WhatsApp faz 10 anos enquanto Apple e Facebook duelam



Nosso boletim foi adiantado para esta sexta-feira (1) para que você possa curtir o feriado bem informado. Voltamos na próxima segunda-feira (11). Para quem é de Carnaval, aproveite. Para quem não é, um ótimo descanso 🙂


MERCADO - DIGITAL, MARKETING E COMUNICAÇÃO

Pré-adolescente

E o WhatsApp completou 10 anos de existência. O serviço de mensagens mais popular do Brasil, que conta com 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, tem mais popularidade em volume que o Messenger e o WeChat, da China.

Mas a batalha está longe de acabar: a meta agora é expandir as oportunidades negócios com o WhatsApp Business - que vai muito bem, obrigada, em apenas dois meses de existência. É nesta plataforma que se experimentam, por enquanto, os primeiros blocos de anúncio no aplicativo. Num infográfico criado pelo próprio serviço, algumas das conquistas mais significativas nessa primeira década.

Melhor que sexo

Deu no relatório da Liberty Global: a banda larga doméstica e o WiFi vieram em primeiro lugar, em ordem de importância em seis de oito países europeus, no quesito "itens indispensáveis para a vida". Cerca de 8 mil consumidores no Reino Unido, Bélgica, Suíça, Polônia, Irlanda, França, Alemanha e Holanda foram entrevistados e quase 40% deles apresentou disposição suficiente para abrir mão de férias, canais de TV favoritos, chocolate e até sexo em troca de mais cobertura e qualidade na rede de banda larga, se os preços forem competitivos...

Infelizmente, não deu

Numa noite em que negros, mulheres e latinos dominaram as TVs do mundo todo na premiação do Oscar 2019, um dado interessante (e impressionante) de bastidores: a Netflix gastou US$ 7,3 milhões em publicidade paga, desde o início de dezembro de 2018, para apoiar e divulgar a sua indicação de melhor filme - o aclamado e belíssimo "Roma", do mexicano Alfonso Cuarón. Mais do que isso: 65% desse montante foi para o impresso, representando uma agradável surpresa de US$ 4,7 milhões para apenas dois veículos: The New York Times e Los Angeles Times. Segundo relatório da Kantar Media, da WPP, o momento do investimento também foi um "golaço": eles aconteceram entre 24 de dezembro e 7 de janeiro, quando ocorrem as votações para as indicações. Tudo perfeito, não fosse a premiação de "Green Book - o guia", ao final da noite. "Roma" levou três estatuetas: filme estrangeiro, fotografia e direção.

É o bicho

Um golaço: a National Geographic tornou-se, esta semana, a primeira marca a alcançar os 100 milhões de seguidores no Instagram. E não só isso: a receita de campanhas publicitárias no canal digital aumentou 80% em 2018, em relação ao ano anterior. De fato, um território ainda inexplorado… (e muito bem aproveitado pela Samsung, para citar um outro exemplo).

Só na promessa?

Era começo de 2018 e a Apple News estava repleta de promessas para os seus editores, oferecendo um público engajado e de alta qualidade, além de projeções mais do que otimistas. A receita de anúncios não parecia grande, mas era só início… Um ano se passou e a maioria dos editores ainda está esperando: a monetização da Apple News continua sendo uma tarefa árdua. A receita, ao que parece, é prejudicada pelo desinteresse dos anunciantes no inventário de anúncios que os editores vendem diretamente e, principalmente, por taxas de preenchimento de anúncios remanescentes - que muitos editores descrevem como abismais. Está difícil encontrar a fórmula ideal…

Enquanto isso…

A Reuters anunciou sua aposta corajosa com o lançamento do Lynx Insight, uma nova ferramenta de inteligência artificial que será usada em suas redações ao redor do mundo. Demissões? A empresa nega: segundo o editor executivo de operações editoriais, dados e inovação da companhia de notícias, Reg Chua, ele é somente um instrumento para ajudar os profissionais a analisar dados, sugerir ideias, histórias e até frases, um assistente de dados digitais - e não um substituto. Ainda segundo ele, dezenas de jornalistas testaram o Lynx durante o verão do hemisfério norte. Washington Post e Press Association, vale lembrar, já se renderam às máquinas. Para ajudar, claro.

Jornalismo e números

Embalados na onda do "modern newsroom", alguém se "infiltrou" na equipe de 30 pessoas de jornalismo de dados da Bloomberg, para ver como é que a coisa funciona de verdade. E a CNN Brasil anunciou novidades e divulgou novas contratações [via MegaBrasil].

Ainda nas redações

A The Economist reforçou seu paywall para que os leitores tenham acesso a cinco artigos por mês - em vez de três por semana. A ideia é incentivar mais usuários registrados a se inscreverem. No final de janeiro passado, o editor da assinatura mudou o acesso medido, após seis meses de testes. Uma pesquisa descobriu que, em média, as pessoas lêem cinco artigos, antes de se inscreverem. E um alto limite de conteúdo permitiria que possíveis assinantes deslizassem pela rede e nunca atingissem o paywall - que, aliás, para Jeff Jarvis, não é para todos e nem será a salvação da lavoura.

