Fim das mídias sociais como as conhecemos




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

2018 é o fim das mídias sociais como as conhecemos

Muita coisa importante aconteceu com as plataformas digitais ao longo deste ano. Radicalização (via Folha de S.Paulo), escândalos sobre eleições, discussões e ações sobre privacidade de dados, traumas psicológicos, líderes, ex-executivos deixando as companhias (via IDGNow!) e referências do mercado de tecnologia condenando a forma como agem estas empresas. Há quem acredite que a partir de agora teremos um recomeço, que as mídias sociais e aplicativos dominantes vão passar por uma transformação importante. Surge um movimento de transformação quando adolescentes, ao perceberem seus padrões de dependência de dispositivos móveis e consumo de aplicativos, passam a rever seus uso e mudar hábitos, embora o volume ainda seja significativo (via eMarketer). Dados de uma pesquisa também mostram que a vida digital aumenta a angústia e o anonimato pode ser o caminho para uma vida digital feliz (via Techmundo). Nesta onda de impactos, a Casa Branca ameaça investigar as plataformas digitais (via Valor) e já há inclusive novos canais de imprensa que pretendem “monitorar” e explorar o impacto dos algoritmos e das tecnologias na vida social, como o The Markup.

Psicologia das notícias falsas

Levantamento mostra que 6 em cada 10 pessoas irão compartilhar um artigo on-line depois de ler apenas seu título , e que 23% dos americanos admitem ter postado uma história falsa online. O que a psicologia diz sobre os novos aspectos da boa e velha propaganda - e como o problema está crescendo na era conectada (via SocialMediaToday).

Namoro no Facebook

O Facebook estreou seu serviço de namoro anunciado na conferência de desenvolvedores F8 no início deste ano. O TheNextWeb diz que a plataforma não quer competir com o Tinder, mas vai enfrentar outras ferramentas importantes, como o OkCupid e o Hinge, adotando uma abordagem semelhante para o matchmaking. Se você for um usuário adulto no país da América do Sul, verá um aviso na parte superior do feed de notícias para ativar o serviço de encontros. A plataforma permite escolher gêneros não binários e orientações sexuais.

Falando em Facebook…

Sexta-feira (28) foi um dia de pânico para milhões de usuários: suas contas amanheceram resetadas, exigindo uma nova senha, sem nenhum aviso prévio. A empresa só se explicou depois: um “incidente de segurança” que vulnerabilizou cerca de 50 milhões de usuários. A empresa garante que a falha já foi corrigida.

Youtube, burnout e música

Na busca por atender um público “faminto” por novidades, os criadores de conteúdo para Youtube vêm sofrendo cada vez mais da síndrome de burnout. Isso tem relação direta com o medo de perder o engajamento da audiência ou de mudanças nos algoritmos da plataforma - que, segundo especial do The Verge, não tem conseguido lidar com este problema. No Brasil a plataforma lançou finalmente seu serviço de streaming de música. Custará R$ 16,90 por mês (via IDGNow!). Nesta briga, o Spotify fez uma parceria com a AncestryDNA. Ao fornecer o exame de DNA, o Spotify fornece uma “mistura de música, inspirada em suas origens”.

Curso de marketing para Instagram

Com mais de um bilhão de contas ativas todos os meses, o Facebook, por meio do Blueprint, quer turbinar ainda mais o Instagram. Está oferecendo cursos para melhorar a atuação e resultados na mídia social de vídeos e imagens (via SocialMediaToday).

Briga pelo comércio móvel

O Snapchat agora pode vincular os compradores diretamente à Amazon para comparações de preços e buscas. A parceria que pode ajudar a enfrentar o espaço do comércio móvel avançado de rivais como o Instagram e o Pinterest (via AdAge). Aliás, os pequenos negócios já estão habilitados a usarem o recurso “Shop the look” do Pinterest, que continua crescendo de maneira consistente (via SearchEngineJournal).

20 anos e tome AI

Na celebração de seus 20 anos, o Google está atualizando o motor de busca e aplicando mais inteligência artificial (AI). Usuários do aplicativo de buscas móvel (Android, iOS) e donos de smartphones Pixel terão uma aba de descoberta com recomendação de conteúdo (via MobileTime).

Uma só Globo

A gigante de mídia contratou a Accenture para iniciar integração das empresas. A proposta é que, em três anos, a TV Globo, Globosat, Globo.com, DGCorp e Som Livre sejam uma única empresa. A Editora Globo/Infoglobo/Valor Econômico e o Sistema Globo de Rádio não fazem parte do projeto (via Meio&Mensagem).

Clube do Mickey

O PlayPlus, plataforma de streaming do Grupo Record, fechou parceria com a Disney e disponibilizará os canais Disney Channel, Disney Jr. e Disney XD. Os assinantes terão acesso aos conteúdos dos canais Disney Jr disponível no pacote a R$ 12,90 e dos canais Disney XD e Disney Channel que farão parte do pacote Esporte e Kids a R$ 32,80.

Pro digital

A revista Glamour dá um passo inovador na sua comunicação e lança o “G Especial”, primeira edição inteiramente digital criada por um título feminino no Brasil (via adtrend).


AGÊNCIAS

Consolidação

Entre as medidas tomadas depois da saída de Martin Sorrell da liderança do grupo, a WPP avança em seu processo de consolidação das operações depois de percorrer o mundo adquirindo empresas. A mira, agora, está na unificação das estruturas de Young & Rubicam e VML (via TheDrum e AdAge).

Fusão à brasileira

A FSB Comunicação, a maior empresa de relações públicas do Brasil, está trazendo a Loures para debaixo de sua holding três anos depois que a agência foi fundada por Alexandre Loures, ex-chefe de comunicação da Ambev.


TECNOLOGIA

“Netflix” literário

Plataforma gratuita de vídeo sob demanda passa a reunir ensaios literários de intelectuais de grande renome nacional como Maria Rita Kehl e Paulo Leminski (via Folha de S.Paulo).

À frente dos EUA

Velocidade de rede não é garantia de uma boa experiência ao assistir vídeos em um smartphone. É o que prova uma pesquisa feita pela Open Signal, que, pela primeira vez, avaliou a qualidade da experiência de streaming de vídeo em redes móveis. O Brasil, por exemplo, está à frente dos EUA no ranking, embora tenha uma velocidade média de download pior - 12 Mbps contra 16,53 Mbps (via MobileTime). 


GENTE

Novidades na Nestlé

Frank Pflaumer assume o cargo de Vice-presidente de Marketing & Comunicação. Vem de 30 anos de experiência em segmentos como branding, marketing, publicidade e comunicação corporativa, em posições-chave nas principais agências globais de comunicação e também na Nestlé – na Sede, em Vevey (Suíça), e na subsidiária da América Central, no Panamá (via NewTrade).


DOWNLOAD

Dados e geolocalização

Relatório da ThinkNear com eMarketer analisa as atitudes do consumidor em relação aos dados de localização, sua qualidade e como os profissionais de marketing podem integrar efetivamente essas informações em suas campanhas.


ARTIGO

Mídias digitais e democracia

Especial faz  análise sobre o papel das mídias digitais na transformação do ambiente político, na esfera de debates públicos e suas consequências para o processo democrático brasileiro.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!