigantes) do Facebook

Os escândalos das eleições americanas, aliás, não afetaram os nem de longe os resultados da plataforma de Mark Zuckerberg. Os lucros continuam em alta e o preço de ações atingindo valores históricos. A plataforma cresceu 79% em relação ao ano anterior. A questão é que os americanos não confiam mais na plataforma e não gostam de seus serviços, aponta a pesquisa da The Verge.

Funcionalidade de pesquisa

Depois de oferecer a possibilidade de adicionar o recurso “pool” (ou enquete) no Instagram Stories, o Facebook disponibiliza também a chance de adicionar GIFs e imagens em todas as pesquisas. É possível usar em páginas, grupos e Messenger.

Aprendizados da análise de 800 contas no Instagram

Monitoramento de diversos perfis com avaliação dos conteúdos e formatos, permite identificar algumas tendências da plataforma, bem como melhores práticas.

Robos são 60% do tráfego na internet

Levantamento realizado pela Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet) com associados aponta que cerca de 60% de todo o tráfego de dados nos provedores nacionais são constituídos por mensagens e interações geradas por códigos robóticos (bots).

O mercado de afiliação no Brasil e no mundo

A rede Awin, que 6 mil anunciantes a 100 mil afiliados em todo o mundo, apresentou relatório anual que traz aponta tendências para o marketing de afiliação. O estudo mostra que o Brasil é um dos países mais promissores para o modelo de afiliação, em especial nos segmentos de telecom, viagens e serviços financeiros.

Integração Sistêmica

Conhecida por ser uma das agências mais inovadoras do mercado global, a R/GA agora passa a contar com seu time profissional integrado no mundo todo. A empresa criou uma plataforma - que chamam de sistema operacional - que promete otimizar a operação conectando os agentes, administrando cargas de trabalho entre outras funções.

Menos digitalização = menos talentos

O The Digital Talent Gap, estudo produzido pela Capgemini em parceria com o Linkedin, mostra que o desenvolvimento de conhecimento digital está sendo mais bancado pelos próprios profissionais do que pelas empresas. E o gap criado entre a companhia e os profissionais está afetando o processo de transformação digital das organizações e dificultando a contratação e retenção de talentos.

Black Friday deve movimentar R$ 2,2 bi

Dados são de levantamento feito pelo Google para o “evento” que acontece no mundo digital no próximo dia 24. O crescimento em relação ao ano passado deve ficar entre 15% e 20%.

Google: busca em 3D e conteúdo imersivo

Google lançou uma plataforma de busca de conteúdo em 3D e conteúdo imersivo (VR e AR). Conheça a Poly.

Integração do Word com Linkedin

A plataforma profissional, adquirida pela Microsoft, criou o Resume Assistant, que permite integrar o LinkedIn com o Microsoft Word. Depois de selecionar a função e a indústria desejadas, o Resume Assistant vai extrair informações do LinkedIn de milhões de perfis de membros, para que você possa ver vários exemplos de como profissionais desse papel descrevem seu trabalho.

Fora do ar?

Depois de apresentar problemas técnicos e ficar indisponível para diversos usuários no mundo, circularam boatos de que o Snapchat seria descontinuado. A empresa, porém, desmentiu a informação e anunciou novas funcionalidades. Além disso, anunciou a venda de 12% de suas operações para a chinesa e gigantesca Tencent

App da Adidas aprende com você

A marca esportiva criou um aplicativo que entrega ao consumidor um feed de notícias personalizado, um chatbot para investigações de clientes em campo e uma loja on-line completa. Os recursos serão baseados em informações como compras anteriores e adições ao perfil do usuário, além de aniversário ou gênero.

Emoji para o Mês da Consciência Negra

A ONU e o Twitter criaram um emoji especial para o mês da Consciência Negra. Os usuários que tuitarem as hashtags #ConsciênciaNegra e #VidasNegras publicarão a imagem de um punho fechado. A Apple apresentou um estudo com todos os emojis mais usados. Adivinhe quem é o campeão?


ACADEMIA

Redes sociais e aprendizagem

Estudo produzido por Eunice Braga Pereira, da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresenta como os múltiplos usos da cultura digital podem interferir positivamente na formação dos professores de língua portuguesa, já que as práticas de linguagem são bastante influenciadas por esses usos.

Cursos on-line pelo mundo

Universidades no mundo inteiro estão oferecendo seus cursos on-line gratuitamente (ou pelo menos parcialmente grátis), os chamados MOOCs (Massive Open Online Courses). Nos últimos seis anos, cerca de 800 universidades criaram mais de 8 mil deles. Só nos últimos três meses, mais de 200 universidades já anunciaram 600 cursos on-line gratuitos.


ESTUDO

Atlas da notícia no Brasil

O Atlas da Notícia mapeia veículos produtores de notícias – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. Aproximadamente 70 milhões de brasileiros –cerca de 35% da população nacional– vivem em áreas sem a presença de um jornal ou de um site de notícias local.


INFOGRÁFICO

Os tipos de inteligência artificial

Machine learning, redes neurais, processamento de linguagem natural. Futurism apresenta em um info maravilhoso os tipos de inteligencia artificial.


ARTIGO

Por que se preocupar com monitoramento de mídias sociais

A grande questão é que em vez de melhorar, está ficando cada dia mais difícil realizar o monitoramento de mídias sociais. Os processos, recursos e funcionalidades oferecidas pelas próprias plataformas não estão evoluindo da mesma forma e na mesma velocidade como em outras frentes como a de mídia e de conteúdo.


DOWNLOAD

Quais são os aplicativos de e-commerece mais usados no Brasil?

Quantos brasileiros que já compraram alguma mercadoria por  smartphone? Quais as categorias mais consumidas? Quais os meios de pagamento favoritos? Conheça esse e outros hábitos dos brasileiros na pesquisa do Panorama MobileTime.


WEBINAR

Qual o futuro do e-commerce?

Nielsen promove seminário digital no dia 23 de novembro sobre o futuro do comércio eletrônico.