Por uma nova web e o adeus aos âncoras de TV




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Por uma nova web

Depois de chamar a atenção sugerindo o desmembramento dos gigantes de tecnologia, Tim Berners-Lee, desapontado com os escândalos de dados [via Silicon], lançou uma campanha global para salvar a web dos efeitos de abuso e discriminação, manipulação política e outras ameaças do mundo online. Este foi o tom adotado pelo criador da internet em apresentação no Web Summit, em Portugal. Em uma carta magna, convocou governos, empresas e indivíduos para apoiar um novo “Contrato para a Web”, que visa proteger os direitos e liberdades digitais  das pessoas. Mais de 50 organizações já assinaram o contrato, que é publicado pela Fundação World Wide Web, de Berners-Lee, juntamente com um relatório que pede uma ação urgente [via The Guardian]. Talvez os esforços não estejam dando certo. Um relatório da Business for Social Responsibility (BSR) aponta, por exemplo, que o Facebook não fez o suficiente para frear os casos de notícias falsas que culminaram em assassinatos em Mianmar. A plataforma foi acusada de ser um meio de incitação à violência e fomentar a divisão do país [via MobileTime]. A própria empresa admitiu o problema [via UOL]. Em entrevista ao Nautilus, a matemática Hannah Fry chega, inclusive, a propor uma espécie de FDA (Food and Drug Administration, responsável pelo controle e regulação dos setores de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos) para o universo de algoritmos que temos hoje.

Adeus, âncoras de TV

A Xinhua, agência de notícias estatal da China, apresentou seus novos âncoras de notícias. A diferença é que não são humanos. Desenvolvidos e operados por inteligência artificial, os “apresentadores” foram criados a partir de imagens de humanos que lêem as notícias usando vozes sintetizadas. Cada âncora pode “trabalhar 24 horas por dia em seu site e em várias plataformas de mídia social, reduzindo os custos de produção de notícias e melhorando a eficiência”, diz a Xinhua [via TheVerge].

Os novos também cortam e os antigos desvalorizam

Depois de muita especulação, a CEO da Vice Media, Nancy Dubuc, apresentou seu plano para reduzir custos na reunião do conselho em Los Angeles, segundo o The Wall Street Journal. O tráfego na web do veículo caiu de 36 milhões, dois anos atrás - quando conseguiu arrecadar uma soma considerável em publicidade e patrocínio - para 27 milhões hoje, de acordo com informações da comScore, com perdas financeiras significativas [via Publishing Insider]. A Meredith finalmente encontrou um comprador para a revista Fortune. Ela passa a integrar o portfólio da Fortune Media Group Holdings, do empresário tailandês Chatchaval Jiaravanon. Foi vendida pela bagatela de US$ 150 milhões [via AdAge].

 

Crise de imagem e crise financeira

Depois de grande polêmica [via Poder360], o SBT decidiu tirar do ar uma vinheta que remetia ao período da ditadura brasileira e admitiu que a veiculação da mensagem, que dizia “Brasil, ame-o ou deixe-o”, foi um equívoco. Segundo a assessoria de imprensa do canal, “a emissora não se atentou para o fato de que a frase remetia ao período do regime militar” [via Veja]. Outra emissora, a TV Gazeta, demitiu 25 profissionais de seu departamento de jornalismo, entre eles o diretor Dácio Nitrini. Também cancelou os boletins informativos durante a programação e um telejornal. Também houve dispensas na Rádio Gazeta e na Faculdade Cásper Líbero [via Na Telinha]. O BuzzFeed, até por conta da situação provocada na imprensa durante o período eleitoral, preparou um especial que mostra como o brasileiro pode apoiar os veículos locais.

O NiemanLab traz um especial sobre como as organizações de notícias passaram 2018 correndo atrás de novas formas de atrair leitores e de financiamento para suas estruturas, além de como o Kickstarter tem sido importante neste processo.

 

Tecnoblog + Meio Bit

Com valor de transação não revelado, o Tecnoblog, site especializado em noticiário de tecnologia e telecomunicações, anunciou a compra do Meio Bit, um dos primeiros blogs do Brasil. As operações dos dois sites se mantêm nos endereços atuais: tecnoblog.net e meiobit.com.

