Sobe o tom contra mídias sociais




Resumo da Semana


MERCADO

Sobe o tom contra mídias sociais

Vem crescendo o número de críticas abertas ao modelo criado pelas mídias sociais. Muitas delas vindas de quem já pertenceu a este mundo, como é o caso de Chamath Palihapitiya, que trabalhou na empresa de Mark Zuckerberg de 2007 a 2011, e chegou a ser vice-presidente de crescimento de usuários. De acordo com ele, “as redes sociais estão dilacerando a sociedade”. Em entrevista ao El País, afirmou que “os ciclos de retroalimentação de curto prazo impulsionados pela dopamina que criamos estão destruindo o funcionamento da sociedade. Sem discursos civis, sem cooperação, com desinformação, com falsidade”. Também o historiador escocês Niall Ferguson, autor de "Civilização", declarou que "a promessa do Vale do Silício era que as redes sociais gigantes fariam o mundo melhor", mas o que produziram foi "polarização, 'fake news' e visões extremistas" e ressaltou a busca por receita e rentabilidade como premissas de companhias como Google e Facebook. Para encerrar, a entrevista à DW Brasil, o filósofo e professor universitário Mario Sergio Cortella, analisa a cultura do ódio que se espalhou pelo Brasil pelo fato de que na internet todos têm uma opinião, mas poucos têm fundamentos para ancorá-la, o que “favorece a imbecilidade”.

Duelo de gigantes

Enquanto as grandes operadoras de telecomunicações dos Estados Unidos seguem na direção de tentar dominar o conteúdo e a distribuição dele - com a AT&T tentando comprar a Time Warner, há outras companhias fazendo movimentos com um foco mais político. Caso do Grupo Walt Disney, que anunciou a aquisição de parte da Fox por US$ 52 bilhões. Aliás, a empresa de entretenimento vem seguindo firme e forte com sua estratégia de compras que só cresce.

Jornalismo em 2018

O time da NiemanLab, como tradicionalmente faz, conversou com especialistas em jornalismo e mídias digitais para entender o que vem pela frente. Disso saiu a edição das previsões 2018 para o mundo do jornalismo.

Mudança geracional

Arthur Gregg Sulzberger, de 37 anos, é o mais novo publisher do The New York Times. Seu pai, Arthur Ochs Sulzberger Jr., anunciou a passagem de bastão.

“Fim” da neutralidade da rede

A Comissão Federal das Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) deixou de classificar a internet banda larga como serviço de utilidade pública no país. Agora, as empresas de telecomunicações estão livres para controlar e até limitar os dados que circulam na internet. Isso permitirá às empresas contornarem a neutralidade de rede, um dos princípios da internet que garante que conteúdos online sejam transmitidos com as mesmas condições.

Instagram por temas

A plataforma social com foco em imagem e vídeo lançou um recurso que permite agora que os usuários passem a seguir hashtags. Até então, apenas perfis podiam ser acompanhados.

Banco digital

Ao longo do mês de setembro a plataforma Zeeng analisou as interações digitais de todas as instituições bancárias brasileiras - Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. E deu Itaú: maior número de fãs e de movimentações com seus clientes nas redes. A CAIXA vem logo atrás em popularidade.


TECNOLOGIA

Mais uma compra

A Apple oficializou a compra do Shazam, permite aos usuários identificar músicas, filmes, programas de TV e comerciais a partir de clipes de áudio curtos, por US$ 400 milhões.


CURSO

Inteligência de dados

O IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados) lançou um curso on-line de Gestão da Inteligência em Comunicação Digital. Gestores e profissionais da área terão uma visão geral de como entender, vender e organizar o fluxo de projetos de monitoramento, pesquisa e business intelligence em agências e consultorias digitais. Haverá desconto nos valores das mensalidades para quem se inscrever no site.


ARTIGO

Já ouviu falar em Instagrammable Fitness?

Junte consumidores modernos, preocupados com sua imagem transmitida por meio das mídias sociais e, claro, com a boa forma também. Já existem exemplos físicos que comprovam o sucesso desta tendência.


ACADEMIA

Diversidade de corpos na publicidade

O artigo explora o uso de comentários na plataforma Facebook como insumos para investigação de contexto interpretativo tendo como base a representação dos corpos na publicidade através da tentativa de reposicionamento do imaginário.


PESQUISA

Pesquisa Nacional de Bloggers e Creators

Profissionais de estratégia, conteúdo e marketing digital se reuniram para conhecer mais sobre os Creators do Brasil. A pesquisa irá mapear os criadores e entregar uma série de conteúdos a partir dos dados coletados.