Nova fusão em RP no Brasil; agências e estereótipos




AGÊNCIAS

Produto nacional

Nova união de operações movimentou o segmento de relações públicas: as agências RP1 e RMA criaram, juntas, a RPMA. O movimento, que segundo informações da própria empresa, resultará em uma companhia com faturamento de R$ 38 milhões por ano, 150 funcionários e 130 clientes, foi a maneira de "blindagem" encontrada contra a fortíssima onda de concorrentes internacionais. Embora com números de estreia bastante atraentes, a RPMA já nasce com uma missão nada fácil: enfrentar outros grupos do setor de RP, como CDN, InPress e Ideal, que hoje são mantidas e comandadas por gigantes globais. Em 2018, outras companhias já se uniram foram a Bullet e a Nexo. A FSB Comunicação (veja na retrospectiva de 2018), a maior empresa de relações públicas do Brasil, colocou a Loures debaixo de sua holding.

Estereótipos da publicidade brasileira

A pedido do Facebook, a consultoria 65|10 realizou um mapeamento dos estereótipos ainda utilizados pela publicidade brasileira. “Nossa indústria publicitária é uma das mais premiadas do mundo, mas inconscientemente ainda reforça estereótipos que limitam os papéis de gênero, raça e tipos de corpos”, afirmou Isabela Aggiunti, gerente de marketing science do Facebook no Brasil [via Meio & Mensagem].

Troca-troca

Custo ou transparência? O que mais importa para as empresas quando se trata da contratação de agências que cuidam de sua comunicação? E quando a equipe de compras "entra de sola" no controle financeiro destas parcerias? O Digiday relatou a história da GlaxoSmithKline, que solicitou às agências que participaram da concorrência pela marca garantias antecipadas sobre o custo da mídia digital - e a maioria, mesmo sabendo da impossibilidade, concordou. Canibalizamos de vez o campo da credibilidade em troca de bilhões? Quem também trocou de agência nos Estados Unidos foi a Volkswagen. A Johannes Leornardo, agência do WPP que atende clientes como Adidas e Google, ficou com a conta.O Campaignlive traz um artigo que explica o que a Unilever aprendeu com o U-Studio, sua agência digital interna (in house) montada em parceria com a Oliver.


MERCADO - DIGITAL, MARKETING E COMUNICAÇÃO

US$ 26 bilhões

Foi o valor atingido em receita pela publicidade digital no terceiro trimestre de 2018, De acordo com o último relatório do Interactive Advertising Bureau (IAB). O documento, desenvolvido pela PwC US, descobriu que os profissionais de marketing gastaram US$ 75,8 bilhões nos três primeiros trimestres de 2018, o maior volume já registrado na história [via MediaPost].

Morreu, mas passa bem

Estaria a saúde do jornalismo ligada à saúde da democracia? Google e Facebook são os responsáveis pela crise da mídia nessa nova era? A Apple vai embarcar no mundo das notícias, como explica o Poder360. Promete lançar seu serviço de assinatura em março, o Apple News, com acesso a diversos jornais e revistas. A Wired deu uma geral neste panorama - especialmente após as demissões em massa do BuzzFeed (que impulsionou o time que permanece a se sindicalizar), do Huffington Post e da Vice, há algumas semanas. E acredita que a "objetividade jornalística" está em risco. A Reuters analisou o chamado "enigma da monetização de notícias" e garante que "qualidade não vem de graça". Depois da Austrália e seu Comitê Seleto para "regulação" das mídias, agora é o Reino Unido que coloca em prática a "revisão independente do futuro do jornalismo" no território. Querem avaliar a imposição de limites à chamada imprensa livre e a necessidade de transmissão de "notícias de alta qualidade". Além de Google e Facebook, o governo britânico está de olho também na BBC. Enquanto a Abril segue agonizando, o jornalismo independente vai dando seus pulos para sobreviver. De acordo com o Knight Center for Journalism in the Americas, a Luminate, do grupo Omidyar, vai investir US$ 920 mil no Nexo. E analisa a chegada da CNN no Brasil. Apesar de restrições legais, o país continua atraindo marcas internacionais de mídia.

No future for you?

No momento em que muito se fala sobre "o futuro do jornalismo", a Reuters publicou um relatório sob a consultoria de profissionais da Universidade de Oxford. Nele, os especialistas identificaram as cinco coisas que todo mundo precisa saber sobre este assunto - e quais os impactos de tais tendências no trabalho dos profissionais da área.

E aí, ministro?

Nem bem foi apresentado e o projeto de lei apresentado como Lei Anticrime, que será discutido em breve no Congresso Nacional, já causa polêmicas e discussões aqui e ali, nos bastidores da tecnologia. O motivo? A proposta de uma mudança na Lei de Interceptação que permite o monitoramento, em tempo real, de conversas em plataformas de internet e aplicativos de mensagem - são 14 alterações ao todo, segundo a regulamentação. A eventual aprovação forçaria uma mudança de postura de gigantes de tecnologia, bem como suscita questionamentos preocupantes sobre privacidade.

