O Brasil da mobilidade




Resumo da semana


MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Brasil da mobilidade

Pesquisa TIC Domicílios 2017, do Cetic.br, aponta que a metade dos indivíduos conectados acessa a Internet exclusivamente pelo celular. O acesso à Internet nos domicílios voltou a crescer no Brasil, totalizando 42,1 milhões de lares conectados em 2017 (61% das residências). Nas áreas urbanas essa proporção é de 65%, o que corresponde a 38,8 milhões de domicílios conectados. Os dados são da pesquisa TIC Domicílios 2017. O acesso, diz o levantamento, está presente em 30% dos domicílios de classe D/E (proporção era de 23% em 2016) e 34% das residências da área rural (em 2016, era 26%). Já nas classes A e B, as proporções atingem, respectivamente, 99% e 93%. Além disso, 19% dos domicílios conectados não possuem computador, o que representa 13,4 milhões de residências. Essa proporção era de apenas 4% em 2014.

Chegou o processinho pelo WhatsApp

Um projeto de lei em análise no Senado modifica o Código de Processo Civil para permitir o envio de intimações por meio de aplicativos de mensagens. O PLS 176/2018, do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), aguarda parecer do relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Conforme o texto, as intimações poderão ser feitas eletronicamente por meio de aplicativo de mensagens multiplataforma oferecido pelo juízo aos advogados e às partes que manifestarem interesse (TI Inside).

O preço da verdade

Especial produzido pela A Publica traz a relação de lealdade dos assessores de imprensa que trabalham para a política, passando pela evolução das agências que buscam atuação também no gerenciamento de contas públicas por meio de licitações. (A Publica)

Dando uma geral

O Facebook dispensou a firma de análise de dados Crimson Hexagon, que tem contratos com agências do governo dos EUA e com uma organização russa sem fins lucrativos – porém, ligada ao Kremlin - por supostas violações de suas políticas de privacidade de dados,  informou o The Wall Street Journal. O Facebook também está suspendendo a Crimson Hexagon do Instagram enquanto investiga como a empresa coleta, compartilha e armazena dados de usuários. Enquanto isso, um inquérito civil público foi instaurado para analisar um outro detalhe: a legalidade da tecnologia de reconhecimento facial de usuários (ou não) da plataforma (MobileTime). Outra iniciativa anunciada é a conferência de fotos e vídeos de usuários para que os menores de 13 anos sejam banidos do Facebook e Instagram (Exame). Além disso, o gigante de tecnologia também está atento à troca de mensagens entre consumidores e empresas. Os movimentos já podem ser reflexo da grande desvalorização (Poder 360) que a empresa sofreu ao anunciar margens de lucro menores nos pelos próximos anos em decorrência do aumento de custos com a privacidade na rede social e redução com publicidade. As críticas em relação à plataforma, vindas de gente de peso como a Fast Company, não param.

Invasões bárbaras

Durante anos, o Facebook trabalhou (e ainda tenta faz isso) para se promover como uma plataforma acolhedora e segura para bilhões de pessoas compartilharem suas vidas reais. Mas, às vezes, essas informações podem ser usadas para fins que os usuários desconhecem, mesmo em grupos fechados administrados de maneira legítima. Foi o caso do movimento #metoo, para vítimas de assédio de sexual, que foi invadida, teve seu conteúdo original alterado e, de quebra, contou com participantes ameaçadas de terem suas vidas e histórias expostas e seus abusadores “avisados”. É o assédio ao quadrado, por falta de privacidade e segurança da rede – embora ela se venda como isenta. Mesmo assim, o grupo tenta sobreviver aos “haters” para ser referência e uma ferramenta importante nas denúncias de violência contra a mulher (Wired).

A batalha continua

A luta contra notícias falsas vem se intensificando. Cada vez mais, porém, há barreiras. Na prática, a mentira corre muito mais rápido que a verdade. A Harvard Business Review traz um especial sobre este tema e tenta apontar como combater o avanço (Harvard Business Review). No Brasil a discussão ganha força por conta do pleito. Em visita ao país, Katie Harbath, diretora global de engajamento com políticos e governos do Facebook, declarou a preocupação da empresa em proteger o processo e anunciou ferramentas, como a indicação dos valores gastos pelos políticos na plataforma.

Pode trancar tudo

“Vamos escancarar portas, janelas e espaços e mostrar que somos uma empresa com uma política de portas abertas bem estruturada.” Quantas vezes você já ouviu esse papo? E em quais circunstâncias ele realmente funcionou, seja para si mesmo ou para seus amigos? Pois é, um professor da Harvard School Business está querendo provar – e está conseguindo – a ineficácia desta aparentemente simpática solução adotada por muitas companhias, nos últimos anos, bem como sua capacidade de afetar a produtividade e, principalmente, as mulheres dentro dos ambientes profissionais (Washington Post).

