O avanço da publicidade digital




Resumo da semana


MERCADO

Recorde da publicidade digital

Os investimentos em propagandas para o meio digital no Brasil cresceram 25,4% em 2017 na comparação com 2016. Só no ano passado foram gastos R$ 14,8 bilhões. É a maior quantia já registrada. Desde 2011, o investimento vem crescendo exponencialmente. O maior aumento foi de 2016 para 2017. Foram R$ 3 bilhões a mais. O mercado publicitário brasileiro vai movimentar este ano US$ 4,55 bilhões em mídia digital, o que corresponderá a um crescimento de 17% em comparação com os US$ 3,89 bilhões registrados em 2017, prevê o eMarketer. Mas a maior novidade está no fato de que a publicidade móvel pela primeira vez vai superar a feita em desktops. Se no ano passado o mobile respondeu por 42% do faturamento total com mídia digital, a previsão para 2018 é de que sua participação suba para 55%, movimentando US$ 2,52 bilhões.

Poder do marketing de influência

O marketing de influência expandiu-se exponencialmente nos últimos dois anos. Vimos a indústria passar de uma tática de marketing crescente para uma parte essencial da maioria dos orçamentos de marketing. Um estudo mostra que 39% dos profissionais de marketing vão aumentar suas verbas para investimento neste segmento ao longo deste ano. O tema é tão relevante que até o Facebook está testando uma nova ferramenta que ajudaria a combinar anunciantes com criadores de conteúdo. O mecanismo de pesquisa de correspondência permite que os profissionais de marketing escolham influenciadores com base nas características dos fãs dos criadores de conteúdos e visualizem estatísticas sobre seus públicos-alvo.

Aceleradora de negócios na periferia

A iniciativa da Produtora A Banca – em parceria com Artemisia e FGV EAESP (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios), quer potencializar uma nova geração de negócios de impacto social que atuam nos distritos do Jardim Ângela (M’Boi Mirim), Capela do Socorro e Campo Limpo (Capão Redondo), zona sul de São Paulo. As inscrições estarão abertas de maio até 20 de Junho de 2018 e devem ser feitas exclusivamente pela internet nesse formulário.

App malicioso

Dos 56,9 milhões de ciberataques via links maliciosos registrados pelo dfndr lab, da PSafe, no primeiro trimestre de 2018, 2,9 milhões foram mensagens de notícias falsas. Houve um aumento de 12% ante 2,6 milhões do trimestre anterior, sendo que 95,7% delas são disseminadas pelo WhatsApp. As fake news representam 5,3% dos ataques via links maliciosos.

Combate às fake news (será?)

2018 vem sendo um ano bastante tenso. A proximidade das eleições vem esquentando os debates. Com receio da bagunça ainda maior que o pleito pode virar, políticos e partidos se dizem preocupados com eventuais notícias falsas e, em razão disso, começam a montar equipes para atuar no combate a conteúdos fraudulentos. Na outra mão, já tem gente mais adiantada que, inclusive, vem sendo acusada de manter redes de sites considerados propagadores de notícias falsas.

Nananinanão para os candidatos

Questionado pelo jornal O Globo sobre como funcionaria o procedimento em sua plataforma, o Twitter informou que não vai vender publicidade durante a campanha eleitoral. Em nota, a empresa disse que “no Brasil, nossas políticas de anúncios não vão permitir a veiculação de propaganda eleitoral paga”.

Influência da informação

A força do jornalismo vai além do alcance da audiência. E o projeto Impacto.jor se propõe a mapear e a comprovar sua influência. A iniciativa idealizada pelo jornalista Pedro Burgos, ICFJ Knight Fellow, e financiada pelo Google News Lab no Brasil, com apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), teve início em 2017 de forma experimental com cinco veículos. O UOL passa a integrar também a iniciativa como um dos parceiros.

Gigante

O jornalismo perdeu, na semana passada, um de seus grandes nomes com o falecimento de Alberto Dines.

Mais recursos

Seguindo os passos de seu dono (Facebook), o Instagram também vem investindo em novidades a cada semana. A plataforma agora realiza testes de dois novos recursos que manterão os usuários informados sobre quanto tempo eles estão gastando no aplicativo. Outra novidade é a possibilidade de silenciar perfis.

Surpresa?

