Transparência ou conveniência?




Resumo da Semana


MERCADO

Nossas sinceras desculpas

Após a série de escândalos envolvendo o Facebook, o Google resolveu seguir os passos recentes do Twitter e "esclarecer aos usuários" sua política de privacidade. A ideia, segundo a gigante de tecnologia, é uma melhor compreensão sobre quais dados são recolhidos e para qual finalidade. Entretanto, a interpretação geral sobre o movimento é de proteger-se contra uma possível regulação do mercado. A empresa também afirma ter melhorado as verificações de segurança para proteger, veja só, a privacidade de seu público.

Falando nisso…

Estudo da Harvard Business School e publicado no Journal of Consumer Research afirmou que a relação entre a transparência e a persuasão publicitária é absolutamente inconciliável - efetividade e proteção não caminham juntas. E, de acordo com os pesquisadores, os mais de 400 participantes remunerados, recrutados na internet, tinham 24% menos chance de se interessar por um produto ou site depois de saber que sua atividade em outras páginas havia sido rastreada.

Brechas do mercado

Com a queda de audiência do Facebook Live, a plataforma de vídeos ao vivo, o BuzzFeed está em busca de outras soluções para alcançar nova audiência. E a aposta parece mesmo se voltar para o Twitch: neste fim de semana, o portal exibiu o casamento real pelos meios já tradicionais e também via sistema da Amazon. Te cuida, Mark?

Com quem interessa

Finalmente, pré-candidatos à presidência decidiram falar com o público digital. E cada um usa as armas que lhe são mais convenientes: no Twitter, Jair Bolsonaro, líder nas pesquisas, atacou a imprensa. Na esteita da polêmica, Marina Silva falou sobre os desafios de punir e acessar a verdade, quando o assunto é ditadura militar e abusos. Até o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles - que tenta se firmar no MDB - falou em "sonhos" de um Brasil melhor. Foi dada a largada...

Aquela velha espiadinha

Engana-se quem pensa que o assunto da moda no mercado da tecnologia está concentrado exclusivamente nas plataformas digitais. Texto do New York Times tratou, na última semana, sobre como estes planos arrojados de espionagem no gramado alheio podem afetar diretamente a prática jornalista e levá-la a perder (ainda mais) a credibilidade centenária - ao menos nos Estados Unidos.

Flerte fatal

Aos adeptos da paquera discreta, o app Happn anunciou recentes novidades. Agora, os usuários podem utilizar o "modo invisível" durante o expediente. Os chamados cruzamentos poderão ser programados e agendados, de acordo com a preferência do público cativo. A nova opção também permite ocultar dados como idade e distância. Mas atenção: as novas funcionalidades só estão disponíveis aos assinantes do plano premium, que custa R$ 79,90 mensais.

Em tempo: uma piscadinha

Artigo publicado pelo Jornal da Comunicação da Oxford Academic revela, por meio de pesquisa, os maiores motivos de decepção dos usuários de aplicativos de paquera: frequência e mentiras.

Não fique nu

É bom ficar atento: convites falsos para o Nubank estão sendo distribuídos por aí. O objetivo dos cibercriminosos é roubar dados de usuários Android, por meio do aplicativo Nubank Convidado.APK. Uma vez instalado, ele permite acesso remoto ao celular da vítima, conseguindo, de forma ousada, até fazer ligações.

Esperanças renovadas para a mídia

Estimativas divulgadas via relatório da eMarketer apontam que os investimentos na área devem aumentar cerca de 7,4% em 2018, ultrapassando assim os US$ 600 bilhões. As mídias digitais serão responsáveis por até 43,5% com o aumento dos gastos com o comércio eletrônico global - entre outros fatores.

Ainda sobre o assunto…

O IAB Brasil divulgou pesquisa fresquinha sobre investimento em publicidade digital. O crescimento de 2016 para 2017 ultrapassou os 25%.

Hegemonia do clique

Pesquisa recente mostrou como grandes conglomerados (Google, Facebook, etc) conduzem as informações e seu trânsito nas redes - o chamado monopólio digital. Os responsáveis pelo estudo são do Coletivo Intervozes, que falam, entre outros assuntos, sobre concentração, centralização e a pouca abertura a novas vozes atuantes.

Música é dinheiro na mão

Poderia o frágil Spotify indicar mudanças no cenário econômico? Economistas do Banco Central Britânico acreditam que sim: as mudanças de "humor" na quantidade de downloads podem ser sugestivas no padrão emocional da população e ajudar os especialistas a medir o "sentimento econômico" de cada região. E, acredite se quiser, faz todo sentido. O sinal de alerta? Taylor Swift mais baixada que Beatles...

De olho na construção civil

Na semana passada, um gráfico publicado pelo Crunchbase News indicou quais as universidades mais envolvidas com startups no último ano - e, consequentemente, onde foram formados os CEOs destas companhias:

Agora, um estudo recente mostra cifras e outros números interessantes sobre como estas mesmas empresas poderão influenciar, num futuro breve, até o setor de construção civil - e mudar tudo.

Sem cópias

A Xerox Corp. simplesmente desistiu da fusão bilionária com a Fujifilm. O motivo? Investidores avaliaram que os termos do negócio, de mais de US$ 6 bilhões, poderiam causar uma desvalorização sem precedentes para a gigante americana. As negociações agora parecem ainda mais distantes.


ARTIGO

Esqueça o que te disseram

O segredo agora, segundo o texto de Gloria Origgi, é mesmo cuidar de sua própria reputação. Ela explica o paradoxo de viver na dependência da aprovação alheia e como isso vem se tornando, perigosamente, um pilar até para a inteligência de dados.


PODCAST

Ainda há saída?

Em busca de soluções para o difícil momento do jornalismo no Brasil, um coletivo de profissionais criou o podcast "A Regra do Jogo". O nome do programa, inspirado no famoso livro de Cláudio Abramo, abriu os trabalhos discutindo a capacitação dos profissionais da área. Entre os âncoras do debate, nomes como Breno Costa, diretor jornalístico do Brio Hunter, Natália Leal, chefe de interação e Networking, e sub editora da Agência Lupa e Jorge Tarquini, coordenador do curso de pós graduação em jornalismo na ESPM, entre outros. Dá pra ficar antenado via Soundcloud, Youtube, Facebook e ITunes.


DOWNLOAD

Como anda sua confiança digital?

Sim, ela existe! E já virou um índice. Um relatório bem elaborado pela Coordenação do MBA de Marketing Digital da FGV, em parceria com a Infobase Interativa, mostra as perspectivas dos brasileiros em relação à tecnologia, ao longo do tempo.


AGENDA

Última chance

Ainda dá tempo de se inscrever para o terceiro módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que vai ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, com foco em mídias sociais acontece em 26 de maio.