 

A depressão das mídias sociais

A influência das mídias sociais no humor das pessoas é um tema vem sendo bastante discutido e pesquisado nos últimos anos. No primeiro estudo experimental sobre Facebook, Snapchat e Instagram, pesquisadora americana, psicóloga Melissa G. Hunt,  mostrou um nexo causal entre o tempo gasto nas plataformas e a diminuição do bem-estar [via G1]. A Vogue foi perceber o porquê das redes sociais poderem ser um poço sem fundo. Na outra ponta, o fundador do Twitter, Ev Williams, defendeu outros olhares sobre o tema, enquanto a Veja apresenta um guia para detox que ensina a se desligar das mídias sociais.

 

Imagem digital

O The New York Times está digitalizando seus arquivos de cerca de 6 milhões de fotos que datam de meados de 1800. Contratou um time de 10 pessoas para escanear e enviar as fotos, que são armazenadas na nuvem a partir de parceria feita com o Google. A proposta, por enquanto, é utilizar este repositório somente para a redação mas o veículo não descarta a possibilidade de uso comercial - como fizeram The Atlantic e The Economist [via DigiDay]. Ainda sobre fotos, um novo relatório do Comissariado para Crianças do Reino Unido (CCO) revela como os pais das crianças de hoje divulgam imagens e vídeos deles pela Internet desde o momento em que nascem - e o impacto dessa “informação” vai muito além de alguns embaraçosos momentos. 1.300 fotos dos filhos estarão on-line antes que cheguem à adolescência [via Futurism].

 

Arrumando a casa

Depois de ser comprado pela SmugMug, o Flickr está fazendo algumas grandes mudanças. A empresa anunciou que está trabalhando em problemas no site, incluindo spam, suporte ao cliente e uso do login do Yahoo, e que vai limitar o espaço para usuários gratuitos, ao passo que oferecerá armazenamento ilimitado para contas Pro. A discussão agora gira no entorno da exclusão das fotos em Creative Commons [via TechCrunch].

 

Regulação

Com todos os escândalos recentes, um dos principais temores das empresas de tecnologia está na possibilidade de novas regulações em seus mercados. O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que considera a regulação das companhias de mídias sociais [via UOL].

 


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Negócio diversificado

Vem crescendo o movimento de gigantes do mundo automotivo na direção de scooters e bicicletas elétricas. Uber e Lyft já entraram nesta briga. A Ford anunciou aquisição da Spin, startup de compartilhamento de scooters, tornando-se a mais recente montadora a investir em scooters e bicicletas elétricas. Os planos são agressivos. A meta é ter o serviço disponível em mais de 100 cidades nos próximos 18 meses. A GM pretende entrar no segmento de bicicletas elétricas em 2019. A Daimler terá um projeto de compartilhamento de scooters na Europa até o findal deste ano. Até mesmo a Tesla flerta com o segmento. O CEO da empresa, Elon Musk, deixou no ar a possibilidade da companhia fabricar uma bicicleta elétrica [via CNN Business].

 

Tesla sem Elon Musk

A Tesla vai cumprir cláusula do acordo de setembro com a Securities and Exchange Commission (SEC). Isso significa que Robyn Denholm assumirá a presidência do conselho da Tesla. Ela preencherá o cargo ocupado por Elon Musk, que está sendo forçado a deixar o posto por pelo menos três anos como parte do acordo por ter divulgado informações decisivas da empresa via Twitter [via Futurism].

 

As medidas contra o assédio

Após o Google ser acusado de acobertar e pagar bônus a executivos acusados de assédio sexual, o CEO da empresa, Sundar Pichai, apresentou uma carta a seus funcionários pedindo “desculpas” e informando sobre mudanças [via MobileTime]. Seguindo a onda, o Facebook também anunciou que os casos internos de acusação de assédio -antes tratados a portas fechadas- poderão ser realizados por meio de audiência pública na companhia [via Gizmodo].

 

Menos 6%

Apesar dos 355,2 milhões de unidades de smartphones disponibilizados no varejo durante o terceiro trimestre de 2018, o número aponta uma queda de 6%. As informações são do Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, da International Data Corporation (IDC). É a quarta vez consecutiva que o mercado demonstra declínio. A expectativa é que o número de aparelhos vendidos volte a crescer em 2019. A liderança ainda é da Samsung -que anunciou seu primeiro smartphone dobrável- mas, pelo segundo trimestre seguido, a Huawei aparece na vice-liderança, à frente de Apple [via MobileTime].

