Engajamento político e “outras verdades”




Resumo da Semana


MERCADO

Calor digital no pleito

Na medida em que as eleições brasileiras vão ganhando forma - estamos a cinco meses do pleito -, a relação da política, seus personagens e a tecnologia digital passam a receber mais atenção. O Nexo Jornal fez uma atualização do estudo sobre o tamanho das páginas, atividade e engajamento de deputados federais no Facebook. Já o Estadão analisou 15.654 posts de pré-candidatos à Presidência no Twitter e descobriu o que diferencia o discurso de cada um. O site Reclame Aqui está aplicando tecnologia de reconhecimento facial para ajudar a identificar o passado corrupto de políticos brasileiros. A companhia lançou um app gratuito, batizado com o sugestivo nome de "Detector de Corrupção", que recorre à câmera do smartphone e a uma base de dados para delatar candidatos. Do lado legislativo, o TSE já autorizou 10 empresas a realizar financiamento coletivo nas eleições - 29 empresas aguardam análise da Corte - a chamada vaquinha virtual.

A era da “pós-verdade”

Diretamente ligada ao contexto político, a questão de notícias falsas (fake news) também se mostra um tema em ascensão. O Facebook lançará no Brasil uma ferramenta de verificação de notícias falsas em conjunto com as companhias de checagem Aos Fatos e Agência Lupa. Arick Wierson, estrategista político famoso por ter trabalhado na campanha do ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, acredita que o Estado não deve participar do combate às fake news durante as eleições. APública levanta 20 projetos de lei no Congresso pretendem criminalizar fake news e também conta como os especialistas acreditam que criar novo tipo de crime não resolve o problema e abre espaço para abusos e censura. Temor semelhante foi apresentado em evento por advogados, magistrados e acadêmicos da área jurídica. Eles acreditam que o excesso no combate à disseminação das fake news pode colocar em risco a liberdade de expressão no Brasil. A ferramenta de monitoramento de mídias sociais Scup preparou um estudo sobre o impacto das fake news nas eleições.

Gráfico: APública

Incerteza (mais do que) relevante?

Segundo reportagem do Poder360, a Abril Comunicações S.A. registrou prejuízo consolidado de R$ 331,6 milhões em 2017. O valor é 140% maior do que os R$ 137,8 milhões de prejuízo apurados em 2016. O grupo Abril comanda a edição de algumas das revistas de maior circulação no país, como Veja e Exame. O relatório de avaliação do balanço da companhia, elaborado pela PwC (PricewaterhouseCoopers), pode ser visto aqui e informa que: “Essa situação, entre outras (…)indicam a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa sobre sua continuidade operacional“.

Marca indelével

O software Image Insights, da Brandwatch, vem analisando o logotipo de empresas em imagens. A tecnologia vem sendo utilizada para pesquisar imagens compartilhadas on-line. E preparou uma lista das 100 marcas mais retratadas no Twitter e no Instagram a partir de um levantamento realizado com 250 milhões de imagens.

Grandes conferências

Depois do F8, do Facebook, foi a vez de Google e Microsoft apresentarem todas as suas principais novidades em conferências para desenvolvedores. Aqui está um resumo dos dois eventos sobre o que há de novo, o que é real e o que é vapor. O da Microsoft Build. E o do Google I / O.

Inferno digital

O bombardeio constante de ofensas vem se tornando frequente e criando muitos problemas nas pessoas. Sejam elas renomadas, em cargos de confiança e liderança ou até mesmo desconhecidas. Um especial da BBC aborda os motivos pelos quais a personalidade das pessoas muda (muitas vezes para pior) nas redes sociais.

Influência na medida

Já está disponível para download o aplicativo Skorr (Android, iOS) que tem como função medir o grau de influência digital de cada pessoa, a partir da sua atuação em seis diferentes redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, LinkedIn e YouTube). O sistema considera vários critérios para estabelecer o nível do usuário. A ferramenta, que não pretende se rentabilizar por publicidade - mas a partir da venda de dados de tendências de comportamento dos usuários - vai precisar se provar porque foi anunciada ao mesmo tempo em que o Klout - que tinha esta proposta - anunciasse o encerramento de suas operações.

Começar de novo

Sir Martin Sorrell, ex-CEO do WPP Group, que deixou o grupo mês passado depois de investigação que concluiu má conduta financeira, planeja "começar de novo". Ao participar de uma sessão na conferência de 2018 da Techonomy NYC afirmou: “Eu não vou escrever um livro. Não vou me aposentar voluntária ou involuntariamente. ”

Mais compras

A Accenture concluiu a aquisição da Meredith Xcelerated Marketing (MXM), uma agência digital sediada em Nova York e especializada em conteúdo de marketing integrado, desenvolvimento de estratégia entre canais e execução criativa. A proposta é incorporar habilidades de dados e análises, forte capacidade de criação de conteúdo e envolvimento do cliente no marketing direto ao consumidor, particularmente nas indústrias automotiva, de marcas de consumo e de serviços financeiros.


INFOGRÁFICO

Mapão brasileiro

A ProXXIma criou um mapa do ecossistema de marketing e ad tech brasileiro como ferramenta de conhecimento e guia de oportunidades de negócios para toda a indústria. A versão atualizada está aqui.


DOWNLOAD

A indústria de mídias sociais

Em seu décimo ano, o estudo de mídias sociais da Social Media Examiner foi produzido a partir de informações colhidas com mais de 5.700 profissionais de marketing, que revelam onde concentrarão seus esforços nestas frentes.


ACADEMIA

Imagens de férias no Instagram

Recursos de inteligência artificial, tais como processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagens, estão ficando cada dia mais acessíveis graças ao oferecimento das APIs (ou Interface de Programação de Aplicações) de serviços de computação em nuvem. O artigo apresenta contextualização, discussão e aplicação de um serviço de reconhecimento de imagens, através de scripts Python, à pesquisa de mercado nas mídias sociais através do estudo de cerca de 8,5 mil imagens publicadas com a hashtag #férias no Instagram.


AGENDA

Mídias sociais na ESPM-SP

Últimos dias para se inscrever para o terceiro módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que vai ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, com foco em mídias sociais acontece em 26 de maio.

Resumão

Se não conseguiu acompanhar, você pode conferir o que aconteceu de mais importante no ProXXima aqui.

O algoritmo e a democracia

A Casa Pública coloca em pauta o impacto das redes sociais na democracia. Para discutir o convidou Marco Aurélio Canônico da Folha de São Paulo, Eugênio Bucci, colunista da Revista da Época, Joana Varon, diretora da Coding Rights e Ivana Bentes, pesquisadora da UFRJ. Os convidados serão entrevistados ao vivo por Natalia Viana, codiretora da Agência Pública.

Cérebro, consumo e tecnologia

Como um palco onde ocorrem as mais diversas manifestações midiáticas contemporâneas, o ciberespaço tem se apresentado como um ambiente tecnológico que abarca múltiplas facetas de uso e significados culturais. Em meio a uma potente repercussão de conteúdos, a cena digital é um ambiente sempre aberto para contemplar novas formas de apropriação. Mas quais as verdadeiras transformações que estão acontecendo diante de nossos olhos? Três especialistas discutem o tema no BrandThinkers.