Eleições, corrupção, fake news e mídias sociais




Resumo da Semana


MERCADO

Tecnologia, mentiras e videotape

Não estamos falando de uma nova temporada de House of Cards ou O Mecanismo. Um projeto de pesquisa da USP mapeou as redes de relacionamento entre os escândalos de desvio de dinheiro público que assolaram o Brasil após a redemocratização. Outros pesquisadores, desta vez da Fundação Getúlio Vargas, estudaram a utilização de robôs nas campanhas de Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (Rede). E isso só deve se agravar para o próximo pleito. A disseminação de notícias falsas surge como uma arma de divulgação dos candidatos e conhecimento das propostas por parte dos eleitores. Nem mesmo o Tribunal Superior Eleitoral escapou delas. Usou uma notícia falsa da notícia falsa para investigar notícia... falsa. Parece confuso? Mas é isso mesmo. Nesta onda, o pesquisador da UFRJ, João Carlos Caribé, mostra de um jeito simples e didático como se produz uma fake news. E o Página12 explica como a Cambridge Analytica, envolvida no escândalo de acesso a dados do Facebook, classificava potenciais eleitores nos Estados Unidos. A evolução do que vem sendo chamado de pós-verdade, forçou o Facebook a sinalizar anúncios de propagandas políticas e tentar limitar o alcance de notícias falsas no feed dos usuários. Medida será válida também para o Instagram. A plataforma chegou até a tirar do ar, sem muitas explicações, páginas de apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Enquanto isso, projetos de fact checking como Lupe e Rede da Verdade reúnem veículos, instituições e plataformas na apuração e verificação de notícias falsas na internet.

Cartografia das redes de corrupção estabelecidas no Brasil de 1987 a 2014 a partir dos escândalos divulgados na imprensa LUIZ ALVES, PÓS-DOUTORANDO DA USP

Aqui não, queridinho!

Ainda sobre política, a Netflix ironizou o deputado Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) depois que este afirmou que o serviço de streaming tinha interesse em produzir uma série sobre ele.

Sem vestígios

As discussões sobre o caso de acesso a dados do Facebook pela Cambridge Analytica continua gerando debates acalorados e novas consequências. Mark Zuckerberg, fundador e CEO da plataforma, deu longa entrevista para a Vox. Um executivo do alto escalão da empresa também apagou memorandos internos que poderiam comprometer ainda mais a imagem da rede. Entre as ações para aumentar a privacidade dos usuários, a mídia social cortou o acesso de parceiros aos dados, afetando inclusive a Experian (presente no Brasil por meio da Serasa). A Europa dá força à discussão sobre regulamentação das mídias digitais. O The Guardian fez um levantamento de todos os dados que Google e Facebook têm sobre os usuários (veja também alerta do IBPAD no ano passado).

Humanidade no centro da internet

Na esteira das questões sobre privacidade dos indivíduos e valorização das relações, Vint Cerf, considerado um dos pais da web e evangelista do Google, acredita que devemos colocar a humanidade - pessoas e suas necessidades e aspirações - no centro da internet. “A Internet oferece acesso sem precedentes à educação, assistência médica, oportunidades econômicas, serviços e conexões pessoais. No entanto, dos sete bilhões e meio de pessoas no planeta, menos da metade está online hoje. A internet centrada em pessoas existe para mudar isso”.

Nem tudo é verdade

Os acontecimentos recentes colocam em xeque a percepção das pessoas em relação às mídias. É o que mostra o estudo global Trust Barometer 2018, da Edelman. Pela primeira vez, a mídia aparece como a instituição menos confiável ao redor do mundo. Em 22 dos 28 países pesquisados, ela se encontra no território da desconfiança.

Aprendendo a jogar

O que as agências terão que fazer para conseguirem se manter à frente de um mercado em constante mudança? E como é a agência do amanhã, afinal? Um especial Advertising Age trata com profundidade sobre os desafios para as agências como a importância dos dados, a disputa de mercado com consultorias, a criatividade, entre outras questões.

Mistééééério

Com 73 anos, o líder da WPP há mais de 30 anos, está sendo investigado. O conselho de diretores anunciou um processo de análise de conduta sobre o CEO sem dar muitos detalhes e informou a contratação de um advogado independente para tratar do caso. Sorrell orquestrou aquisições (hostis ou não) de várias agências de publicidade americanas, incluindo a J. Walter Thompson, a Ogilvy & Mather, a Young & Rubicam, a Gray e outras.