O Spotify continua em transformação. Dessa vez, anunciou mudanças de navegação e mais agilidade, no uso de seus aplicativos - muitos assinantes reclamam da plataforma baixada em seus computadores, pela lentidão e ineficiência nas buscas de artistas e canções específicas. Agora, em nova fase, o aplicativo promete abas mais simples, facilitando a navegação, um botão de “like” - que imediatamente coloca o artista/música entre os favoritos do assinante - além de instaurar o recurso de busca e navegação simultâneos, o que não era possível anteriormente. O serviço disparou um e-mail neste fim de semana avisando das novidades e com o título: “acaba de ficar ainda melhor”. Vamos acompanhar.

Este ano vem forte

Reed Hastings, fundador do serviço de streaming de vídeo Netflix, afirma que este ano vai colocar no mercado tantos filmes quanto todas as grandes produtoras hollywoodianas juntas.

Em tempo…

A Netflix ultrapassou a Disney durante o pregão de quinta-feira passada (25) e se transformou na companhia de mídia com o maior valor de mercado do mundo. As ações da Netflix subiram 1,8%, chegando ao valor de mercado de US$ 152,6 bilhões, enquanto as da Disney recuaram 1%, chegando ao valor de mercado de R$ 151,8 bilhões.

Futuro do varejo

A recente edição do TrendWatching Quarterly está disponível e aborda o futuro do varejo. O time de especialistas mergulhou em cinco novas tendências que indicam como criar produto, serviço, plataforma, experiência etc.


TECNOLOGIA

Drama dos dados continua

Cresce a realização de parcerias e projetos de gigantes de tecnologia com os órgãos de defesa norte-americanos como a Amazon e Microsoft. No caso do Google, o assunto tem causando um desconforto bastante grande. Até abaixo-assinado entre colaboradores - inclusive engenheiros - andou rolando por lá como conta especial da Wired. O Facebook também continua na berlinda. A plataforma de Mark Zuckerberg está sendo acusada de acessar mensagens de texto, histórico de localização e as fotos trocadas pelo aplicativo do celular. Na Alemanha, o Facebook está sendo pressionado a acabar com as mensagens de ódio.

Vending machine do futuro

Uma das coisas mais visíveis na paisagem cotidiana é a máquina de venda automática. A Coca-Cola quer levar as suas unidades para o futuro. A unidade apresentada pela companhia possui tela sensível ao toque de alta definição de 24 polegadas e conectividade bluetooth, para que um consumidor possa se conectar à máquina via aplicativo móvel e pedir uma bebida personalizada antes mesmo de chegar à máquina.


INFOGRÁFICO

TV e Youtube

Conteúdo do ThinkwithGoogle mostra três tendências no YouTube que ilustram como a definição das pessoas e as expectativas de entretenimento por vídeo estão mudando.


ARTIGOS

Tecnologia, saúde e solidão

As plataformas de mídias sociais que revolucionam, curam, propiciam experiências de satisfação e alívio podem criar dependência e dor, na mesma proporção. Para onde estamos caminhando, afinal, em termos de saúde, tecnologia e solidão e onde podemos chegar com tudo isso?

Marketing de influência

Gareth Leeding, diretor de criação da We Are Social Sport, explica as mudanças provocadas na publicidade e a criação e necessidade de se reescrever as regras do marketing de influência.


DOWNLOAD

Gênero e mobilidade

A GSMA apresentou o relatório The Mobile Gender Gap Report 2018. Entre algumas das informações está, por exemplo, o fato de que, no Brasil, a chance de uma mulher possuir um smartphone é 15% menor do que a de um homem.


AGENDA

Google Live Stream

Apresentação do gigante de tecnologia pretende mostrar inovações em termos de anúncios, análises e plataformas, bem como pesquisas mais recentes, insights do consumidor e tendências que estão moldando o futuro. A transmissão acontece em 10 de julho e as inscrições podem ser feitas aqui.


CURSO

Criação e distribuição de conteúdo em vídeo

Aprimore seu desenvolvimento profissional e saiba como produzir e gerir com sucesso seu negócio (ou carreira) em todas as plataformas digitais (portais, redes sociais e dispositivos móveis) gerando e distribuindo conteúdo em vídeo. Novo curso na ESPM-SP.