Novas regras, requisitos e funcionalidades




Resumo da Semana


MERCADO

Os meus que são nossos

Com toda a confusão do sigilo dos dados, veio um pacotão de alterações de todas as plataformas do Facebook. Inclusive um “book” mais claro sobre o que não pode ser publicado. E as novas regras, dizem, ainda podem fortalecer tanto Google quanto o império digital de Zuckerberg. Para cumprir as regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDRP) europeu, que entrou em vigor, o WhatsApp anunciou que aumentará o requisito de idade atual para os usuários da região. Outra funcionalidade importante é que o aplicativo de mensagens começou a disponibilizar uma ferramenta que permite que o usuário solicite os seus dados. A função irá revelar quais informações o aplicativo de mensagens possui em seus servidores. Esta atualização chega primeiro aos aparelhos Android, na versão beta 2.18.128. Veja como solicitar. Na onda de privacidade, o Twitter também atualizou seus termos de serviços. O detalhe é que mesmo com toda a discussão sobre privacidade, o uso de mídias sociais ao redor do mundo continuou crescendo, como mostra o GlobalWebIndex. Os resultados obtidos com anunciantes do Google mostram o mesmo.

E vem mais por aí

Apesar de ter reportado bons resultados, mesmo com a sequência de problemas enfrentados por conta do caso da Cambridge Analytica, o Facebook alerta os investidores que deve outros escândalos devem surgir. "Como resultado desses esforços, prevemos que descobriremos e anunciaremos incidentes adicionais de uso indevido de dados de usuários ou outras atividades indesejáveis por terceiros", disse a empresa. “Também podemos ser notificados de tais incidentes ou atividades através da mídia ou de terceiros”. O eMarketer questiona, o que vem a seguir. Tentando algum tipo de prevenção, o Facebook decidiu também lançar um novo procedimento de autorização planejado para barrar anúncios políticos e perfis oficiais na plataforma que tenham a intenção de perturbar eleições.

Queda de braço

Quando o Facebook mudou seu algoritmo no início deste ano para focar em interações “significativas”, os editores foram duramente atingidos. No entanto, as notícias locais pareciam particularmente vulneráveis às alterações. Para amenizar esse problema, a empresa anunciou que priorizaria notícias relacionadas a cidades locais e áreas metropolitanas onde um usuário residia, restaurando assim algumas das interações e tráfego perdidos para essas agências de notícias. Os resultados com o jornalismo local não foram muito satisfatórios.

Em etapas

O serviço de e-mail mais popular do mundo vai passar por uma grande reformulação. O Google está oficializando as alterações. As novidades vão chegar aos usuários em fases.

Apertou

A Vanity Fair se rendeu e está se juntando a outros grandes publishers, inclusive as publicações de sua controladora Condé Nast, na oferta de conteúdos digitais remunerados por meio de paywalls. Desde o fim de abril, depois que as pessoas lerem o quarto artigo em um mês, será necessário que elas comprem a assinatura de US$ 19,99 por ano.

Pra fazer direito

O conselho jurídico da P&G apresenta cinco considerações obrigatórias ao trabalhar com influenciadores, alertando para potenciais armadilhas legais que podem resultar de uma falta de controle sobre o conteúdo, divulgação, propriedade obscura do produto e equilibrar as necessidades dos profissionais de marketing contra a independência do influenciador.

O som das cifras

Serviços de streaming de música como Spotify e Apple Music se tornaram a maior fonte isolada de renda da indústria musical, superando as vendas físicas e os downloads digitais pela primeira vez de acordo com um relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês).

O som do negócio

O Coachella 2018 já provou ser um evento de destaque para influenciadores, marcas e participantes. Diversas ativações de marca chamaram a atenção de milhares de pessoas de forma presencial e on-line. Um levantamento mostra algumas das principais.

Mensagens por 😉

Os emojis podem ser ferramentas poderosas no suporte de comunicação. Um estudo descobriu que os usuários que receberam mensagens com nesse formato memorizaram melhor a comunicação do que aqueles que receberam mensagens sem emoticons.

