Combate à desigualdade de gênero




Resumo da Semana


MERCADO

Combate à desigualdade de gênero

A luta contra o assédio continua como tema bastante ativo, especialmente após a divulgação da pesquisa do Grupo de Planejamento, que apontou que 90% das mulheres que trabalham em agências já foram vítimas. O Meio & Mensagem preparou um especial que mostra a posição e como lidam com o tema algumas das principais agências do país.

Por falar na relação entre gênero e publicidade, tema que sempre gera debates acalorados no setor, a Publicis criou um curso gratuito para formação de criativas em parceria com ONU Mulheres e CEERT.

A WPP do Reino Unido informou que seus funcionários homens recebem salários 14,6% maiores que os pagos às mulheres. O documento, divulgado pela própria companhia, segue diretrizes estabelecidas pelo governo britânico de que todas as companhias com 250 ou mais funcionários devem reportar se há esta diferença de remuneração entre os gêneros.

O que existe por trás da bolha do Bitcoin

As criptomoedas podem ser consideradas a grande sensação do momento. Há quem defenda com unhas e dentes pelo potencial de criação de um novo mercado financeiro. E aqueles que condenam sob o argumento de especulação pura. Um longo artigo do Startupdareal, perfil que tenta mostrar o lado verdadeiro do empreendedorismo, mostra os bastidores e confronta as visões.

Poder da inteligência artificial

Em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, Andrew Keen, conhecido como o anticristo do Vale do Silício, fala sobre a possível decadência das mídias sociais por conta da transformação que a inteligência artificial vai provocar nas relações humanas.

A vez dos podcasts

De acordo com reportagem da Fast Company, os podcasts são a bola da vez não só para seus criadores, mas também para marcas. O bolo de anúncios para este formato atingiu mais de US$ 220 milhões em 2017, um aumento de 85% em relação a 2016. E, agora que a Apple está fornecendo análises sobre ouvintes, os anunciantes podem ter a certeza de que os ouvintes estão prestando atenção.

Recuo do Facebook?

As desavenças entre a companhia de Zuckerberg e os veículos de comunicação começaram a surtir alguns efeitos. A plataforma recuou e anunciou o fim do experimento de excluir a mídia dos murais dos usuários. Segundo reportagem do El País, a empresa reconheceu que o público teve mais dificuldade de encontrar informações de qualidade. Talvez tenha sido também a queda repentina de acessos após a mudança do algoritmo. Outro movimento de tentar amenizar a situação está na tentativa de preparar melhor e treinar os profissionais de jornalismo, conforme aponta reportagem do NiemanLab traduzida pelo Poder360. Isto, aliás, não é novidade. A plataforma já havia informado esta estratégia em julho do ano passado. Agora começou a fazer testes nos Estados Unidos que permitem a um pequeno grupo de veículos de imprensa regionais e nacionais identificar e colocar um selo em notícias urgentes. A meta é expandir o piloto para que mais de 50 outros veículos na América do Norte, América Latina, Europa e Austrália.

Guerra ao fake news

Boa parte dos movimentos do Facebook descritos anteriormente têm relação direta com o avanço das notícias falsas e seus impactos sociais. O Brasil mesmo vem se mostrando um terreno fértil para este tipo de desinformação. Tanto que o Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso Nacional decidiu criar uma comissão para analisar projetos em tramitação na Câmara e no Senado sobre as chamadas fake news, mas há um receio sobre a possibilidade do surgimento de gatilhos de censura. Mas as iniciativas de propagar as inverdades (ou pós-verdades, como alguns pregam). Não só o caso das eleições norte-americanas e a relação delas com o russos comprovam isso. Veja, por exemplo, a história de quem enganou uma nação inteira com um falso perfil do Facebook. As plataformas tentam agir. A vice-presidente de marketing do Facebook chegou a abordar as iniciativas da companhia no combate às fake news em vídeo para anunciantes. O Twitter também será obrigado a agir por força do próprio mercado de anunciantes.

Na frente de anúncios

Outra preocupação grande do Facebook está na luta contra as fraudes em anúncios.  No ano passado, a empresa de verificação de anúncios Adloox previu que a fraude publicitária poderia custar aos anunciantes US$ 16,4 bilhões em 2017 - ou cerca de 20,5% do gasto total de anúncios digitais globais. O mídia social tem uma estratégia e pretende executá-la.

Uso de mídias sociais

O Pew Research Center divulgou uma análise que mostra o padrão de uso de mídias sociais pelos norte-americanos. A grande maioria dos adultos concentram a utilização em Facebook e Youtube, enquanto os mais jovens preferem Snapchat e Instagram.

Um pouco de história

Vale conferir também a terceira parte (e, claro, o especial inteiro) feito por Patrícia Gnipper para o CanalTech no qual conta a evolução das redes sociais e seu impacto na sociedade. Aqui está a primeira parte e aqui a segunda.

Fora de controle

Já falamos aqui sobre o “Vagas Arrombadas”, um perfil criado para disseminar propostas indecentes de empresas que desejam contratar profissionais de comunicação. E parece que as ofertas de emprego absurdas não acontecem só por aqui. Especial da Columbia Journalism Review mostra que os testes para contratação de jornalistas andam bem estranhos no exterior.

Opinião de líderes

A mobilidade está mudando as regras do jogo e transformam o comportamento dos usuários. Quatro líderes de marketing de grandes marcas e agências falam o que esperar neste sentido em 2018.

Carrefour e Pinterest

A rede varejista vai começar a usar os QR Codes do Pinterest (Android, iOS) em suas lojas. A solução foi lançada no fim do ano passado, mas só agora chega às gôndolas de quatro hipermercados da marca, em São Paulo.


INFOGRÁFICO

Vídeo em 2018

Produção e distribuição de conteúdo em vídeo já deixou de ser uma tendência e se tornou realidade. É o que mostra o infográfico produzido pela Depositphotos.


DOWNLOAD

Tudo sobre produção de conteúdo

Resultado de uma pesquisa realizada pela Acrolinx com mais de 250 profissionais de conteúdo de todo o mundo, o Content 2018: How Top Businesses Approach Content Creation é um relatório permite entender as melhores práticas, metas e desafios de quem trabalha na produção de conteúdo.


AGENDA

Overview sobre o SXSW

O GoAdMedia mapeou as oito principais tendências do programa e algumas das palestras que devem chamar a atenção da edição 2018 de um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Inovação em inbound marketing

Segundo módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que pretende ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, acontece no próximo dia 14.

Ciência e cultura

O 5º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura (EDICC 5), evento organizado por alunos de pós-graduação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está com inscrições abertas. O simpósio será realizado de 24 a 26 de abril, na universidade, e há três modalidades de participação: ouvintes, comunicações orais e relatos de experiências.