Jovens em uma nova relação




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Em uma nova relação

Nova pesquisa da Common Sense revela como a relação entre adolescentes americanos e a tecnologia - especialmente as mídias sociais - evoluiu e mudou nos últimos anos e modificou a forma como os jovens se comunicam com amigos e familiares, conta a BBC. Em 2012, quando realizado pela primeira vez, somente um terço dos entrevistados dizia usar redes sociais mais de uma vez por dia. Agora, são 70%, sendo que 16% afirmam acessar "quase constantemente". Há seis anos, o Facebook era apontado como a principal rede social por 68% dos adolescentes. Hoje, entretanto, apenas 15% dizem o mesmo. Outro levantamento, descrito pelo Canaltech, conversou com adolescentes entre 13 e 17 anos e descobriu que apenas 32% deles preferem conversar pessoalmente. Em 2012, essa proporção era de 49%. Além disso, 35% dos entrevistados disseram já ter sofrido assédio virtual (cyberbullying); em 2012, apenas 5% admitiram o assédio. 

Fiscalização política

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou o projeto Publique-se, uma plataforma de busca que reúne documentos de mais de 30 mil processos judiciais que citam mais de 9 mil políticos brasileiros. A proposta é facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados para ajudar repórteres em investigações jornalísticas sobre candidatos a cargos públicos. Um recurso criado pelo Google elenca os presidenciáveis mais procurados, os assuntos sobre eles que despertam maior interesse nos eleitores, entre outras informações. O BuzzFeed News Brasil também apresentou o seu novo programa: "Eleitores", uma série de documentários curtos que fará um perfil dos eleitores de todo o Brasil, com episódios semanais até as eleições em outubro. O conteúdo estará semanalmente na página do Facebook do veículo. Enquanto isso, Facebook e o Google faturaram até agora mais de R$ 6 milhões com a campanha eleitoral (via Poder360). Nos Estados Unidos, diz o NiemanLab, um relatório do Pew Research Center indica que 42% dos democratas afirmam que as notícias que recebem nas mídias sociais ajudaram a entender os eventos atuais. Os republicanos que dizem a mesma coisa representam 24%.

Caladas!

Grupo no Facebook formado por mulheres conseguiu 10 mil novos pedidos de participação por minuto de eleitoras indignadas com o candidato à presidência, Jair Bolsonaro, e já atinge mais de 2 milhões de pessoas. Porém, a “Mulheres contra Bolsonaro” sofreu um ataque e foi hackeado. O Facebook agiu rápido e informou que está investigando a atividade suspeita (via ElPaís).

Tribunal público

A "The New Yorker" se envolveu numa polêmica e curvou-se diante das pressões de redes sociais. A revista anunciou, entre as atrações de seu badalado "New Yorker Festival", uma entrevista com Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump. A reação foi imediata, com pessoas ameaçando cancelar a assinatura da revista. A publicação retirou o convite.

Ônus

As estrelas do YouTube estão avançando cada vez mais para a chamada síndrome de burnout. O The Guardian mostra como o trabalho mais divertido que se possa imaginar se tornou profundamente sombrio e por quais razões tantos YouTubers estão estressados, solitários e exaustos.

Cultura de games

Durante o evento Game XP, o Ministério da Cultura anunciou uma nova política pública voltada para o mercado de games no país. Chamada de "Política Nacional de Games", a iniciativa do governo deve tomar corpo em outubro pelo Ministério da Cultura e destinará cerca de R$ 100 milhões em investimentos na área (via Folha de S.Paulo).

Coaching no social

O Linkedin já disponibilizou uma alternativa aos usuários que buscam mentores. Agora, de acordo com a Fast Company, é a vez do Facebook se arriscar nesta frente também.

Novo patamar

O Pinterest anunciou que atingiu um novo marco de 250 milhões de usuários ativos. Ao contrário da maioria das aplicações de mídias sociais, informou, ainda, que continua crescendo (via SocialMediaToday).

Primeira vez

O LinkedIn abriu a chamada para a primeira edição brasileira do Campus Editor, projeto no qual os jovens estudantes podem apresentar suas habilidades de comunicação, compartilhar suas perspectivas, destacar suas preocupações e fazer curadoria de conteúdo. O Meio & Mensagem também aventa as possibilidades de profissionalização do Linkedin, mas ainda enfrenta dificuldades em formatos e oportunidades de monetização limitados.

Empurrãozinho

Conforme relato do TechCrunch, o Instagram agora está testando a marcação de perfis em postagens de vídeo, fornecendo outra maneira de aumentar a distribuição e estimular o engajamento neste formato que ainda parece não ter vingado como a empresa esperava. No Brasil, O Globo conta que a plataforma terá a fotonovela "Casacaixa", feita exclusivamente para o Instagram. No elenco, nomes como Alexandre Nero, Sergio Guizé, Milhem Cortaz, Isabel Wilker e Mel Lisboa.

Luta contra o suicídio

Especial da Veja Saúde aborda a questão do suicídio e como as plataformas sociais vêm influenciando neste processo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai lançar campanha nas mídias sociais para ajudar a prevenir os incidentes, explica a EBC. Para Tal Ben-Shahar, psicólogo e primeiro professor do curso de Psicologia Positiva de Harvard, dosar o tempo entre redes sociais e a vida real deve ser parte importante do projeto de felicidade de cada pessoa (via Época Negócios).

