A relação do Google com Brasil




Resumo da Semana


MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Integração Classe C

O Google quer ampliar a acessibilidade digital e estreitar as relações com o Brasil. Ao menos foi o discurso apresentado em evento realizado na última semana, em São Paulo. Foram diversos novos produtos anunciados, todos dando um peso especial para a inteligência artificial para aumentar "a eficácia dos aparelhos". Entre as novidades, um smartphone voltado para pessoas de baixa renda, em parceria com fabricantes nacionais, que custará em média R$ 300. Neles, a linha de aplicativos "Go", que deve otimizar tarefas consideradas comuns. No que depender dos donos do projeto, "o céu é o limite" para tais integrações. Material completo apresentado durante o Google For Brasil pode ser acessado aqui.

Vida longa aos vídeos longos?

O Facebook já informou, em suas conferências, seus esforços voltados para vídeos. O modelo chega ao Instagram. A plataforma começa a realizar o teste de permitir que usuários publiquem vídeos com mais tempo de duração - até uma hora. A plataforma também convidou um grupo de repórteres em seu novo escritório em São Francisco, na Califórnia, e explicou como seus algoritmos funcionam. Outra plataforma que vem chamando a atenção e sendo chamada de “Instagram das Notícias” é o Zig. Recebeu investimentos do icônico editor-chefe da Vanity Fair, Graydon Carter, e do lendário produtor musical Quincy Jones.

Mais sujeira no ventilador

Os movimentos e ações do Facebook continuam rendendo muitas críticas. O gigante de tecnologia reconheceu que está compartilhando dados de usuários com empresas chinesas, incluindo a Huawei, fabricante de smartphones que as agências de inteligência dos EUA chamaram de ameaça à segurança. A plataforma de mídias sociais também disponibilizou seu novo recurso para combater notícias falsas, que permite votar negativamente em comentários (downvote). Especialistas apontam para os problemas desta nova ferramenta. Para jogar mais pá de cal, novo relatório da Parse.ly mostra o impacto da mudança de algoritmo do Facebook nos editores e, mesmo com melhoria, o Google se mantém na liderança de geração de tráfego. Para completar, um bug no algoritmo fez com que a rede torna-se público conteúdos compartilhados como privados pelos usuários - e teve de pedir desculpas.

E, ainda, caiu do trono

A semana começou quente: de acordo com o relatório divulgado pelo instituto norte-americano de pesquisas digitais Pew, “Adolescentes, Mídias Sociais e Tecnologias 2018”, o Facebook deixou de ser o queridinho entre o público mais jovem que usa seus smartphones para se conectar com o mundo. Hoje, segundo o estudo, 85% dos adolescentes dos EUA entre 13 e 17 anos de idade afirmaram usar o YouTube, em comparação com 72% no Instagram, 69% no Snapchat e apenas 51% no Facebook. Em 2015, data da última pesquisa, o “azulzinho” liderava com folga a preferência dessa faixa de público.

Caiu no fado

Terminam em 30 de junho as inscrições para o Startup Award Brasil. O prêmio, que chega à sua segunda edição, levará dessa vez a startup vencedora para Lisboa – com direito a estande e tudo mais no Web Summit, que acontece em novembro na capital portuguesa. Dez empresas serão avaliadas e o resultado sairá em 14 de julho.

Falando nisso...

Foi inaugurado na última semana de maio o AfroHub, um programa que apoia iniciativas tecnológicas de empreendedores negros. A partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), descobriu-se que existem mais de 5,8 milhões de empreendedores negros com acesso à internet no país, que movimentam cerca de R$ 219,3 bilhões por ano. Segundo o Sebrae, afro empreendedores estão à frente de 51% das empresas brasileiras. Já não era sem tempo.

Influência na tomada de decisão

Pesquisa do Instituto QualiBest identificou o poder dos influenciadores no comportamento dos consumidores. O levantamento aponta que os criadores de conteúdo só perdem em influência para parentes e amigos na hora que o consumidor opta por um serviço ou produto. O Conar, atento a esta configuração, vem tentando ampliar a análise e condenou oito ações de influenciadores no YouTube.

Avanço das consultorias

Seguindo o movimento já apontado pelo mercado de que as consultorias querem e podem dominar o mercado das agências de publicidade e marketing digital, a Bain & Company anunciou a aquisição da FRWD. O PropMark também traz uma reportagem que mostra a evolução das consultorias nas frentes de marketing digital.

O tal do jornalismo digital

Resumo da apresentação de James Briener para a convenção anual da Sociedade Espanhola de Jornalismo (SEP, Sociedad Española de Periodística) em Málaga, Espanha, apresenta 10 paradigmas caminhos que precisam ser traçados pelo jornalismo em meios digitais. Quem também avalia este cenário é a Columbia Journalism Review, que foi conversar com os editores de BuzzFeed, Reuters, The Washington Post entre tantos outros para saber qual o perfil de profissionais que eles estão procurando para contratar. O BuzzFeed, aliás, que demitiu cerca de 100 pessoas no ano passado, está cortando outras 20 pessoas e diz que vai contratar outras 45 como parte de uma reorganização do lado comercial. O contexto da mídia vem provocando discussões relevantes sobre rentabilidade notícias falsas, estruturas. O NiemanLab levanta a questão sobre como restaurar a confiança nas notícias?