Precisamos todos rejuvenescer? Sim!

Informações “mais deliberadas”. É assim que a BBC quer atingir um público mais jovem e ativo para seus conteúdos. Para isso, foram semanas de incontáveis trabalhos e testes - incluindo mais de uma dezena de protótipos -, tudo para se descobrir a nova fórmula mágica dos formatos narrativos. Entre algumas das possibilidades, destaque em um artigo que revela o contexto quando é clicado, vídeo com transcrição rolável que acelera ou inverte o conteúdo e até introdução ao trailer de um filme, atraindo os leitores para a configuração da história. Será que a nova geração está mesmo querendo tudo assim, na mão? (Nieman Lab)

MB vê TV

Informações “mais deliberadas”. É assim que a BBC quer atingir um público mais jovem e ativo para seus conteúdos. Para isso, foram semanas de incontáveis trabalhos e testes - incluindo mais de uma dezena de protótipos -, tudo para se descobrir a nova fórmula mágica dos formatos narrativos. Entre algumas das possibilidades, destaque em um artigo que revela o contexto quando é clicado, vídeo com transcrição rolável que acelera ou inverte o conteúdo e até introdução ao trailer de um filme, atraindo os leitores para a configuração da história. Será que a nova geração está mesmo querendo tudo assim, na mão? (Nieman Lab)

Pinado

De acordo com o Mobile Marketer, a receita de publicidade do Pinterest deve crescer duas vezes - chegando a US$ 1 bilhão este ano, antes ainda da oferta pública inicial de ações da companhia, apontam relatórios da CNBC. A plataforma vem apresentando bom desempenho com anúncios em dispositivos móveis (Mobile Marketer).


AGÊNCIAS

FAQ do Twitter

O Twitter disponibilizou um documento que compila as principais informações e respostas sobre a plataforma para os questionamentos feitos frequentemente pelas agências e seus clientes.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Não pára

Você sabia que mais de 8 em 10 (83,3%) das vendas online de produtos Lego, Mattel, Hasbro e Nintendo vieram da Amazon, em 2017? Bem, ao menos a Lego está apostando pesado as suas fichas no gigante. E acredita que a capacidade da plataforma em ditar os hábitos de compra (DigiDay) nos dias de hoje é mais poderosa do que nunca.

Aquela forcinha

A Visa escolheu mais cinco startups a serem aceleradas em 2018. As cinco pertencem à categoria chamada “Growth”, o que significa que já estão estruturadas e com produtos e soluções em estágio avançado. Além de todo o processo de mentoria a que terão acesso, essas cinco viverão parte do aprendizado no Vale do Silício (EUA).


DOWNLOADS

Social Truques

O Bitly lançou um guia que reúne informações bem relevantes para quem quer ou precisa se embrenhar nas matas da “social media”_ seja para si mesmo, seja para um grande cliente. Eles prometem dicas e truques para criar uma estratégia que se conecte com o público com quem você deseja falar por meio de um e-book. Nele, os prós e contras de cada grande rede social e como escolher o caminho certo, configurar e otimizar campanhas para cada canal - incluindo o Snapchat e o Instagram -, além de estratégias já testadas por especialistas. Baixe aqui!

Maratona

Um estudo anual da eMarketer apontou uma informação importante: quase 765 milhões de pessoas em todo o mundo usarão um serviço de vídeo over-the-top (OTT) por assinatura pelo menos uma vez por mês este ano, de acordo com previsão recente. Esse total representará 10,2% da população global e 32,1% dos espectadores de vídeos digitais em todo o mundo. E a Digital TV Europe confirma, com a sua OTT hotlist.

 

Vídeo, vídeo e mais vídeo

Levantamento da Ooyala no primeiro trimestre de 2018 mostra como a produção de vídeos está crescendo e como os serviços de streaming estão sendo vistos cada vez mais por  celulares, tablets e todas as outras telas em todo o mundo (OOYALA).

 

Inbound América Latina

Saíram os resultados da pesquisa "Estado do Inbound em 2018", produzido pelo Hubspot. Feito com mais de 6.200 participantes de 99 países e diferentes setores, tamanho de empresa e nível de cargo, o documento poder ser acessado aqui.

 


ARTIGO

Fim do tecido social

Grande crítico das mídias sociais e autor do “Ten Arguments for Deleting Your Social Media Accounts Right Now”, Jairon Lanier é o personagem de um especial da Fast Company que fala sobre a forma de pensar do pioneiro da realidade virtual.

 


INFOGRÁFICO

Quem foi às compras

Infográficos da Visual Capitalist analisou os registros de aquisição de dez gigantes da tecnologia e seus CEOs mais empreendedores, com base em suas atividades desde que a internet se tornou disponível publicamente em 1991.

 


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!