Retorno inesperado




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Retorno inesperado e um tanto milagroso

É assim que uma reportagem do BuzzFeed define a reorganização do Twitter e as razões para a retomada da companhia. A plataforma vinha perdendo anunciantes, interesse do público, funcionários, dinheiro. Chegou a ter seu fim decretado por alguns analistas e veículos da imprensa. A receita voltou a crescer, assim como volume de usuários, e até mesmo ex-colaboradores retornaram para a empresa. Voltou a cair nas graças de jovens - que viram uma invasão de pessoas mais velhas em suas redes preferenciais como o Facebook. Para manter a boa maré, o Twitter também vem investindo em ferramentas e recursos para combater abusos e contas maliciosas (duas das maiores críticas em relação à mídia social).

Contra notícias falsas

Uma pesquisa realizada pelo INCT (Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação) demonstra que a maioria dos eleitores brasileiros não percebe que recebem notícias falsas de política. Inclusive, esteve, no Brasil, a convite da Abraji, Claire Wardle, pesquisadora da Universidade de Harvard que aborda os desafios do jornalismo para o futuro. Ela lançará oficialmente o projeto Comprova, que reúne forças de 24 redações no combate a boatos e notícias falsas durante as eleições no Brasil, que passa a operar em 6 de agosto. Será a primeira vez que uma iniciativa terá acesso à API do WhatsApp.

Esnobadas

Conhecida por ser uma das mais renomadas e reconhecidas revistas de moda do mundo, a Vogue afirmou não depender mais da rede social classificada pela publicação como "decadente", isto é, o Facebook. Segundo a diretora digital Anna-Lisa Yabsley, a audiência chega à publicação principalmente por buscas diretas no Google, posts no Instagram e as newsletters distribuídas por e-mail. Quem também criticou duramente a rede social foi o CEO do The New York Times, Mark Thompson.

Achou errado, otário!

A popularidade do Facebook pode ter caído entre o público adolescente – e até entre os mais informados, que leem nosso Market Brief. Mas no mercado, isso ainda está longe de acontecer: mesmo com todos os problemas que envolveram a plataforma em 2018, as ações do Facebook atingiram um recorde, subindo acima de US$ 200 por ação pela primeira vez, nos últimos dias – alta de 14%, somente neste este ano. E o valor de mercado da companhia é de cerca de US$ 585 bilhões (isso porque nem falamos no valor do seu CEO e co-fundador). Apesar disso, segue o tom de crítica sobre os problemas causados à democracia e em outras frentes, o que fez a companhia a investir numa assessoria especial para antecipação das crises. Na tentativa de minimizar as porradas que vem tomando da imprensa de maneira geral, a gigante de tecnologia também passa a viabilizar a venda de assinaturas via Instant Articles, e o primeiro jornal brasileiro a testar o modelo é O Globo na América Latina.

Uma revista...

Facebook lançou uma revista quadrimestral chamada Grow. A publicação aborda o desenvolvimento de negócios para empresas e empresários. “Cresça seu negócio. Cresça sua rede de contatos. Cresça sua mente”, assina o slogan. A plataforma, entretanto, se nega a chamar o veículo de revista e afirma ser um programa de marketing de negócios voltado para líderes empresariais.

Impressa...

Enquanto boa parte das editoras estão abandonando ou reduzindo suas edições, a MIT Tech Review, revista de 119 anos, recentemente reformulou sua edição impressa de apenas uma coleção de artigos para um produto que não apenas publica o conteúdo que foi postado on-line um mês depois, mas também tem sua própria atitude e maneira de contar histórias.

Quer tc?

O aplicativo francês Happn chegou à marca de 50 milhões de usuários no mundo, sendo o Brasil seu segundo maior mercado, com 6,6 milhões de consumidores. O volume de adeptos do app de relacionamento aumentou e um dos destaques é justamente a cidade de São Paulo como a cidade com mais usuários cadastrados: cerca de 1 milhão de pessoas.

Sobe, sobe, sobe

Quem também cresceu de maneira exponencial foi o Instagram. E não só em volume de público. Depois de atingir a marca de um bilhão de usuários ativos, estima-se que a plataforma pertencente ao Facebook tenha alcançado US$ 100 bilhões em valor de mercado. A plataforma também lançou a possibilidade dos usuários realizarem vídeo chat por meio de mensagens diretas.

