War room para segurança eleitoral




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

War room para segurança eleitoral

Exagero ou não, os recentes escândalos de dados e interferência no pleito norte-americano mexeram com o Facebook. A empresa anunciou que seu esforço para prevenir interferências eleitorais nas próximas eleições do Brasil e dos Estados Unidos é comparável a uma das maiores guinadas estratégicas da empresa: o início da passagem do computador para o celular em 2011. “Será o maior esforço transversal de todos os departamentos que esta empresa já viu desde a passagem do computador para o celular”, anunciou Samidh Chakrabarti, diretor de Eleições e Compromisso Cívico na rede, durante uma teleconferência à qual o EL PAÍS assistiu.

Mulheres na política

O Grupo Mulheres do Brasil, presidido por Luiza Helena Trajano, dona do Magazine Luiza, lançou o  Apartidárias 2.0. É um aplicativo que mapeia e divulga às candidaturas de mulheres nas eleições deste ano - com foco nos projetos de deputadas. Faz parte da estratégia de projeto lançado em 2016, uma plataforma digital para divulgar as candidaturas das vereadoras do estado de São Paulo (via Universa).

4 tipos de personalidades

Um novo levantamento avaliou alguns dos maiores conjuntos de dados on-line de testes de personalidade - daqueles que as pessoas fazem no Facebook - e identificou quatro "tipos" distintos. A nova metodologia usada para este estudo - descrita em detalhes em um novo artigo na Nature Human Behavior . Os autores classificam as personalidades em “clusters” e, segundo o estudo, as pessoas tendem a se agrupar em quatro “tipos” de distintos (via ARS Technica).

Geração Z

O time do ThinkWithGoogle conversou com muitos muitos jovens e seus pais para levantar uma extensa pesquisa quantitativa e entender a Geração Z pelas das lentes do Youtube.

Wanderlust

O TripAdvisor quer ser um balcão único para os consumidores compartilharem, planejarem e aprenderem sobre viagens. Por conta disso, está planejando oferecer para sua audiência uma rede social própria que permitirá conexão com amigos, influenciadores, marcas e editores (via AdAge).

Mais porrada

Além de famoso por ser um dos pioneiros da realidade virtual, Jaron Lanier está ficando conhecido como ser um dos principais críticos do Facebook. Ao lançar o livro “Bem-vindo à jaula que o acompanha aonde quer que você vá”, ele diz, em entrevista ao El País, que a mídia social usou técnicas comportamentais para criar um vício, como foi feito com o cigarro. Diz que estas plataformas usam teoria behaviorista para favorecer seus clientes, e defende que sejam pagas.

Topzeira

O LinkedIn divulgou a lista Top Startups na qual oferecer ao mercado brasileiro um panorama sobre jovens empresas que atingiram um ritmo acelerado de crescimento. Tendo os dados da própria plataforma como ponto de partida, o material foi construído sobre bilhões de ações realizadas pelos 575 milhões de usuários do LinkedIn.

Volta tudo

O Twitter fez uma mudança na forma como mostra os tweets para os usuários, seguindo uma linha anterior. Agora, quando você desmarca a caixa de configurações "Primeiro, mostre os melhores tweets", o Twitter irá reverter completamente sua linha do tempo para uma ordem não algorítmica, reversa-cronológica, que é como o Twitter foi originalmente projetado e operado até 2016, quando realizou a mudança (via TheVerge).

Bora vender 1

O Instagram apresentou duas soluções de compras na sua plataforma. Trata-se da expansão imediata para 46 países do Shopping Stories, uma solução que permite acessar mais informações e ser direcionado para comprar o produto no e-commerce do anunciante. A outra função é o Shopping in Explore (Compra em Explorar, em português), um canal de compras exclusivo foi adicionado à aba de exploração (busca) que permite oferecer produtos e serviços aos consumidores que seguem marcas (via MobileTime).

Bora vender 2

A Netshoes busca um comprador para sua operação. Ações depreciadas e contas no vermelho, os investidores estão pressionando. Quem está cuidando do processo é o banco de investimento Goldman Sachs e, segundo o Valor Econômico, há quatro grupos interessados no varejista on-line.


TECNOLOGIA

Crianças e adolescentes na web

Oito em cada dez crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos eram usuários da Internet em 2017, segundo a pesquisa TIC Kids Online, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Isso corresponde a 85% da população nessa faixa etária, ou 24,7 milhões de jovens, conta a MobileTime. A proporção na pesquisa do ano anterior era de 82%.

Comprou

A Adobe Systems concordou em adquirir a fabricante de software Marketo Inc. por US$ 4,75 bilhões, reforçando suas ferramentas de marketing em uma tentativa de concorrer com a Salesforce.com e a Oracle (via AdAge).

Disputa pela marca

A Apple obteve no STJ (Superior Tribunal de Justiça) venceu disputa contra a Gradiente pela marca “iPhone” no Brasil. A decisão foi por maioria de votos na 4ª Turma do Tribunal (via Poder360).

Joguinhos

O MediaKix apresenta 9 estatísticas de jogos para celular que mostram o domínio que estes aplicativos vêm exercendo junto às pessoas. Outro indicador relevante deste universo vem do Youtube. Mais de 200 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os dias para assistir a vídeos e streaming de jogos, o equivalente a toda a população do Brasil (via DigitalTVEurope).

Só cresce

Segundo o eMarketer, a Amazon avança para se tornar a plataforma de anúncios digitais número 3, com previsão de gerar US$ 4,61 bilhões em receita de publicidade nos EUA em 2018 (via MarketingDive).


DOWNLOADS

Logo ali

Saiu o relatório com as principais tendências do jornalismo, mídia e tecnologia, em 2019, do Future Today Institute. Para fazer o download, clique aqui.

Transformação digital

"Ao chegar a 20% da receita num mercado, o digital provoca uma ruptura. A partir daí, se você não estiver [razoavelmente] digital, já era". É o que explica o cientista Silvio Meira em apresentação feita no SENAI.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!