Até injeção na testa

Será mesmo que é conteúdo de qualidade que o consumidor deseja? Pesquisa recente diz que o povo gosta mesmo é de "presentinhos": 75% dos entrevistados querem mais é recompensas (e rápidas) em troca de lealdade e fidelidade à marca. A HelloWorld, da Merkle, falou com mais de 1.500 norte-americanos em todas as faixas etárias e gêneros para seu último relatório anual do chamado "Barômetro de Fidelidade".

Tá esquentando

A Roku ganhou novas 7,8 milhões de contas ativas em 2018 e atingiu as 27,1 milhões no final do ano - o que daria, numa conta rápida, uma em cada cinco residências dos EUA usando a plataforma de streaming. A empresa revelou as estatísticas em sua carta aos acionistas do quarto trimestre e afirmou que houve também um aumento nas horas de streaming: 9,2 bilhões de horas a mais. Também comemorou as impressões de anúncios em vídeos monetizados, que mais do que dobraram no ano passado.

Passando a borracha

Se você acha que sua semana no trabalho foi enlouquecedora, imagine só a vida da equipe de marketing da Nike, depois do incidente com Zion Williamson no basquete universitário, há duas semanas. Para tentar se recuperar do fiasco, a empresa aproveitou o domingão de Oscar para reforçar a campanha "Dream Crazier", estrelada por Colin Kaepernick em 2018. O novo spot, "Just Do It", incluiu um vídeo de 90 segundos narrado pela tenista e supercampeã Serena Williams e até uma ação de e-mail marketing - assinada por ela mesma! Aliás, Serena também apareceu na noite do Oscar para apresentar o trailer de "A Star is Born", um dos candidatos a melhor filme e estrelado por outro fenômeno norte-americano: a multifacetada Lady Gaga. Curioso: seu discurso na noite de gala do cinema fala justamente sobre sonhos.

2023, uma odisseia no digital

É nesta data, acredite, que os gastos publicitários digitais nos Estados Unidos ultrapassarão dois terços do total de mídia investida no país. Pelo menos é o que dizem os analistas - que já preveem, só para 2019, um crescimento de 19% no setor ou US$ 129,34 bilhões. Nada mal. Além disso, a comunicação móvel continuará dominando as escolhas dos anunciantes, respondendo por dois terços desta quantia. Entretanto, dizem os especialistas, o duopólio Google e Facebook deverá cair, mesmo com o crescimento de suas receitas.

Não são pelos $ 0,20

O governo de Uganda deu início a 1 imposto de 200 xelins (cerca de R$ 0,20) por dia para que os cidadãos possam usar mídias sociais e fazerem transferências monetárias em aparelhos com acesso à internet. A partir da adoção da medida, pelo menos 2,5 milhões de pessoas deixaram de assinar a internet local.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Azedou

O co-fundador da Apple, Steve Wozniak não poupou Mark Zuckerberg. Em entrevista ao canal fechado Bloomberg, o executivo fez duras críticas ao fundador e CEO do Facebook e bateu especialmente sobre as questões relacionadas aos recentes escândalos de privacidade de dados. Disse “estar enojado” com Zuckerberg. Alfinetou também falando que o criador do Twitter, Jack Dorsey, está lidando melhor com as crises das plataformas digitais [via BusinessInsider]. Esta semana, aliás, não faltaram farpas para o lado da gigante das redes: reportagem traçou um perfil psicológico pavoroso dos moderadores de conteúdo do Facebook. Paranoias, paralisações, entre outros problemas mentais estão afetando de forma brutal parte dos 15 mil prestadores do serviço - em sua maioria, terceirizados.

2023, uma odisseia no digital (Ep. 2)

Também é somente por aí que os brasileiros poderão usufruir plenamente da tecnologia 5G. Pelo menos, é o que se previu em discussões no Mobile World Congress (MWC), realizado em Barcelona, esta semana. Mas, saiba, a previsão melhorou: a expectativa da GSMA da América Latina era de que o 5G comercial só chegasse mesmo em 2025. E as promessas de que o 5G será uma revolução, e não somente para a indústria de telecom, já animam outros setores do mercado. O UOL fez essa análise.

PetTech

O assunto "bichos" não para: a PetRescue, uma organização que ajuda gratuitamente a resgatar milhares de animais de rua na Austrália, criou uma plataforma de inteligência artificial capaz de analisar fotos de cachorros no Instagram e encontrar, entre os bichos salvos, alguns semelhantes que estejam disponíveis para adoção. Numa campanha criada pela DDB local, o usuário da rede pode utilizar a #PetMe caso queira encontrar para si um bichinho parecido com aquele que ele segue a conta e curte o tempo todo - o sistema reconhecerá detalhes como raça, temperamento, tamanho e pelagem e oferecerá ao suposto adotante um animal com qualidades correspondentes para adoção.

"BitchCoins" strikes again!