Social Users

Apostando alto

O Snapchat está investindo alto para não cair no esquecimento. Agora, está produzindo uma nova série de documentários de 12 episódios com a Bunim-Murray Productions, estrelando o criador de moda e beleza teen do YouTube, Summer Mckeen, segundo a Variety. A versão de 12 partes "Endless Summer", que será lançada em setembro, apresenta pessoas da vida real em cenários com scripts.

Polícia (e política) do conteúdo

Depois de apanharem muito por não reforçarem o controle sobre a exibição de publicidade ao lado de transmissão de suicídios, notícias falsas, vídeos censuráveis e muito mais, Youtube, Facebook e Twitter agem para não afastarem os grandes anunciantes. Outra luta está centrada em acalmar os ânimos da direita conservadora nos Estados Unidos que vem pegando no pé das gigantes de TI como Twitter e Facebook e do próprio governo, inclusive, em reuniões secretas.

Ficou feio…

Falando em polícia do conteúdo - e em casos como esse, ainda bem -, a "vítima" da vez foi o youtuber Julio Cocielo, dono de uns canais mais populares do Youtube no Brasil. Após uma piada controversa sobre o atacante francês Mbapeé no Twitter - onde o "influenciador" dizia que ele "conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein [sic]" -, a coisa ficou feia. Acusado de racismo, Cocielo apagou a postagem e pediu desculpas, justificando que a gracinha se referia apenas à velocidade alcançada pelo atleta, e não por sua etnia. Mesmo assim, o assunto continuou repercutindo e em instâncias inimagináveis para o moço. Pegou mal demais.

E o que é pior

Jovens como Julio Cocielo talvez nem imaginem o tamanho de seu alcance e influência - especialmente entre crianças. Matéria desta semana mostra, em números, o crescimento das plataformas na preferência da molecada e o quanto isso pode levá-las a escolher sua "profissão futura": youtubers, claro.

Ué?

Pesquisa com marqueteiros e influenciadores realizada pela Activate apontou que 62% dos profissionais de marketing dizem ter aumentado seus orçamentos de marketing em 2018. Enquanto isso, outros tantos influenciadores (61%) disseram que tinham mais oportunidades de parceria patrocinada em 2017 do que tinham em 2016.

E já que o assunto é censura digital

O Grupo Globo divulgou seus novos princípios editoriais. É de fato um guia para regular o comportamento de seus jornalistas nas redes sociais - onde, aliás, estão cada vez mais presente. A organização quer que os jornalistas tenham um padrão de comportamento na internet que não coloque em risco o que sempre foi muito caro ao discurso histórico do grupo: a isenção - palavra escrita 16 vezes no editorial assinado por João Roberto Marinho, presidente do Conselho Editorial. A medida afeta todos os que trabalham em lugares como TV Globo, jornais O Globo e Extra, rádio CBN, revistas da Editora Globo (como a Época), e G1.

Lições do feminismo ‘geek’

Kameron Hurley, escritora de ficção científica vencedora de dois prêmios Hugo, indicada a um Arthur C. Clarke, um Nebula e um Locus, criou um guia para que as mulheres não baixem a guarda diante do ciberataque machista.

Mais do mesmo?

No ThinkContent New York 2018, evento realizado pela agência americana NewsCred, especializada em marketing de conteúdo, líderes do ecossistema de publicidade se reuniram para discutir as estratégias de conteúdo que estão em constante mutação. Entre elas, ações que podem realmente podem fazer diferença na vida das pessoas, por exemplo. Aqui, insights bem interessantes sobre marketing e consumidores, retirados das discussões por lá.

Respirando aliviados

Último relatório de fusões e aquisições da EY, chamado de Barômetro de Confiança de Capital Global de Mídia e Entretenimento, os entrevistados estão otimistas sobre o mercado de fusões e aquisições, com 72% esperando melhorias nos próximos 12 meses - um aumento considerado dramático frente aos 47% de seis meses atrás. As expectativas parecem bem mais altas que outrora.