Altos postos

O CEO da rede de televisão CBS, Leslie Moonves, renunciou ao cargo depois de ser acusado de assédio sexual, conta o G1. As denúncias partiram de seis mulheres e foram publicadas na revista The New Yorker. Na tentativa de recuperar a reputação depois de vários escândalos - inclusive de assédio sexual - envolvendo o seu fundador, a Uber reformulou a marca e contratou Rebecca Messina como sua primeira diretora global de marketing. Nos planos, está também a abertura de capital no próximo ano (via AdAge).

Protesto

Trabalhadores demitidos, dispensados e seus familiares entregaram carta aberta à família Civita cobrando o pagamento imediato da dívida trabalhista. Muitos deles carregavam cartazes com capas das publicações criticando o comando da operação. O Jornalistas&Cia informou que a Abril reservou R$ 10 milhões para o pagamento de rescisões, mas as verbas estão limitadas a R$ 15 mil por pagamento.

Extra, extra!

A revista Time está de casa nova - é dono novo também. A notícia veio no finzinho deste domingo (16). O tradicional veículo foi vendido para ninguém menos que Marc Benioff, co-fundador da Salesforce, por US$ 190 milhões.

Jovens e TV

Ben Tobias, em seu trabalho de pesquisa “Forever old? Por que as notícias na TV estão perdendo os espectadores mais jovens e o que pode ser feito a respeito disso?, analisa as maneiras pelas quais os programas de notícias da TV podem ser relevantes para esse público. Aliás, o smartphone vai desbancar TV nos EUA em 2019, revela estudo Mobile Marketing Trends Roundup, do e-Marketer (via MobileTime).


AGÊNCIAS

Os planos de Sorrell

O ex-comandante do WPP tem planos ousados. Depois de liderar algumas das principais agências de criação do mundo por mais de três décadas, Martin Sorrell parece pensar que a criação não desempenha um papel crucial na publicidade. O AdWeek conta os planos do executivo e sua nova empresa. Pyr Marcondes, do M&M Consulting também aborda a questão.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Aceleração

R$ 20 bilhões é o dinheiro que o Bradesco vai destinar a microempreendedores, segundo o Computerworld. O foco, agora, é ir um pouco além das empresas que desenvolvem soluções para o mercado financeiro e de crédito, atingindo também às que dão suporte a estes mercados. O dinheiro, porém, vai ser disponibilizado via empréstimo pré-aprovado. Quem também está em nova rodada de investimentos é a Oxigênio Aceleradora, da Porto Seguro. As startups interessadas podem se inscrever até 21 de outubro no site da aceleradora. Serão selecionadas de cinco a oito empresas para receberem o aporte - cerca de R$ 200 mil para cada (via InovaJor). A Thomson Reuters anunciou a segunda edição de seu programa de aceleração de startups e busca soluções em tecnologia para aprimorar a rotina dos profissionais dos segmentos Tributário, Fiscal e de Comércio Exterior (via IDGNow!).

Logo aí

A Salesforce realizou uma pesquisa para prever como será o comportamento dos consumidores no período entre a Black Friday e o Réveillon. Os smartphones vão dominar o comércio eletrônico no período, sendo utilizados mais do que qualquer outro dispositivo para realizar pedidos em lojas virtuais. Além disso, a receita proveniente das compras de fim de ano deve crescer 13% em relação a 2017, sendo que 35% desse faturamento deve ser gerado por recomendações via inteligência artificial (IA) – um aumento de 25% em relação à mesma época do ano passado.

Mais funções para novos iPhones

O Computerworld mostra as quatro indústrias que a Apple está pronta para revolucionar a partir do lançamento dos novos iPhones e do Apple Watch - o Recode fez um resumo do que foi apresentado de mais importante. Serão transformações provocadas  em mercados como saúde e mídia.

Uma semana de uso

De janeiro a julho de 2018, a Adjust analisou 8 bilhões de instalações de aplicativos em todo o mundo e descobriu que, em média, os aplicativos são excluídos em 5,8 dias depois de serem usados pela última vez. Os aplicativos de entretenimento são desinstalados mais rápido e, em média, duram menos de um dia após o último uso antes de serem removidos (via eMarketer).


GENTE

Fora e dentro

Mary Meeker, responsável por um dos melhores relatórios de tendências de tecnologia e internet, está deixando a Kleiner Perkins (KPCB) para estruturar um novo fundo de investimento e ainda está levando parte da equipe com ela, informa o Techcrunch. O professor Rasmus Kleis Nielsen foi nomeado diretor do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo.


DOWNLOAD

Os limites entre marketing e pessoas

Em novo relatório, a Kantar identifica os cinco principais desafios digitais que as empresas donas de marcas precisam superar para melhorar o marketing em uma era digital estressante.


ARTIGO

O maior desafio das empresas para a transformação digital

Há um componente muito mais relevante e que deve ser observado para além da adoção de tecnologias e plataformas.


INFOGRÁFICO

101 fatos sobre o Instagram

Se você ainda não foi persuadido com o potencial da plataforma, poderá entender o poder e a influência desta mídia nos dias de hoje a partir deste infográfico da DigiSMM.


AGENDA

Jornalismo moderno

O 3i Festival - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente será realizado no dia 22 de setembro em Porto Alegre. O festival é organizado pela Agência Lupa, Agência Pública, BRIO, JOTA, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo, Repórter Brasil e Google News Initiative. A programação tem as eleições como foco central.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!