Mínimo esforço

Foi o anúncio do Facebook's Communities Summit, realizado na semana passada: agora, as empresas poderão receber e responder às mensagens de clientes do Instagram na caixa de entrada do próprio Facebook - nem precisam mais alternar os dois serviços com esta finalidade. EUA e Brasil saem na frente para testar a novidade. Parece pouco, mas é mais uma ação referente ao plano de unificar os serviços de mensagens, anunciado pela gigante das redes recentemente. Segundo o próprio Facebook, são cerca de 90 milhões de pequenas empresas usando seus produtos e 7 milhões de anunciantes em todos os seus aplicativos - a receita do último trimestre bateu a casa dos US$ 16 bilhões. Enquanto isso, segue firme o debate sobre o impacto da plataforma no comportamento e a saúde mental das pessoas, como aponta reportagem do El País.

Vai pra onde?

A partir de que momento a Netflix começará a dar lucro? Seu modelo de assinatura será mesmo capaz de sustentar os negócios, especialmente agora com concorrentes mais baratas e suportadas por anúncios? Janeiro começou mal: os preços subiram, o que deixou assinantes insatisfeitos - 27% responderam em pesquisa que já pensam em cancelar os serviços. Mas quais serão as ameaças e saídas da Netflix diante desses impactos? Enquanto isso, Hulu e WarnerMedia já se aventuram nos detalhes de futuros planos de seus próprios serviços.

Modo retrato

Levantamento realizado pela ScientiaMobile com dados de visitas de 3,9 milhões de usuários, destaca que 82,5% dos sites indicam que as pessoas assistam a vídeos em formato de retrato (tela em pé) em seus smartphones. Já quando o dispositivo é um tablet, as proporções são de 44,4% em formato paisagem contra 55,6% em retrato [via MobiletTime].

Brecha de privacidade e stories

A pesquisadora de segurança Karin Saini descobriu que a plataforma Twitter mantém durante anos todo o histórico de mensagens do usuário, mesmo que as tenha apagado, relata o CanalTech. Outra descoberta é que também estão trabalhando em sua própria versão para stories, diz o TecMundo.

Ainda que tardia…

Entre os US$ 300 milhões levantados pelo Reddit na semana passada, acredite, estava uma fatia da gigante chinesa Tencent Holdings. Parece que a empresa, mesmo com todas as restrições impostas ao Reddit na China, está realmente interessada em abocanhar a empresa. O diretor executivo da companhia censurada, por sua vez, disse que a experiência da Tencent em games foi o que atraiu as duas organizações. Será que a união vingará, mesmo sob protestos?


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Longo caminho

Mulheres na tecnologia, em pleno 2019, ainda são uma raridade. De olho nisso - e até pelos discursos de diversidade amplamente divulgados -, o Google vem, à sua maneira, lutando para quebrar esta barreira. E, desde 2014, aumentou em cerca de 5% a liderança feminina em suas equipes. Ainda falta muito, é verdade, mas alguém precisa dar o primeiro passo de fato.

Orra…

Era maio de 2018 e o Google anunciou planos para adicionar recursos de realidade aumentada ao Maps. Quase um ano depois e, somente agora, começaram efetivamente as primeiras implementações. O Wall Street Journal detalhou a experiência de um repórter testando uma versão inicial - que só será amplamente liberada quando a gigante estiver plenamente satisfeita com o serviço. Ao que parece, deve demorar um pouco mais… assim como o LinkedIn Live, que só funciona em versão beta - e para convidados - a partir desta semana. Um formulário de contato para inscrição nos testes da nova plataforma deve estar disponível nas próximas semanas - são poucas as informações a respeito.

This is the Real America

Donald Glover, mais conhecido como Childish Gambino, conseguiu um feito histórico no Grammy, o "Oscar" da música norte-americana: com sua polêmica gravação, um manifesto anti-racista, impulsionado pelas visualizações na internet (500 milhões de visualizações), faturou os dois prêmios mais cobiçados da noite: gravação e canção do ano. Além de ser o primeiro hip-hop a beliscar os dois troféus numa mesma edição, This is America levou também "Melhor Clip" e "Melhor Colaboração de Rap". Gambino não compareceu à noite de premiação em protesto. Para ele, a Academia ignora o gênero musical. Ele e os colegas Kendrick Lamar e Drake, se negaram a atuar na cerimônia, informaram os próprios organizadores.

Velhice com robôs

Há inúmeras discussões sobre a substituição de postos de trabalho por robôs. A The Economist traz um olhar sobre o tema. A publicação indica que, em vez de pegar o emprego das pessoas, as máquinas ajudarão a cuidar delas na velhice.


AGENDA

Tudo sobre marketing digital

Curso da ESPM-SP, que acontece no próximo dia 23, pretende preparar e aprimorar o profissional de diversas áreas para produzir e gerir com sucesso seu negócio ou carreira nas mais diversas plataformas digitais (portais, redes sociais e dispositivos móveis). A grade traz estratégias e prática sobre vídeo, texto, áudio, fotografia e design nas mídias digitais. As inscrições podem ser feitas aqui.


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