 


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

O Google pode te arrumar um emprego

Ok, talvez isso você já saiba. Mas certamente não imaginava que a gigante de tecnologia continuar aprimorando os recursos do sistema Hire, para simplificar seu uso. As mudanças prometem a redução de tarefas repetitivas e demoradas e interações com apenas um clique. Isso significa que as equipes de contratação podem gastar menos tempo com a logística e mais tempo se conectando com as pessoas.

E não termina...

O Google apresentou também, por estes dias, um aplicativo para veiculação de podcasts, o Google Podcasts. A ideia é a de criar um espaço para que os usuários descubram e escutem os programas. Para ajudar os podcasters, a empresa anunciou também um guia para ajudar nas publicações e no desenvolvimento de seus canais. O aplicativo facilita não só a ouvir antigos favoritos e encontrar novos podcasts para adicionar à sua lista de pendulares, mas também é totalmente integrado ao Assistente do Google em vários dispositivos.

E o 5G vai mudar tudo, de novo

O 4G trouxe, entre outras coisas, streaming de vídeo, lojas de aplicativos, leilões programáticos e um ponto de entrada no mundo das realidades virtual e aumentada e ainda inteligência artificial (ufa!). E você já consegue imaginar tudo o que virá com o 5G, afinal? Especialistas dizem que os anunciantes e editores podem e devem esperar muito mais. O sistema pode mudar a publicidade digital muito mais do que pensamos, segundo eles. Será?

Na rede…

Foi isso mesmo que você leu: o Facebook transmitirá a famosa Champions League em parceria com o Esporte Interativo (agora do conclomerado americano Turner) nos próximos três anos. Nada de Galvão ou Casagrande: o golaço foi mesmo de Mark. Segundo fontes na própria Globo, que vinha alcançando bons números de audiência com as transmissões, o problema foi mesmo o custo...


DOWNLOADS

Evolução da ética

Como o mercado de relações públicas está se transformando a partir das mudanças da mídia e dos consumidores é o tema principal do estudo The Evolution of Ethics, realizado pela USC Annenberg ­School of Communication and Journalism da University of Southern California.

Nunca é demais

Se você acha que já sabe tudo sobre excelentes práticas de e-mail marketing, vale a pena dar uma olhadinha neste documento. A Campaign Monitor lançou um “Guidebook” com atualizações bem interessantes sobre efetividade, acertos e investimentos. Mais do que isso: tenta decifrar o que chamam de “a anatomia do e-mail perfeito”.


INFOGRÁFICO

Marketing de influência

Não são apenas os influenciadores que você precisa considerar nas plataformas sociais. A eficácia do influenciador também é relativa a cada ambiente. O twitter lançou informações sobre o potencial do marketing de influenciadores.


ARTIGOS

Amor, ódio, inovação e parasitas

Um dos criadores da realidade virtual, Jaron Lanier é uma das vozes mais lúcidas e ativas sobre o avanço da tecnologia. Mas, de acordo com  a visão dele, a cultura do Vale do Silício nos faz esquecer do valor das pessoas e as mídias sociais atuam como parasitas no ecossistema. Em meio a um ano de escândalos para as empresas de mídia social, a confiança do público nas mídias sociais está caindo - e as pessoas em todo o mundo esperam que as marcas liderem o caminho para tornar as plataformas melhores e mais seguras para os usuários, segundo um novo estudo da Edelman.

Mídia ganha primeiro

Para Eduardo Vieira, co-CEO do Grupo Ideal, a disciplina de relações públicas finalmente chegou ao centro da criação das melhores ideias.

Cérebros editoriais

Natalie Burg explica porque as palavras estão longe de ser a parte mais crítica de um projeto editorial e aponta porque escritores também precisam pensar no digital, até os mais tradicionais.


AGENDA

Transformação digital e seus impactos

A ABRADi-SP traz mais um evento inovador ao mercado digital. Venha debater com a gente sobre os impactos da tecnologia na sociedade. O público terá participação ativa no painel, podendo debater o tema com um super time de especialistas: Helena Sordili, Fernando D´Angelo e Leandro Ogalha. Informações aqui.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!