O jornalismo (brasileiro) agoniza




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

O jornalismo (brasileiro) agoniza

Esta última semana foi um período bastante intenso para o jornalismo. Para o bem e para o mal. Algumas publicações como O Estado de S.Paulo e O Globo registraram saltos de 53,2% e 52,2% em seus assinantes digitais nos primeiros 6 meses de 2018. E, se por um lado o The New York Times começa a deslanchar com outras formas de rentabilizar suas operações - reportou lucro de US$ 24 milhões graças a assinantes digitais - uma onda varreu a já pequena operação da Editora Abril em São Paulo. Números preliminares indicam que foram realizados cerca de 500 cortes. Destes, 171 são jornalistas. Na revista Veja, o carro-chefe da empresa, a previsão é de que saiam 30 dos atuais 80 jornalistas (via Poder 360). Segundo o site Meio & Mensagem, as revistas Cosmopolitan, Elle, Boa Forma, VIP, Viagem e Turismo, Mundo Estranho, Arquitetura, Casa Claudia, Minha Casa e Bebe.com serão encerrados. Ao acumular prejuízos, a empresa teve sua gestão entregue Alvarez & Marsal, consultoria especializada em projetos de reestruturação e recuperação judicial de empresas (via Valor). O sindicato quer anular as demissões (via Comunique-se), mas deve ser pouco provável que isso aconteça. Outro baque no mercado foi o encerramento dos canais esportivos da Esporte Interativo no Brasil (via Folha de S.Paulo), deixando a grade de TVs por assinatura. Parte da programação será migrada para TNT e Space, que fazem parte do Grupo Turner, detentor das marcas. Mas, dizem, permanecerão nas versões online em plataformas proprietárias e no Youtube.

Resgate

Os problemas na imprensa se acumulam, mas como produzir notícias para jovens leitores? O Knight Center for Journalism in the Americas recupera o modelo de contato de jovens e apresenta as lições em jornalismo feito por e para crianças no Brasil. Por outro lado, o time do Journalists Resource indica seis estudos sobre notícias digitais e mídias sociais que você deveria conhecer.

De olho no seu dinheiro

Não basta saber tudo o que já sabe sobre você. Agora o Facebook quer saber também o quanto e como você gasta seu dinheiro. O Wall Street Journal mostra que a gigante de tecnologia está pedindo aos bancos - JP Morgan Chase, Wells Fargo e Citigroup - que entreguem os dados financeiros de seus clientes. Outra medida recente é a promoção de atualizações nas páginas comerciais com o objetivo de melhorar a relação de empresas locais com a plataforma (via Social Media Today).

Queda brusca

O alcance orgânico do conteúdo de influenciadores do Facebook caiu em média 23% em relação ao ano passado, de acordo com uma análise feita pela empresa de marketing de influência Whosay para o Marketing Dive.

Compras pelo WhatsApp

Um estudo realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que, nos últimos 12 meses, mais da metade (51%) dos internautas fizeram alguma compra por meio de aplicativos – o percentual é ainda maior entre a população mais jovem (60%). A pesquisa pode ser encontrada integralmente aqui.

Às compras

Aliás, a evolução rápida do marketing de influência e a migração de quantias significativas de dinheiro das marcas para esta disciplina fez florescer um mercado novo na mesma velocidade. Com isso, vieram fusões e aquisições importantes. O MediaKix traz uma resumo da movimentação de empresas que compõem este universo.

Inferno para uns...

Enquanto o Snapchat vê seus usuários desaparecerem - registrou um declínio nos usuários, passando de 191 milhões de ativos diários no último trimestre para 188 milhões (via SocialMediaToday) - o aplicativo de namoro on-line Tinder começa a nadar de braçadas e vê projeções de gerar mais de US$ 800 milhões em receita em 2018 - mais do que o dobro do ano anterior (via Recode).

Data debate Eleições 2018

A Band fez uma parceria com o Google para analisar, em tempo real, os dados de pesquisa de internet durante o primeiro debate para as eleições presidenciais de 2018. As informações mostram o nível de curiosidade e de interesse das pessoas, em torno de um determinado nome ou assunto, e não devem ser interpretados como intenção de voto.

Atividade suspeita

O Twitter bloqueou diversas contas em sua plataforma que estariam ligadas diretamente a movimentos políticos de direita. Os usuários não tiveram suas contas encerradas, mas não conseguem publicar novos conteúdos até comprovarem a identidade. A justificativa da mídia social foi a suspeita de violação de regras (via BR18).

