Segue o bombardeio ao Facebook




Resumo da Semana


MERCADO

Bombardeio sem perdão

As pancadas que o Facebook vem recebendo de grandes veículos de imprensa eclodiu com o caso da Cambridge Analytica - que forçou o criador da plataforma, Mark Zuckerberg, a pedir desculpas públicas em vários jornais do mundo inteiro e a reduzir o acesso de desenvolvedores aos dados de contas. Chegou a dar entrevistas para gigantes da imprensa, caso da Wired. Mas as bordoadas vêm, na verdade, desde que decidiu cortar o alcance das páginas destes canais. E elas continuam a aparecer por todos os lados. Para quem não entendeu o caso dos dados, o BuzzFeed fez uma linha do tempo. A Vanity Fair volta a discutir a questão de privacidade e plataformas. O Mashable traz as revelações de usuários que descobriram acessos a muitos dados a partir do app do Facebook. A Bloomberg Businessweek aproveitou para explorar como o Facebook ajuda anunciantes obscuros a poluir a internet. Até Elon Musk, da Tesla, aderiu ao #deleteFacebook. Por fim, a mídia social passa a ser investigada pela Federal Trade Commission. Houve até quem defendesse a criação de uma agência reguladora do mercado digital. E quem afirmasse que sem a Cambridge Analytica, o Brexit não teria acontecido. Pra fechar, o Facebook contratou um lobista em Washington para lidar com a crise.

Meme que circulou na última semana nas mídias sociais.

Mais mudança no algoritmo

Em seu blog oficial, o Instagram anunciou que está testando um botão de "novas postagens". A proposta é permitir que os usuários atualizem seus feeds manualmente para que eles não sejam automaticamente direcionados para a parte superior do feed. Outra frente de investimento será dedicada a métricas.

Vídeo cá, vídeo lá

O bolo de publicidade para a televisão deve apresentar queda nos Estados Unidos neste ano. Em compensação, o vídeo em plataformas digitais continua a plenos pulmões registrando dois dígitos de crescimento.

Racha na audiência do Netflix

A nova série O Mecanismo, dirigida por José Padilha, causou polêmica. Diversos usuários críticos pela forma como a Lava-Jato vem sendo tratada pela série iniciaram um movimento para tentar promover um boicote ao serviço de streaming. A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que a série espalha fake news. Padilha ironizou o movimento, dizendo que as pessoas que seguirem o boicote vão perder a próxima temporada de Narcos.

O raio-x do MBL

Reportagem da Folha de S.Paulo mostra a conexão entre integrantes do MBL e página Ceticismo Político - retirada do ar pelo Facebook sob a acusação de transmitir versões distorcidas de notícias. O caso veio à tona depois que a página apoiou e deu visibilidade a afirmações infundadas de uma desembargadora sobre a vereadora Marielle Franco. Até mesmo a ombusdman da Folha fez um mea culpa sobre o caso. A Veja também produziu um especial sobre as estratégias de marketing e de mídias sociais do MBL.

O que é notícia pra você?

Diante do potencial e volume de circulação de notícias falsas, desconfiança sobre uso de dados e propósitos de plataformas digitais, Steven Rosenbaum, do Media Insider, questiona se não chegou a hora de repensarmos o que nós chamamos de notícia.

Teoria do Infocalypse

Aviv Ovadya, chefe de tecnologia do Center for Social Media Responsibility (UMSI), previu a crise de notícias falsas de 2016. Agora está preocupado com um apocalipse de informações. Algumas semanas antes das eleições de 2016 nos Estados Unidos, ele apresentou suas preocupações a tecnólogos na Área da Baía de São Francisco e advertiu sobre uma crise iminente de desinformação em uma apresentação que chamou de "Infocalypse".

BBC completa 80 anos no Brasil

'O senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena...'. Com essas palavras, dois dias após a anexação da Áustria pela Alemanha, o locutor Manuel Braune, conhecido como "Aymberê", marcava a primeira transmissão em rádio da BBC em português para o Brasil há 80 anos.

Febre de podcasts

As páginas principais podem estar mortas - como pensam alguns - mas os podcasts de notícias diárias podem ocupar este espaço? O questionamento vem do pessoal do NiemanLab.

O Brasil ama o Spotify

País é o segundo mercado do streaming de música (Android, iOS) no mundo. Citando números de 2016, a companhia sueca revelou que possui 42% do mercado no País, considerando a quantidade de usuários ativos mensais (MAUs).

Meia idade

O conceito de design thinking está prestes a completar 50 anos de existência. Um levantamento - aliás, com uma apresentação muito bem produzida - feito pela McKinsey mostra, porém, que a maioria das empresas ainda não percebeu o valor disso para os negócios.

O sentir “vermelho”

As cores são fundamentais para marketing e design. Eles têm um impacto significativo em nossa mente e podem mudar a maneira como nos sentimos sobre produtos e experiências.

Barato virtual

Os americanos estão comprando maconha on-line em massa. A notícia é de estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine. O conteúdo marca a primeira vez que alguém analisou as vendas de maconha nos meios digitais.

Sapatoland

A Nike China e a Wieden + Kennedy Shanghai produziram em conjunto um jogo de três minutos que permite aos clientes experimentar os sapatos Epic React em uma esteira nas lojas de Xangai, Pequim, Guangzhou e Chengdu. Os clientes que experimentam os sapatos criam um avatar para navegar em um mundo virtual batizado de Reactland, onde eles podem pular nas nuvens e encontrar pandas e sapos. Eles também podem compartilhar 10 segundos de sua experiência nas mídias sociais.

Enfim, saiu

O presidente Michel Temer sancionou regulamentação de aplicativos de transporte privado de passageiros, como Uber e Cabify - depois que o projeto passou por Câmara e Senado. Segundo a legislação, municípios e DF terão de fiscalizar e regular o serviço.

Estímulo à tecnologia

O Governo Federal brasileiro lançou a "Estratégia para a Transformação Digital (E-Digital)". A iniciativa traz uma série de ações que pretendem incentivar o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) em diversos setores econômicos.


ARTIGO

Algoritmos da opressão

Tarcízio Silva, professor, mestre e doutorando em comunicação e diretor de pesquisa do IBPAD, fala sobre como os mecanismos de busca reforçam o racismo.

Estofo comercial

Ian Burrel, do The Drum, discute os planos sobre como jornal The New York Times está convencendo os parceiros comerciais a pagar por seu jornalismo, em um projeto intitulado Surfacing.


DOWNLOAD

Jogos na sala de estratégia

McKinsey Quarterly mostra como as empresas podem desbloquear grandes movimentos estratégicos para aumentar suas chances de sucesso, porque competir na era digital exige uma organização ágil e como navegar nos avanços da inteligência artificial.

Universo digital

Digital Report 2018 feito pela We Are Social e alguns parceiros. As informações globais podem ser obtidas aqui. A leitura por país pode ser encontrada aqui. São dados essenciais sobre mídia digital, mídia social e uso móvel para todos os países do mundo em 2018.

Novos caminhos (e de graça!)

Relatório de Tendências 2018 da Trend Hunter está disponível. Embora tenham oferecido previamente por US$ 1.500, este ano eles colocam para download gratuitamente para fornecer uma prévia de algumas das tendências e informações que mudam o jogo que você pode encontrar em nossos próximos anos.


AGENDA

Tudo sobre mídias sociais

Terceiro módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que pretende ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, com foco em mídias sociais acontece em 26 de maio.