Nova mídia?




Resumo da semana


MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Uma empresa construída sobre um blefe

A crise dos grandes veículos de imprensa, que afeta o negócio dessas companhias desde a popularização dos meios digitais, fez surgir novas empresas de mídia. Huffington Post, Buzzfeed, entre outros foram criados como a nova promessa e um jeito diferente de fazer comunicação. O que temos visto, entretanto, é que não é bem assim. Ao menos é o que mostra um especial da New Yorker sobre a trajetória da Vice, uma dessas novas “vedetes” da imprensa. A companhia, que teve Shane Smith como líder e “pregador” de uma revolução na comunicação durante muitos anos, tem sua história nem tão bacana assim destrinchada, pegando carona na extensa reportagem do The New York Times sobre os bastidores que traziam uma investigação sobre má conduta sexual em toda a empresa e, na sequência, a queda brusca de receita.

Com ele, não tem erro

Graças à aprovação do acordo da AT & T-Time Warner, o aumento dos preços das ações e uma votação na Copa do Mundo de 2026, esta semana está se tornando uma das melhores da vida do nosso velho conhecido Rupert Murdoch. Entre as boas notícias, uma oferta de US$ 60 bilhões da Comcast pela maior parte dos ativos da 21st Century Fox – algo 15% superior à oferta da Disney de US$ 52,4 bilhões.

Não para, não para, não para, não

A confusão entre Facebook e Cambridge Analytica continua em seus desdobramentos – agora, o debate é entre os usuários da plataforma. Pesquisas recentes indicam novos níveis de preocupação entre os consumidores e um maior senso de consciência dos riscos de privacidade do uso de redes sociais. As consequências potenciais da controvérsia parecem não ter fim.

Para agradar a comunidade

Para quem trabalha com redes sociais e monitoramento, uma notícia aparentemente boa: o Facebook já faz testes com páginas A/B para postagens. Por meio delas, será possível tomar decisões mais estratégicas de acordo com o cliente, bem como analisar formatos mais adequados para desempenhos mais sólidos. O estágio ainda é inicial, mas dá para se ter uma ideia de como vai funcionar. A empresa também está investindo nos chamados Posts 3D, com novas ferramentas e recursos visuais.

Os impérios contra-atacam

Um grupo de sete grandes associações de mídia, de diferentes países, se organizaram e enviaram uma carta de protesto para o Facebook, contestando sua política de anúncios e a falta de transparência sobre propaganda política na rede social. Tal política afeta os editores que pagam a plataforma para aumentar a exposição de seus artigos e reportagens.

Enquanto isso...

A repercussão das respostas de Mark Zuckerberg ao congresso norte-americano explodiu esta semana. Já são quase 230 páginas sobre o escândalo com a Cambridge Analytica. A quem interessar o looongo documento, dá pra ver por aqui.

Otimistas decepcionados

Pensadores e estudiosos do comportamento social e da tecnologia estavam otimistas. Acreditavam na melhoria do mundo a partir das novas plataformas digitais e da conectividade. A realidade trouxe outras verdades. A internet deveria salvar a democracia mas nada saiu como o esperado. As mídias sociais, hoje, são protagonistas mais de ameaças do que de oportunidades de termos um mundo melhor. A Vox foi conversar com quatro renomados especialistas - Clay Shirky, Jeff Jarvis, David Weinberger e Alec Ross - para entender o que deu errado.

Consolidação

Dentro do movimento de integração de suas operações, o Grupo Ogilvy absorveu a 3yz, criada por Roberto Sirotsky e Nicolas Motta. Outras companhias que “juntaram as escovas de dente” foram a Bullet e a Nexo, que criaram uma joint venture com a proposta de levar soluções a partir do uso de inteligência artificial e outras tecnologias para o mercado de promoção, eventos e ativação. A operação conta com um investimento de R$ 1 milhão.

Não acabou, não...

Martin Sorrell nega, claro. Mas a holding WPP tem investigado o uso de dinheiro da companhia para pagar uma prostituta, antes da renúncia ao cargo de CEO. Mas foi seu único comentário a respeito de mais uma polêmica envolvendo sua carreira e reputação. Reportagem do Wall Street Journal desta semana afirmou que o boato, pesadíssimo, também pode pesar em cima de outros executivos do grupo. A suposta falta de conduta profissional de Sorrell já vem sendo discutida há meses, nos meios corporativos. A conferir.

Arrumando a casa

A Omnicom reorganizou seu grupo de agências de marketing experiencial colocando-as sob um guarda chuva único chamado Omnicom Experiential Group. Entre elas estão Auditoire, Doit !, Marketing GMR, Luxury Makers e Tro.

Táticas de medo e intimidação

Última edição da série “Confessions”, do Digiday, mostra como as agências estão utilizando táticas questionáveis e de intimidação na busca pela manutenção dos seus modelos de negócios.

Marcas e fake news

As companhias sempre tiveram de lidar com afirmações duvidosas sobre elas e que podiam prejudicar a reputação. Mas com o crescimento da internet e mídias sociais, esta tornou-se uma preocupação maior, apresenta o Meio & Mensagem. Aliás, o Brasil é o país mais preocupado com notícias falsas, segundo o Relatório sobre Notícias Digitais do Instituto Reuters, que analisou 37 nações. Dos entrevistados brasileiros, 85% se importam com a veracidade e a possibilidade de notícias manipuladas.

