Vulnerabilidade escancarada




RESUMO DA SEMANA


MERCADO

Vulnerabilidade escancarada

A plataforma hegemônica de mídias sociais Facebook vem apanhando -  e não é de hoje. Mas a porrada forte veio mesmo nos últimos dias a partir de reportagem investigativa conduzida em parceria por The New York Times and The Observer. A trama - que quase foi proibida de ir ao ar com ameaça de processo do Facebook - mostra como, de uma forma simples, os especialistas da Cambridge Analytica - empresa responsável pela campanha digital de Donald Trump e do Brexit - conseguiu acesso a dados de cerca de 50 milhões de usuários nos Estados Unidos. Basicamente, a empresa obteve uma base de dados sob o argumento de uso acadêmico e explorou as informações para desenvolver estratégias eleitorais. A pressão para esclarecer os fatos vem de todos os lados. Do governo americano e de comissão parlamentar do Reino Unido - o que fez as ações do Facebook despencarem na bolsa, ao ponto de surgir o movimento #deletefacebook. Logo após a divulgação do escândalo, a plataforma bloqueou as contas da Cambridge Analytica e também do jovem que trabalhou lá e denunciou toda a trama. O assunto vem reverberando ainda mais, como um especial do Channel4 que aponta práticas duvidosas da companhia de marketing digital. Com tudo isso, volta à tona a discussão sobre a capacidade e os perigos dessas empresas capturarem e acumularem dados das pessoas e como tentar proteger essas informações. Em post em seu perfil, Mark Zuckerberg finalmente se manifestou e tentou defender a plataforma.

Enquanto isso, no Brasil...

A Ponte Estratégia, parceira da Cambridge Analytica por aqui, suspendeu a união depois das revelações sobre a atuação questionável da companhia no caso do Facebook.

Paixões em movimento

O Facebook está investindo em mais experiências e recursos para quem trabalha com vídeos em sua plataforma. Em anúncio oficial, a empresa informa a disponibilidade de aplicações para que os produtores de conteúdo possam crescer e engajar suas comunidades, administrar a presença na plataforma e como construir um negócio.

A “droga” do clique

Um levantamento nos Estados Unidos com 300 voluntários mostra que ser instável emocionalmente torna o indivíduo mais suscetível à dependência de mídias sociais. Em artigo publicado no Estadão, o pesquisador Martim Vasques da Cunha, faz uma análise e um paralelo entre a obra e o pensamento do historiador Niall Ferguson, sobre as redes sociais. Para ele, gigantes do Vale do Silício não hesitarão em criar uma nova hierarquia justamente para mudarem o fluxo e o centro do poder.

Tempo de despertar?

34% dos considerados Gen Zers, ou pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e início de 2000, dizem que estão deixando as mídias sociais de forma permanente. 64% dizem que estão dando um tempo nas plataformas, segundo uma nova pesquisa da Hill Holliday, grupo de pesquisa interna Origin.

Nada democráticos

Autoridades russas da FSB (antiga KGB) conseguiram o direito de ter acesso às chaves de criptografia do Telegram. Em caso de recusa, a atuação do aplicativo será suspensa no país.

Fora do “meu umbrella”

Se a vida do Snapchat já estava difícil, vai ficar ainda mais. A cantora Rihanna, uma das entusiastas da plataforma, pediu que seus fãs apaguem suas contas na ferramenta. O fato aconteceu depois que o aplicativo publicou um anúncio zombando do espancamento que ela sofreu nas mãos de seu então namorado, Chris Brown, em 2009.

Você também vai ouvir falar

De acordo com análise realizada pela Jefferies, a Amazon.com está no caminho de alcançar US$ 1 trilhão em capitalização de mercado até 2022. O avanço representaria um salto de 29% em relação à avaliação de US$ 773,8 bilhões, valor já superior ao combinado do Walmart e do Alibaba Group, os dois maiores varejistas. Uma das frentes fortes pode ser a de publicidade. O foco da companhia neste recurso vem ganhando força. Um sinal: nos últimos meses, os compradores de mídia da agência dizem que agora ouvem falar da empresa pelo menos duas vezes mais do que no ano passado.