Curso contra notícias falsas

E, por falar em eleições, agora existe um treinamento para entender e combater as chamadas fake news e a desinformação. É assim que pode ser definido o Vaza, Falsiane, conteúdo produzido por Iberê Thenório, criador do Manual do Mundo.

Transformação do ranking

Por vários anos, os cinco maiores sites dos Estados Unidos permaneceram estáveis - pela ordem, eles são Google, Facebook, YouTube, Yahoo e Amazon. Agora estamos à beira de uma mudança de paradigma - projeções mostram que em breve o tráfego do YouTube ultrapassará o do Facebook e se tornará o segundo, e o tráfego da Amazon logo ultrapassará o Yahoo para se tornar o número 4 (dados destacados abaixo)


AGÊNCIAS

Conflito

A fundadora da Máquina da Notícia, Maristela Mafei, apelou ao tribunal arbitral do Canadá com a reclamação de que a multinacional inglesa WPP, que adquiriu a agência brasileira de relações públicas em 2015, está descumprindo o acordo. A desavença recai sobre a remuneração combinada no acordo que seria entregue de acordo com lucratividade da companhia (via Folha de S.Paulo).

Desvalorização

A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) não ficou nada satisfeita com campanha veiculada pela agência 1927, do Grupo Ideal, que oferece soluções em assessoria de imprensa de baixo custo. A justificativa é que essa prática afeta a visão do mercado para um serviço que já tem sido aviltado pela própria transformação da mídia e baixa valorização da atividade. Os dois lados se posicionaram sobre o caso oficialmente (via Portal dos Jornalistas).


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

A Netflix da Disney

A empresa de entretenimento rompeu o contrato que mantinha com a Netflix, anunciando que seu conteúdo deixará de fazer parte do catálogo do aplicativo de streaming e VoD (vídeo on demand). A expectativa é que em 2019 a Disney lance sua própria versão de serviços de vídeo sob demanda com os conteúdos próprios e de grandes marcas de sua propriedade como Marvel, Lucasfilm e Pixar (via El País).

Pela inovação

Diversas empresas lançaram o Movimento Brasil Digital, uma reunião que quer colocar o Brasil na rota da inovação e inclusão. Além de diversas atividades, o movimento definiu sugestões de políticas públicas a serem apresentadas aos presidenciáveis. O conselho estratégico do movimento é formado por 26 empresas: Accenture, ArcelorMittal, Autopass, CI&T, Cielo, Cisco, EDP, Embratel, EY, Fundação Dom Cabral, FIAP, Globo.com, Gol, GPA, Great Place to Work, Hospital Sírio-Libanês, IBM, IT Mídia, Korn Ferry, Microsoft, Oracle, Petrobras, Sabin, Serasa Experian, Whirlpool e Zup (via Inova.jor).

Vale nem tão do Silício assim

Reportagem especial produzida por O Globo mostra um universo de empresas de fachada que nada produzem – quando muito, servem de atravessadoras comprando produtos para revender a preços mais caros ao governo –, mas que muito faturam a custa desse varejo de corrupção que se tornou parte do setor de TI na máquina federal.


DOWNLOAD

Geral na mídia

O Tomorrow's News 2018 revela alguns dos principais padrões de consumo de notícias nos últimos 12 meses. O relatório da Reuters analisa os hábitos dos executivos globais, a importância das marcas de notícias, os problemas em torno da transparência de dados e os futuros influenciadores de tecnologia.


INFOGRÁFICO

10 estatísticas

O Social Media Week apresenta dados do Pinterest que mostram a relevância da plataforma para os profissionais de marketing.


AGENDA

Recrutamento de comunicação na USP

Nos dias 28 e 29 de agosto acontecerá a 4ª edição da primeira feira de recrutamento feita para comunicadores do Brasil. O evento conta com 16 empresas participantes e nove apoiadores, ocorrerá no Centro de Difusão Internacionais da USP, das 12h às 21h, com entrada gratuita. A proposta é tem aproximar o mercado de trabalho dos futuros profissionais de comunicação.

Engage 2018

A conferência de marketing de mídia social Socialbakers quer trazer uma variedade de palestrantes especialistas, que representam as principais marcas, empresas, plataformas e influenciadores digitais do Brasil.


Rapidinhas...

... ou o que andamos lendo!