Por mais inclusão

A empresa anunciou novos grupos de funcionários voltados a promover a diversidade nas comunidades onde trabalham. Cada ERG (Employee Resource Group) focará em minorias sociais diferentes. O objetivo é gerar discussões, eventos e mudanças para estimular 1 “senso de inclusão” para todos.

Resposta 1

O YouTube, que pertence ao Google, revelou ter removido 8,3 milhões de vídeos do site em três meses. O canal tenta responder às críticas sobre a falta de atitude no combate a conteúdos não apropriados.

Resposta 2

Um especial mostra como o Google tem uma nova estratégia de podcasting que promete reinventar completamente a forma como as pessoas encontram e ouvem programas. Afinal, o gigante de tecnologia sabe, inclusive, Entre 5% e 10% das pesquisas da plataforma de buscas, no Brasil, são feitas por voz.

Sim, compraram o Flickr

Tinha gente que nem se lembrava que ele ainda existia, mas o SmugMug, um serviço de compartilhamento de fotos para fotógrafos de consumo e profissionais, adquiriu o Flickr do Yahoo! (Oath).

Para usuários bem especiais

O Pinterest atualizou seu app para dar mais acessibilidade aos deficientes visuais. As novas ferramentas buscam ajudar pessoas com diferentes níveis de deficiência, independentemente do grau de visão ou nível de daltonismo. Por enquanto a versão para Android com estes recursos não está definida.

Respiro

Com aumento no número de usuários ativos e expansão fora dos Estados Unidos, o Twitter conseguiu o segundo lucro líquido de sua história. O serviço teve ganho de US$ 61 milhões no primeiro trimestre, quase o mesmo montante das perdas registradas em igual período de 2017. O resultado também foi favorecido pela adesão de anunciantes na Ásia e em outros mercados além dos EUA de seus vídeos publicitários. O primeiro ganho da rede social em doze anos tinha sido no fim de 2017.

A infinita caixa de ferramentas

O marketing de qualquer organização hoje é, sem dúvida um dos maiores - se não o maior - comprador de tecnologia. E há milhares de opções. Veja aqui uma evolução do mapa de plataformas e recursos disponíveis.

 

Onde (ainda) mora a grana?

Adivinhem só quem deve se consolidar como o principal centro de negociação de criptomoedas? Quatro de cada 10 ofertas iniciais da moeda virtual, no último ano, aconteceram na Suíça.

Internet não

Assistir à televisão continua sendo a atividade que crianças de três a 16 anos dedicam a maior parte do tempo, de acordo com a última Pesquisa de Consumo de Tecnologia para Crianças da Futuresource Consulting.


DOWNLOADS

TV On-line

E por falar em TV, este infográfico explora a crescente importância da TV on-line entre os consumidores digitais, analisando de perto como esse conteúdo está sendo consumido.

Previsões

São sempre arriscadas, mas vindo da Singularity University e de Peter Diamandis, com análise até 2038, é de se respeitar.

Posicionamento em buscas

Redefinindo o SEO: o que sua agência deveria estar lhe dizendo em 2018. A edição de 2018 do guia analisa como o marketing de busca está passando por uma série de mudanças críticas e explica o que você e sua agência devem fazer a respeito.

Como criar um guia de marca

Seu guia de estilo de marca precisa transmitir tudo sobre ela, desde a declaração de missão até as texturas, os números, as cores. Seja para conteúdo impresso ou digital. O infográfico, criado pela Visme, destaca como criar um para o seu negócio e como se manter fiel à sua identidade.


ARTIGO

Riscos do vício na tela

O psicólogo Adam Alter defende que o uso cada vez mais frequente das redes sociais é perigoso para o indivíduo e para a sociedade.


AGENDA

Mídias sociais na ESPM-SP

Terceiro módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que vai ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, com foco em mídias sociais acontece em 26 de maio.