 

Gigante no streaming

O Disney+, novo serviço de streaming da gigante de entretenimento, deve ser lançado no final do próximo ano com a diversidade de franquias da empresa como Pixar, Marvel, Nat Geo e Star Wars. Por outro lado, o Hulu - no qual a Disney terá uma participação de 60% após a aquisição da Fox no ano que vem - incluirá programação do estúdio de TV da Fox. Inclusive há intenção de comprar os 40% restante se a ComCast e AT&T, detentoras desta parte, quiserem. As revelações foram feitas pelo CEO da empresa, Bob Iger, durante uma teleconferência. Dá pra entender um pouco mais da estratégia aqui [via TBIVision].

 

Dá bilhão? Dá sim

O primeiro bilhão é o mais difícil. Um ano depois de apresentar um player de vídeo nativo e permitir que usuários gravassem e publicassem seus próprios vídeos na plataforma, o Reddit informa que atingiu uma média de um bilhão de exibições de vídeo “nativas” por mês [via Digiday].

 


AGÊNCIAS

Mais uma no portfólio

A Accenture anunciou a aquisição da creative shop da Alemanha Kolle Rebbe. A empresa será incorporada pela unidade Interactive - braço de publicidade da consultoria. Os termos financeiros da transação não foram divulgados [via MediaPost].

 

Reorganização de criativos

Depois de anunciar a fusão entre as operações, a VMLY&R definiu seus líderes criativos. Debbi Vandeven foi nomeada CCO global [via Meio & Mensagem]. Quem também realizou mudanças na criação foi a Dentsu Aegis Isobar. Nomeou Ronald Ng vice-presidente executivo e diretor global de criação, um novo cargo na agência [via MediaPost]. Jason Peterson, o chefe de criação (CCO) da Havas North America, deixou abruptamente a empresa. A notícia chega um dia depois que o título da indústria americana AdAge publicou uma investigação sobre a chamada cultura “ambiente de trabalho tóxico” que Peterson havia estabelecido nos escritórios da Havas em Chicago [via The Drum].

 


DOWNLOADS

A publicidade em 2018

A mídia tradicional - em especial a TV - ainda recebe uma quantidade significativa de tempo também das pessoas, mesmo entre os usuários da Internet. Relatório da eMarketer em parceria com Starcom e GlobalWeb Index mostra os modelos aplicados de inteligência de mídia global.

 

 

 

O resultado do evento

O Youpix Con 2018 reuniu 1.500 profissionais do mercado de comunicação para refletir sobre social video e creators. Agora oferece um relatório com os seis principais aprendizados do evento.

 

 

 


INFOGRÁFICO

Comércio eletrônico

O SocialMediaToday traz um infográfico com 20 Estatísticas de Comércio Eletrônico e Compras Online para guiar as estratégias de vendas digitais em 2019.

 

 

 


AGENDA

Google for Startups Residency

O programa está com inscrições abertas. Tem duração de seis meses e oferece suporte sob medida para startups em estágio de crescimento por meio de acesso único a recursos, especialistas e parceiros globais do Google.

 

 

 

Influenciadores digitais

Novo curso do IAB Brasil, em 8 de dezembro, quer mostrar como funciona o universo de influenciadores digitais sob a ótica de plataformas, casos de sucesso, cadeia de valor, melhores práticas e impactos éticos e jurídicos.

 

 

 


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!

  • NYT planeja testar um medidor flexível para ampliar assinaturas;
  • Só 18% dos casos de jornalistas assassinados são resolvidos;
  • No mobile, publicidade que integra conteúdo e UX é desafio para as marcas;
  • Quem é o profissional que ganhará espaço nas empresas com a LGPD;
  • WhatsApp virou canal de exaltação a Bolsonaro e caça às bruxas;
  • Samsung investirá US$ 22 bilhões em IA até 2020;
  • Um guia criativo para criar um novo negócio;
  • Diário de Pernambuco completa 193 anos;
  • Google adiciona quatro métricas para posições de anúncios de pesquisa;
  • Como funciona realmente o algoritmo do Youtube.