$$$ por fora




Resumo da Semana


MERCADO

$$$ por fora

Investigação conduzida pelo pessoal da Outline aponta que profissionais de veículos renomados e bastante relevantes como Forbes, Fast Company, Huffington Post, Mashable entre outros receberam propina de empresas e executivos para terem suas marcas publicadas nestes canais. A acusação recai principalmente sobre repórteres autônomos e articulistas e coloca em xeque a idoneidade das publicações.

Digital é cultura, não ferramenta

Em entrevista ao GoAdMedia, sociólogo francês Stéphane Hugon reforça a questão do digital como cultura e não ferramenta. Ele acredita que o marketing vêm se aproximando das teorias acadêmicas como forma de compreender melhor o comportamento das pessoas.

Facebook cresce em Londres

A plataforma está ampliando seu escritório na capital inglesa em mais de 50%, mesmo com todas as incertezas sobre o Brexit. Serão criados 800 novos postos em Londres, com destaque para contratações de engenheiros. Deve implementar ainda o LDN LAB, que receberá e promete acelerar projetos de startups.

FB para crianças

O Facebook anunciou uma versão infantil para o aplicativo Messenger. A proposta é que menores de 13 anos participem da plataforma de maneira mais segura.

33% das crianças brasileiras de até 12 anos têm celular

Pesquisa da Mobile Time e Opinion Box mostra também que 81% dos pais não têm ferramenta de controle para saber o que as crianças acessam no celular.

Jeff Bezos, o mais influente

O CEO da Amazon foi escolhido como a pessoa mais infuente de 2017, segundo votação do site Recode. A lista inclui pessoas da mídia, tecnologia e lideranças políticas.

Amazon amplia atuação no Brasil com loja de ferramentas

Loja online é lançada com preços promocionais e catálogo de 45 mil produtos.

Futuro do trabalho em podcasts

Uma série de podcasts produzidos pelo McKinsey Global Institute traz uma abordagem sobre como tecnologias de automação, robótica e inteligência artificial vão mexer com a forma, o local e as habilidades para o trabalho nos próximos anos.


MARKETING

100 maiores anunciantes do mundo

P&G, Samsung, Nestlé e Unilever encabeçam o ranking produzido pela AdAge. Entre a centena de empresas que mais investiram em publicidade houve um aumento de 3,4% da verba aplicada. O destaque, entretanto, ficou por conta da evolução do montante investido pelas grandes companhias chinesas como Alibaba (+50%) e Tencent (+48%).

Instituto derruba percentual de fraude em publicidade

TAG (Trustworthy Accountability Group) cria metodologia que reduz fraude em 83%. A TAG é uma associação da GroupM IPG Mediabrands, Horizon Media, Moat, Integral Ad Science e DoubleVerify. No levantamento, fraude online ficou em 1,48% do inventário, contra 12% do que é praticado e aceito pelo mercado.

Os melhores do ano no Youtube

Já é um clássico esperar pela coletânea do melhor do Youtube. Assista ao Rewind 2017 e encontre os youtubers brasileiros. A empresa também reuniu os melhores anúncios que circularam na plataforma neste ano e abriram espaço para os usuários escolherem o que acharam de mais legal.


TECNOLOGIA

Natal pelos ares

Acredite se quiser: no Reino Unido, a expectativa dos fabricantes de drones (isso mesmo!) é vender 1,5 milhão de quadricópteros em toda as ilhas. O mais assustador: pesquisa local afirma que quase 30% dos novos proprietários não fazem ideia das regras de voos para as maquininhas. Será que o espaço aéreo (e as pessoas) estão mesmo preparadas para essa "mudança de ares"?


CARREIRA

Empurrãozinho

Sree Sreenivasan, do The New York Times, preparou um especial que mostra como usar o potencial das plataformas sociais para impulsionar a exposição profissional. São dicas para realizar negócios, ampliar a rede de contatos ou apresentar seu trabalho.


ACADEMIA

Mídias sociais e classes populares

Resultado do doutorado do antropólogo Juliano Spyer no Reino Unido, Social Media in Emergent Brazil é um estudo que traz um levantamento profundo sobre como as classes populares brasileiras incorporaram e usam as mídias sociais, com destaque para a utilização política destas plataformas. O estudioso fala mais sobre em entrevista concedida ao El País.


DOWNLOAD

Para manter no radar em 2018

Como acontece todos os anos, o time de inteligência da J. Walter Thompson disponibilizou para download um resumo do The Future 100, seu estudo sobre as principais tendências para o próximo ano.

Cenário 2018

Como o próximo ano promete ser bastante complexo diante do contexto político, social e econômico que temos no Brasil, a Deloitte foi ao mercado entrevistar as empresas sobre o que esperam para o próximo ciclo dos negócios. O resultado é um estudo sobre as perspectivas para o período.


ESTUDO

Projeto Walk - 2

Após 12 meses de gestação, ficou pronto Walk 2, mais recente livro sobre tendências de consumo do mundo árabe produzido pelo professor e consultor Marcos Hiller. Após a primeira edição de 2015 em Nova York, dessa vez a abordagem aconteceu sobre outra cultura. Foram 14 horas de vôo e exploração sobre o marketing de luxo, o consumo da fé, uma bricolagem de paisagens e mais uma outra série de tendências.


INFOGRÁFICO

Fluxo de análise preditiva

Prever o futuro para antecipar estratégia e abordagem, otimizar verbas de comunicação, bem como surpreender o consumidor é um desejo de toda e qualquer marca. Com o volume de dados produzidos e armazenados atualmente é possível avançar sobre esta frente. Conhecida como análise preditiva, essa disciplina vem crescendo em importância no marketing moderno. O infográfico da Entrepreneur mostra como funciona este processo.


ARTIGO

Como trabalhar com influenciadores digitais

O universo de influenciadores digitais fervilhou ao longo de 2017. E tudo aponta que isso deve continuar ao longo do próximo ano. Mas, como tudo no universo virtual, as mudanças são rápidas e a estratégia precisa estar bem desenhada. É preciso ter um guia que oriente e direcione os esforços e investimentos das marcas na comunicação com influenciadores digitais.


WEBINAR

Tendências para o e-commerce em 2018

Dia 13 de dezembro, seminário online internacional, vai apresentar tendências e mudanças do comportamento do consumidor. Evento é organizado pela BounceX e pela ROI Revolution.


PESQUISA

Pesquisa Nacional de Bloggers e Creators

Profissionais de estratégia, conteúdo e marketing digital se reuniram para conhecer mais sobre os Creators do Brasil. A pesquisa irá mapear os criadores e entregar uma série de conteúdos a partir dos dados coletados.