Nova bolha?




Resumo da Semana


MERCADO

Nova bolha?

Na semana passada o anúncio da venda do site especializado em tecnologia Mashable para a Ziff Davis por US$ 50 milhões chocou alguns analistas. Até então, a expectativa é que o canal valesse  ao menos US$ 250 milhões. Mas a notícia ruim não para por aí. Segundo levantamento do The Wall Street Journal, a vedete do mundo digital Buzzfeed também vai apresentar resultados entre 15% e 20% abaixo da meta divulgada. Isso fez com que o veículo anunciasse a demissão de 100 pessoas por conta da perda financeira e uma reestruturação. Assim como a Vice, que deve apresentar queda de US$ 800 milhões diante do faturamento previsto para 2017. Seria o início de uma nova bolha?

2017: um ano para as grandes agências esquecerem

Este foi um período bastante tenso para o universo das grandes agências. De acordo com artigo publicado por Richard Whitman, colunista do MediaPost, os nove primeiros meses de 2017 foram atrofiados. O analista da Pivotal, Brian Wieser, apontou um crescimento de receita orgânico do terceiro trimestre que estima apenas 0,5% para o WPP, Omnicom, Interpublic, Publicis e Havas. Para efeito de comparação, em 2014 e 2015 os níveis de crescimento estavam acima de 4%. E isso se refletiu nos valores das ações das companhias que passaram a ser negociados próximos ao mínimo anual.

Bored Panda e o Facebook

A mídia tornou-se dependente das mídias sociais - que basicamente engoliram e se transformaram no principal canal de tráfego da audiência. Os veículos passaram a apelar em chamadas para atrair o público, principalmente do Facebook, e foram barrados pelas mudanças promovidas no algoritmo. Especial da Wired mostra como o Bored Panda, um blog criado em 2009 por um lituano, está se dando bem com 116 milhões de visitantes únicos, acima de uma média de 17 milhões por mês no ano passado.

Meredith compra a Times Inc.

Outra venda surpreendente foi a da Tim Inc. para a Meredith. A responsável pelas revistas Time, People, Sports Illustrated, Fortune e Entertainment Weekly foi vendida por cerca de US$ 3,6 bilhões.

Mídias sociais e corrida política

Tendo a frente o ex-banqueiro João Amoêdo como candidato à Presidência da República, o Partido Novo começa a estruturar a campanha. O problema é que o dinheiro está curto e o tempo de televisão também. A aposta da legenda estará centrada nas mídias sociais.

A relação inovação e crise

Em entrevista à revista Época Negócios, Peter Kronstrøm, líder do Copenhagen Institute for Futures Studies na América Latina, aborda tecnologia, trabalho e energia.

Moeda virtual que vale muito

O bitcoin chama a atenção. Afinal, estamos falando do mercado financeiro, potência global. Nos últimos dias a moeda virtual provocou um alvoroço ao ultrapassar o valor de US$ 9 mil. Ainda vamos ouvir falar muito sobre ela em 2018, especialmente porque a Nasdaq pretende colocar a moeda em negociação na primeira metade do próximo ano.

Youtube e os cientistas brasileiros

Reportagem do G1 mostra quem são os cientistas brasileiros que, ao contrário do que se prega como boas práticas, conseguem grande visibilidade e audiência com vídeos longos e temas complexos.


MARKETING

Black Friday vende R$ 557 milhões só por dispositivos móveis

Valor corresponde a 26,5% do total vendido no evento, segundo dados do eBit. No ano passado, as vendas por dispositivos móveis foi de R$ 360 milhões. Nos Estados Unidos, as vendas por e-commerce nesta data aumentaram 18,3%, atingindo US$ 2,87 bilhões.

50 startups que vão estourar em 2018

Especial produzido pela Business Insider a partir de conversas com os líderes das principais Venture Capitals mostra as novas empresas que devem ganhar relevância ao longo do próximo ano.

Facebook para pequenos negócios

Plataforma de Zuckerberg contratou a consultoria Morning Consult para fazer uma pesquisa sobre como o Facebook vem ajudando micro e pequenas empresas no Brasil a superar os desafios e ainda crescer, mesmo em condições complexas como as que temos.


TECNOLOGIA

Wearables chegam a 258 milhões

Taxa de crescimento é de 46% em um ano, revela pesquisa da Juniper Research.


ESTUDO

Boas práticas de publicidade - Facebook X Instagram

Com uma audiência combinada de mais de 2,7 bilhões de usuários, o Facebook e o Instagram são as plataformas da moda para publicidade de redes sociais. Estudo do SocialBakers apresenta as diferenças e traz insights de como potencializar as estratégias.


INFOGRÁFICO

Tendências em mídia para 2018

Vídeo, realidade aumentada, live streaming e inteligência artificial estão entre as tendências apontadas pelo Marketing Profs.


ARTIGO

As relações das marcas com o Instagram Stories

Como fazer e como não fazer conteúdo efêmero para se relacionar com o seu consumidor na funcionalidade que já reúne 250 milhões de usuários únicos por dia.


DOWNLOAD

O consumidor responde bem ao multicanal

Braze indica como quebrar os silos entre as plataformas e aumentar as vendas.