Mais uma dos grandes

A Accenture está fazendo uma de suas maiores aquisições até hoje, comprando a agência digital da editora Meredith, Meredith Xcelerated Marketing (MXM). Os termos do acordo não foram divulgados.

Décadas em meses

A IBM analisa sua abordagem de relações públicas globais pela primeira vez em mais de uma década. Com apenas três meses de trabalho, o diretor de comunicações Ray Day está agindo a todo vapor para desencadear uma nova era nos esforços desta frente.

Contra a corrente

Enquanto aumentam os gastos e as iniciativas com influenciadores, como mostra pesquisa feita Association of National Advertisers, um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Princeton descobriu que muito poucos influenciadores no YouTube e no Pinterest estão divulgando links afiliados, isto é, informando suas audiências sobre quando o conteúdo foi patrocinado.

A volta dos que foram

Em 2013, o gigante da internet anunciou a morte de sua plataforma de leitura de RSS dando como razão a queda na utilização. O serviço pode ser encontrado novamente na Play Store, agora com nova interface.

Não era sem tempo

O LinkedIn está oferecendo às marcas duas saídas para usar o vídeo na plataforma. As empresas agora podem executar campanhas de anúncios em native vídeo e incluir vídeos nas páginas corporativas.

Outro “coin”

O Telegram Group Inc., aplicativo de mensagens criptografadas que busca criar sua própria criptomoeda, subiu a régua das ofertas iniciais no mundo para US$ 1,7 bilhão, de acordo com declaração regulatória. A empresa captou US$ 850 milhões de 94 investidores em março, além de US$ 850 milhões em fevereiro, e "pode buscar uma ou mais ofertas subsequentes".

Seja bom, E.T.

O governo dos Estados Unidos vai exigir um histórico de uso das mídias sociais dos últimos cinco anos para quem solicitar o visto de entrada ao país.

Nossos pequenos demônios

De acordo com levantamento realizado pela Udemy, empresa de cursos on-line, barulhos, mudanças de rotina e mídias sociais são os principais fatores que tiram a concentração no ambiente de trabalho.


INFOGRÁFICO

Tá com tudo

O mercado global de jogos alcançará mais de US$ 115 bilhões em 2018. Com mais de US$ 50 bilhões, o setor de jogos para dispositivos móveis é responsável por quase metade de toda a receita global de jogos.


DOWNLOADS

Amazon everything

Relatório do Grupo de Inovação da J. Walter Thompson mostra o impacto da Amazon no comportamento e nas expectativas do consumidor, observando o que o gigante do varejo está fazendo agora e o que fará no futuro.

Enviado com sucesso

O time da Resultados Digitais mostra, em um ebook, como enviar uma campanha de email otimizada e gerar mais resultados em Leads e vendas.

Comportamentos em movimento

A crescente popularidade do vídeo social representa uma enorme oportunidade para atingir um público grande e cativo. A Brightcove preparou um especial sobre os hábitos e as preferências de mudança dos vídeos sociais nos consumidores.


ARTIGOS

Há salvação?

Kevin Rose aborda, no The New York Times, o desconforto provocado pelas mídias sociais ao longo dos últimos meses e questiona se elas podem ser salvas.

Contrastes

Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil e Isobar Latam, explora os contrastes presentes na utilização de internet entre as classes sociais brasileiras, mesmo quando as pessoas menos favorecidas estejam tão mergulhadas na rede quanto os ricos.


AGENDA

Tudo sobre mídias sociais

Terceiro módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que pretende ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, com foco em mídias sociais acontece em 26 de maio.

Tradicional

Já estão abertas as inscrições para a quinta edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo. A premiação escolherá os melhores trabalhos jornalísticos produzidos no país entre 11 de janeiro de 2017 e 10 de fevereiro de 2018.


PRA NÃO FICAR DE FORA

Melinda Lee assumiu a diretoria de conteúdo da BuzzFeed Media.

A Publica discute assédio sexual e força de movimentos no digital.

Na Pactio, leitores financiam seus repórteres independentes favoritos.

Aos Fatos vence desafio e criará robô contra fake News pro Twitter.