Record entra na briga por VOD

Passada a Copa do Mundo da Rússia, o Grupo Record lançará a "PlayPlus", plataforma de vídeo sob demanda no estilo market place. A novidade já chega com opções de download para iOs e Android. Além de conteúdos da própria grade, a PlayPlus irá oferecer ainda programações de outros canais – ESPN e PlayKids são algumas das marcas que já fecharam parceria.

Vai ter copa pra c...aramba!

Twitter e Fifa anunciaram esta semana uma parceria para que os usuários da plataforma acompanhem notícias rápidas e interajam entre si, durante o período da Copa do Mundo da Rússia. Todas as interações relacionadas levarão a hashtag #Copa2018, aqui no Brasil. E para facilitar a veiculação, cada seleção terá um repórter especial.

E como vai!

O YouTube forneceu uma análise das tendências relacionadas ao futebol no último ano em sua plataforma antes da Copa do Mundo da FIFA. Equipes latino-americanas, por óbvio, lideram o caminho.


TECNOLOGIA

O gigante ataca

Atacando em todas as frentes, a Amazon tornou-se um player poderoso entre redes de TV e telespectadores. Estudo do The Diffusion Group apontou que o Prime Video Channels já é responsável por 55% de todas as assinaturas de vídeo direto ao consumidor – algumas redes negam os altos números. O executivo de TV Evan Shapito chegou a declarar que a Amazon é um ótimo lugar para quem está começando a investir em tecnologia, sem grandes budgets. Mas será mesmo que os interessados estão dispostos a ceder?

 

E já que o assunto é “gigante”...

A Apple anunciou esta semana o iOS 12, novo modelo do Mac, e um novo nome para seu computador, baseado num deserto californiano: o Mojave. As novidades foram divulgadas em um evento para desenvolvedores. Facetime, Siri e a proteção de dados também ganharam modificações importantes. E a empresa aproveitou o ensejo para desmentir os rumores de unificação dos sistemas. O motivo: seus designers não acreditam que alguém esticará o braço para manipular seus computadores como a um tablet.

Mais sobre o sabor das maçãs

A empresa lançou também o Scream Time (tempo de tela), recurso que gera relatórios diários sobre o tempo que se gasta em cada aplicativo nos smartphones. Será possível estabelecer um limite, inclusive, e o usuário será avisado sobre o seu esgotamento com um alerta. Acionistas da empresa vêm demonstrando há algum tempo uma preocupação com a problemática do vício do uso de smartphones, especialmente pelos jovens. Uma carta aberta foi escrita por eles no começo deste ano, lembra?

Codeiros

A Microsoft anunciou a compra do GitHub, vasto repositório de códigos bastante popular entre desenvolvedores, por cerca de US$ 7,5 bilhões. Foi uma jogada importante no mercado de software.


INFOGRÁFICO

Conversação cultural

O papel do marketing, historicamente, tem sido capturar "share of voice" por meio de uma variedade de canais de mídia. Mas uma nova pesquisa sugere que a captura de “compartilhamento de conversas culturais” pode agora ser uma missão tão importante para os profissionais de marketing. A pesquisa é da agência criativa Trailer Park e do Annenberg Innovation Lab da USC.


DOWNLOADS

Estado da mídia

Desde 2004, o Pew Research Center publica um relatório anual sobre indicadores-chave de público e econômicos para uma variedade de setores da indústria de mídia dos EUA. São dados falam sobre as formas em que os americanos buscam notícias e informações, como as organizações de notícias obtêm suas receitas e os recursos disponíveis para os jornalistas norte-americanos ao procurar informar o público sobre eventos importantes do dia. Trata-se de uma grande referência e a nova edição já está no ar.

Estado da publicidade

Está disponível para download o relatório relatório State of the Media Industry 2018 da Ooyala que traz as principais tendências do segmento.

Visão global de mídia e entretenimento

A PWC lançou o Global Entertainment & Media Outlook 2018–2022. Trata-se da projeção de cinco anos de dados de gastos de consumidores e anunciantes em 15 segmentos e 53 territórios.

Código para as eleições

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi) criou um Código de Conduta para Agentes Digitais em Campanhas Eleitorais. A proposta é tornar transparente o trabalho realizado durante o pleito de 2018.


ACADEMIA

Mídias sociais e imprensa

Ainda é raro encontrar no mercado uma integração ideal entre o monitoramento de mídias sociais e o clipping e análise de imprensa. Via de regra, as ferramentas atendem mais uma parte que outra. O time do IBPAD fez o mapeamento de veículos e relacionamento com a imprensa usando análise de mídias sociais. O resultado pode ser visto aqui.


AGENDA

Prêmio de jornalismo

Estão abertas as inscrições do Prêmio CNH Industrial de Jornalismo. Serão contempladas as melhores reportagens e fotografias em quatro divisões: agronegócio, construção, transporte e macroeconomia. Reconhecimentos variam de R$ 5 mil a R$ 15 mil para os primeiros colocados.

Cenário das Redes Sociais no Brasil

Luciana Burger, Managing Director da comScore Brasil, e Felipe Otaka, Client Service Specialist, apresentam, no próximo dia 19 de junho, dados sobre o consumo da categoria no Brasil, práticas de engajamento e como melhorar a eficácia nestas ações específicas.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!