Bitch coins

Depois de toda a euforia causada pelo sobe e desce do valor de mercado das criptomoedas e discussões acaloradas sobre especulações, o Twitter decidiu banir anúncios relacionados ao tema bitcoins. Não é o único. O Google já havia divulgado postura semelhante.

Hoje não, obrigada!

A realidade de que o conteúdo premium é caro de produzir, combinado com experiências desordenadas de anúncios que afastam os leitores, forçou os editores a desenvolver uma abordagem “menos é mais” sobre publicidade. Dados do Instituto Reuters para o Estudo de Jornalismo na Universidade de Oxford mostram que as editoras estão usando uma série de fontes de receita além da publicidade, com assinaturas entre as mais populares.

Você quer que eu desenhe?

A BBC está usando chatbots para dar contexto em notícias complexas. Um aplicativo personalizado de bot-builder projetado para que os repórteres criem chatbots. Em poucos minutos, um repórter pode adicionar o texto de um artigo, definir as perguntas que os usuários podem clicar e publicar o bot, que pode ser reutilizado e adicionado em qualquer outro artigo relevante.

A próxima geração

Rafael Kiso, do MLabs, conta, a partir de apresentações realizadas no SXSW, sobre a visão que Brian Monahan, do Pinterest, e Christine Morrison, da Intuit, têm em relação ao futuro do conteúdo para o marketing.

E também o que você perdeu no SXSW

Considerado um dos maiores e melhores eventos de inovação, comunicação e marketing digital, o SXSW terminou domingo. Mas dá pra ver um compilado das principais tendências aqui e aqui.

Marielle, sempre presente

Os quatro disparos que atingiram Marielle Franco na noite de 14 de março ecoaram muito além do bairro do Estácio. Romperam fronteiras ao deflagrar 3,573 milhões de tuítes. Nas 42 horas seguintes, mobilizaram 400 mil usuários do Twitter em 54 países e 34 idiomas. É o que mostra reportagem da Piauí. O caso vem ganhando mais repercussão. Depois de Katy Perry homenagear a vereadora em seu show no Rio de Janeiro, Viola Davis publicou uma foto de Marielle no Instagram declarando apoio à luta. Gerou também incômodo. A EBC mandou reduzir a cobertura sobre o caso. Houve também homenagens à ativista e vereadora SXSW.

Tá esquentando...

Até por conta de tudo o que aconteceu com as eleições nos Estados Unidos e nas últimas do Brasil, o tema vai ser quente até o dia do voto. O time do Nexo avaliou a relevância das mídias sociais a partir do ponto de vista de dois especialistas.

Apenas mais uma de ódio

Conhecida por casos de insucesso nas mídias sociais, como o da guitarra quebrada que virou música e a da expulsão de um passageiro por overbooking, a companhia United aprontou mais uma. O sentimento negativo nas mídias sociais da companhia cresceu 140% entre 12 e 13 de março após a notícia de que um filhote de buldogue francês de 10 meses morreu em um voo da empresa depois que um comissário de bordo forçou um passageiro a colocar o animal em um compartimento superior.


DOWNLOAD

Uma série exclusiva de sucesso

A Netflix transformou a indústria do entretenimento. E a companhia só faz crescer desde que foi criada. Isto mostra que há alguns aprendizados que podem ser extraídos do modelo de negócios da empresa. Este documento mostra como executar um bom marketing de  engajamento na era da Netflix.

Pulando de fase

Relatório da GlobalWebIndex analisa as estatísticas mais recentes para descobrir o que vem a seguir para a indústria de jogos.


AGENDA

Inovação em inbound marketing

Segundo módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que pretende ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, acontece no próximo dia 14