Resumo da Semana
MERCADO
Brasil e o digital
O IBGE anunciou os números da PNAD Contínua TIC, levantamento feito 2016 que traça o perfil digital dos brasileiros. Alguns dados impressionam. 69,3% dos lares contam com acesso à internet e destes, em 38,6% das residências, o celular foi o único equipamento usado para acessar a internet. A pesquisa mostra que pouco mais da metade (57,8%) dos lares possuem computador - e boa parte deles têm 10 anos ou mais.
Fusão surpresa
O mercado foi surpreendido por uma união repentina. Acordou dia desses com a unificação das operações da Burson-Marsteller com a Cohn & Wolfe, promovida pelo WPP. A proposta é combinar a experiência em conteúdos criativos e tecnologia digital da Cohn & Wolfe à penetração de mercado e conhecimento de assuntos públicos, corporativos e gestão de crises da Burson-Marsteller. A empresa resultante da união terá presença em 42 países e mais de quatro mil funcionários. A liderança da, agora integrada Burson Cohn & Wolfe (BWC) ficará a cargo da diretora-executiva Donna Imperato, que atuava como CEO da Cohn & Wolfe, enquanto Don Baer, presidente e CEO global da Burson-Marsteller vai para o conselho.
Desaceleração
Ainda no universo das agências de relações públicas, a Edelman registrou um crescimento de 2,1% nos resultados do ano passado. Apesar do número positivo, ele foi considerado muito baixo. Tanto que o CEO da companhia, Richard Edelman, usou os números de concorrentes para justificar o resultado. Conforme anunciamos semana passada (descompasso no mundo de PR), Weber Shandwick registrou queda de receitas e as agências de RP da Omnicom apresentaram crescimentos marginais. Analistas do mercado apontam para anos sombrios no segmento.
Ressuscitou
Quem voltou a dar as caras em versão impressa foi o Jornal do Brasil. Tradicional no Rio de Janeiro e depois de diversos problemas financeiros, o veículo parou de circular há oito anos.
Retrato do jornalismo
O Comunique-se realizou um levantamento e finalizou o Censo dos Jornalistas Brasileiros. O estudo traz um panorama da divisão dos empregos pelas redações espalhadas no país. O trabalho autônomo corresponde a 38,5% entre os 70 mil jornalistas cadastrados na base de dados da empresa de comunicação e marketing. Já os freelancers somam 52,4% do total de 27.124. Quando dividida por tipo de mídias, as rádios lideram a lista de profissionais em atuação contratados por CLT (32,8%), seguidas por jornais (19,4%), TV (18,1%), sites (16,2%), revistas (8,5%), blogs (3%), agências de notícias (1,5%) e jornais de bairro (0,5%). O estado de São Paulo concentra 30,2% dos postos de trabalho, enquanto a somatória de toda a região Norte representa somente 4,8%. O estudo completo será divulgado este mês.
“Vagas arrombadas”
No universo da publicidade e marketing digital o cenário não é muito diferente. As oportunidades, além de estarem em escassez, ainda apresentam requisitos bastante questionáveis.
Mais transparência
O Facebook pretende alterar a forma de apresentar os dados de desempenho das campanhas publicitárias. Com métricas ainda bastante confusas e pouco explicativas, a plataforma anunciou que vai informar quando a informação é uma “estimativa” ou ainda está em “desenvolvimento”.
Demissões
A Vox Media vai desligar 50 funcionários. A justificativa para as demissões está nas recentes mudanças promovidas pelo Facebook de reduzir o volume de conteúdo de veículos exibidos no feed de notícias.
Nova e polêmica
Nem bem surgiu e a plataforma social Vero - mais uma que chega com a promessa de “acabar com a hegemonia do Facebook” - já vem sendo criticada. Não só pelos problemas técnicos apresentados, mas também pelo seu questionável investidor principal.
Like + Fav
Finalmente o Twitter lançou uma funcionalidade já bastante requisitada pelos usuários. Agora, será possível favoritar tweets em uma lista privada para revê-los quando quiser. Até então, era preciso curtir o conteúdo - gerando uma interação com o autor da mensagem original.
ACADEMIA
AGENDA
Festival Path 2018
Já estão abertas as inscrições para o evento de criatividade e inovação que acontece nos dias 19 e 20 de maio em São Paulo. A organização traz mais uma vez uma combinação de palestras, workshops, shows, filmes, entre outras atividades.