Velha mídia x Nova mídia




Resumo da Semana


MERCADO

Velha mídia x Nova mídia

O duelo de gigantes segue firme e forte. A disputa entre o Facebook e os veículos de comunicação tradicionais continua acirrada a cada dia. A última atualização do Facebook ampliou a possibilidade de utilização do recurso “Breaking News” para 50 publishers na América do Norte, na América Latina, na Europa e na Austrália. Estes veículos podem, agora, utilizar o rótulo de relevância para uma informação que estejam divulgando. Para tentar recuperar um pouco da atenção dos grandes meios de comunicação e parar de apanhar na imprensa, o Facebook vem tentando também trabalhar e negociar mais participação da mídia no Watch, sua plataforma de streaming de vídeos anunciada em fevereiro. Por outro lado, uma reportagem da Wired, com dados da Parse.ly, mostra que, na verdade, o papel do Facebook na distribuição de notícias vem caindo drasticamente há mais de um ano.

As razões para abandonar o Facebook

Especial da AdAge aponta que os motivos pelos quais as pessoas estão usando muito menos ou simplesmente abandonando a plataforma de Zuckerberg vão além das fake news ou das discussões políticas presentes no ambiente. Entra, na conta, até mesmo a ansiedade causada pela mídia. A relevância da plataforma para o dia a dia também é abordada aqui.

Pedido por regulação

Conhecido como o inventor do www, Tim Berns Lee, em carta aberta, alerta sobre o perigo para a concentração do poder nas mãos de companhias de tecnologia com domínio absoluto de algumas organizações gigantes. Para ele, é preciso pensar em em algum tipo de regulação.

E por falar em regulação...

O governo britânico pretende estabelecer um limite de tempo no uso das mídias sociais entre crianças e adolescentes na tentativa de diminuir o vício dos jovens nas redes sociais. Outro governo, o do Sri Lanka, anunciou o fim do bloqueio das mídias sociais no país até sexta-feira. A proibição inicial foi justificada por conta dos confrontos entre cingaleses e muçulmanos que acontece no país.

Mídias sociais e eleições

Há uma grande discussão em torno do tema, não só por conta do crescente volume de contas e robôs para disseminar informações pró e contra determinados candidatos, mas também sobre o poder de influenciar os eleitores. Em entrevista ao Estadão, Marcos Facó, diretor de Comunicação e Marketing da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos Facó, especializado em marketing digital pela Universidade de Harvard, acredita que as mídias sociais não têm o poder de eleger ninguém. Será?

Campanha contra fake news

Em parceria com a DM9DDB, a Veja traz uma capa (Veja se é verdade) com informação falsa sobre o Facebook. A proposta é alertar os leitores para a questão dos fake news.

Suspensão dos gifs

Usuários do Instagram e do Snapchat foram surpreendidos com o fim - ainda por tempo indeterminado - da funcionalidade que permitia adicionar gifs aos conteúdos do stories. A justificativa das plataformas para encerrar o recurso foi a identificação de uso de conteúdos de cunho racista.

Queda na reputação

O Google caiu da posição número 8 para 28, de acordo com a pesquisa anual do Harris Poll Reputation Quotient, índice que mensura a reputação das 100 empresas de maior visibilidade dos EUA, isto é, como elas são percebidas pelo público em geral. A Apple também despencou, indo de 5ª para 29ª. A lista completa pode ser vista aqui.

O futuro da mídia programática

Em novo episódio do podcast "Behind the Numbers", o time do eMarketer conversou com Dave Pond, gerente geral de exibição e programação da Vox Media, sobre como melhorar o anúncio criativo de publicidade automatizada.

Caçadores de perfis falsos

Anunciantes estão contratando empresas com um novo tipo de especialidade: encontrar perfis falsos e robôs com atuação grande no INstagram. A promessa é denunciar e eliminar altos volumes deste tipo de perfil para melhorar a rentabilidade e os resultados de quem anuncia na plataforma.

Lá vem coisa nova

Vários ex-funcionários e escritores da publicação Onion, veículo de informações satíricas, foram contratados e estão trabalhando para o lendário Elon Musk. Não se sabe ainda para qual função, mas estão envolvidos em um projeto que vem sendo tratado como secreto.

Adeus a Stephen Hawking

Reconhecido como uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas no mundo da ciência, cujas idéias moldaram a cosmologia moderna e inspiraram milhares de pessoas, morreu aos 76 anos. O El País produziu um especial sobre a vida do gênio em imagens.


DOWNLOAD

Tendências

O Future Today Institute (FTI) disponibiliza um grande levantamento que aponta as tendências tecnológicas emergentes que vão influenciar os negócios, o governo, a educação, a mídia e a sociedade de maneira geral em 2018.


AGENDA

Tudo sobre o SXSW

Se você não conseguiu ir, o Meio e Mensagem produziu uma cobertura especial sobre um dos principais eventos de tendências no mundo. É possível acompanhar o que aconteceu de mais importante por lá.

Inovação em inbound marketing

Segundo módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que pretende ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, acontece no próximo dia 14.

A volta do Brand Thinkers

Em nova edição, o evento promovido por um grupo de que debate a construção e reforço de marcas por meio de encontros mensais, vai trazer como tema “a verdade das marcas”. Os convidados são Ticiano Gadelha e Alexandre Salvador, com mediação do professor Marcos Hiller.