Estendendo as “luzinhas”

O Pinterest, finalmente, se mostra. Parece um trocadilho ruim, mas a ferramenta absolutamente visual, curiosamente, se relaciona pouco com agências e players – mas está querendo mudar esse quadro. No comecinho do mês, executivos participaram do IPG Mediabrands Café para contar um pouco mais sobre o “Audience Insights”, que poderá ajudar estrategistas e compradores a ver o que está acontecendo por lá, sem nem precisar fazer uma ligação. A empresa tem atraído anunciantes com mensagens de insights dos consumidores e mudando suas perspectivas, depois do seu CEO ter declarado, em 2015, que o Pinterest não é exatamente uma rede social.

Apelou

Vendo a queda de acessos cair cada vez mais, o Snapchat agora parte para o ataque de vez: está sorteando, entre o público americano, uma viagem para a Comic Com, que será realizada em San Diego, com tudo pago. A missão? Criar uma peça da DC Comics, por realidade aumentada. É o Lens Studio Challenge, a primeira experiência da plataforma neste campo. Será?

Verdades no seu Whatsapp

Tem gente de olho na disseminação de notícias falsas no Whatsapp, sim. O Verificado 2018 é uma iniciativa nova e colaborativa vinda do México e liderada por Animal Político, AJ + Español e Pop-Up Newsroom – as eleições no país serão realizadas em 1º de julho e a ferramenta de comunicação é a mais popular do país. Segundo os organizadores do movimento, a plataforma é individualizada, mas nem por isso é impossível de ser dimensionada. E por aqui, o que será que temos feito no combate às fake news?

Shopping-sofá

Pesquisa recente apontou que os Instagrammers que ficam de olho nas stories costumam assistir a reportagens para se manterem informados sobre as marcas nas quais estão interessados, obter uma visão privilegiada dos produtos de que gostam e descobrir novos produtos que são relevantes para eles. A sacola de compras tem ficado cheia, com aquisição de produtos para além do feed.

O mundo visto em 360º

Duas histórias em vídeo de 360° sobre mudanças climáticas foram apresentadas na Global Editors Network Summit, em Lisboa – uma delas, brasileiríssima. Flavia Martins e Miguel, do R7 Minas, contou a história do Rio São Francisco, que agoniza uma seca de sete anos e está ameaçado. Ela falou a um órgão estrangeiro de imprensa sobre os desafios de uma reportagem nestes moldes.


TECNOLOGIA

Todo mundo tem seu precinho

3 mil internautas entrevistados no Reino Unido confessaram que venderiam seus dados pessoais para suas marcas favoritas por apenas US$ 150. Já os entrevistados dos EUA disseram que ficariam bem com o monitoramento e rastreamento de suas atividades pelo Google em todos os seus dispositivos digitais em troca de US $ 25. Ficamos assim tão baratos?

Falando em precinho...

Painel da Febraban esta semana apontou: 69% dos lucros do Banco Itaú já são derivados de transições digitais. O presidente da instituição afirmou que o resultado é uma resposta aos investimentos pesados no setor.

Criança feliz, pra monitorar... (leia cantando)

A Fitbit lançou no mercado norte-americano a Ace, uma controversa pulseira desenvolvida para crianças a partir dos 8 anos, que rastreia passos, horas dormidas e minutos ativos dos pequenos. Ela é também capaz de enviar notificações push para incentivar as crianças a se movimentarem, caso estejam paradas por um longo período.


DOWNLOAD

Rapidinho, rapidinho

O último relatório sobre mobilidade divulgado pela sueca de telecomunicações Ericsson cravou: 12% das conexões móveis serão 5G até 2023. E a América do Norte deve sair na frente, já que a expectativa é que até a metade de 2019, 50% das operações nos Estados Unidos estejam nesta frequência. Já o número de dispositivos conectados à internet das coisas ultrapassará os 50 bilhões até 2022, segundo pesquisa da Juniper.


ACADEMIA

Saúde é o que interessaaaa

Grupo de pesquisadores da USP começou a estudar os desafios de construir softwares para diagnósticos. O objetivo é reunir quantidades massivas de dados e buscar padrões comuns a certas doenças. Por enquanto, estes sistemas ainda são pesados e complexos para que médicos os tenham em seus consultórios, mas a expectativa é de que o problema seja resolvido.


AGENDA

Futuro do comércio eletrônico

A Varejo Tech Conference 2018 já tem data marcada: 23 de agosto, em São Paulo. Debates e mesas redondas com gigantes do setor sobre o futuro do e-commerce. Cerca de 50 palestrantes de diferentes lugares do mundo estarão por lá.

Digital Summit

Tá chegando também o Digital Summit 2018, evento voltado para o mercado digital com debates sobre tendências, atualização e conectividade, no Brasil e no mundo. 30 de junho, também em São Paulo. Inscrições aqui.

Monitoramento

A E.Life anunciou o curso “Monitoramento de notícias e gestão de reputação em redes sociais” no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho. Entre alguns dos temas que serão debatidos em três horas de encontro, o modelo da nova imprensa, boatos e grupos de oposição e monitoramento analítico rápido. Mais informações e inscrições aqui


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!