O blockchain, tecnologia por trás das chamadas criptomoedas - como o bitcoin, por exemplo - vem sendo questionado por especialistas. Isto porque, em janeiro deste ano, criminosos roubaram US$ 1,1 milhão em Ethereum Classic. E em ataques como este, os bandidos assumem mais da metade do poder computacional que mantém a rede da moeda digital e conseguem, sim, fraudar o sistema. Novas brechas de segurança têm aparecido nas plataformas, deixando o mercado atento e desconfiado.

Oportunidade

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) anunciaram R$ 20 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos de startups que possam ser aplicados à administração pública. O prazo termina em 22 de abril e o edital está disponível no site da Fapesp, listando desafios em dez áreas, que incluem meio ambiente, assistência social, habitação, saúde, educação e previdência social. A chamada de propostas tem como objetivo atrair micro e pequenas empresas que tenham pesquisa financiada nas fases 1 e 2 do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) ou projeto equivalente conduzido com recursos próprios ou de outras fontes.

Conservadorismo Hi-Tech

Os trabalhadores de tecnologia estão cada vez mais desconfortáveis com as relações entre seus empregadores e o governo dos EUA - especialmente os clientes militares. Alguns protestos levaram a uma mudança real: no ano passado, o Google decidiu não renovar um contrato com o Pentágono para aplicar inteligência artificial a filmagens de drones, depois que 4.000 funcionários assinaram uma petição protestando contra o acordo. Na semana passada, um grupo de funcionários da Microsoft publicou uma petição pedindo aos executivos que rescindissem um contrato para desenvolver tecnologia de realidade aumentada para os militares dos EUA. "Nós não nos inscrevemos para desenvolver armas, e exigimos uma palavra sobre como nosso trabalho é usado", diz a petição, publicada no Twitter.

Nascente

Um consórcio de pesquisadores que reúne especialistas em inteligência artificial para atuar junto a problemas desafiadores de alto impacto social e econômico, por meio do apoio de diferentes setores da sociedade e da economia. Assim nasce o Advanced Institute for Artificial Intelligence, que idealiza projetos em robótica, investigação fundamental e aplicações reais no mundo. Entre os parceiros, gente bem grande, como Petrobras, IBM, Grupo Fleury, Intel, Sistema Fiep, entre outros. Algumas startups iniciantes e interessadas, além de universidades renomadas do país, como USP, Unifesp, Unicamp e FEI. Para saber mais sobre o batizado AI2, só clicar aqui.


AGÊNCIA

Todo mundo em pânico

Depois de reportar queda de 1,1% nas suas receitas de 2018, a Edelman volta a virar tema por razões polêmicas. Gordon Campbell, político e diplomata canadense aposentado, que atuava como consultor especial da Edelman, foi acusado de assédio sexual. A agência só se posicionou dois dias depois, dizendo que suspendeu o acordo de consultoria até que a investigação seja concluída no Reino Unido.


DOWNLOADS

Falta muito

Os dados de um novo relatório do Women's Media Center sobre o estado das mulheres na mídia dos EUA são preocupantes. Embora existam mais mulheres do que homens em programas e faculdades de jornalismo, elas representam apenas 41,7% dos funcionários da redação. "A mídia está em um estado de grande perturbação, mas apesar de toda a mudança, uma coisa permanece a mesma: menos mulheres relatam as notícias do que os homens", escreve Julie Burton, presidente da WMC, no prefácio do relatório de quase 200 páginas chamado “O status das mulheres nos meios de comunicação dos EUA 2019.” Só por curiosidade: a atriz Jane Fonda - hoje, estrela da Netflix pela produção e atuação em "Grace & Frankie" - é uma das fundadoras do WMC.

Faz mal

Relatório da Universidade de Glasgow (Reino Unido), resultado de pesquisa com mais de 11 mil adolescentes, mostrou que jovens que passam muitas horas por dia nas redes sociais podem desenvolver obesidade e problemas de saúde mental, informa a revista Galileu.

Dando uma geral

A quarta pesquisa anual da Digital TV Europe, divulgada esta semana, fornece informações sobre o que os principais executivos da indústria pensam sobre os problemas e tendências enfrentados pelo negócio de distribuição de vídeo digital. Mais de 560 executivos de 64 países compartilharam suas opiniões. Além de avaliar os pontos de vista sobre o cenário geral da TV digital, incluindo a ascensão contínua da OTT TV, outras áreas importantes foram aprofundadas no estudo.


AGENDA

Helena Sordili e Eduardo Vasques ministram, no dia 30 de março, um curso avançado de Mídias Sociais na ESPM. Apresentam tendências, dicas de aprimoramento profissional e gestão de negócios, tudo dentro das plataformas digitais. Primeiros inscritos ganham desconto. Informações aqui.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • Apple demite 190 funcionários de projeto de carro autônomo;
  • McKinsey apresenta nova marca e novo site;
  • O lançamento do HoloLens2, a nova geração de realidade mista da Microsoft;
  • Líderes do marketing ainda discutem as tendências para 2019;
  • TikTok acena para anunciantes tentando popularizar a plataforma;
  • Os vencedores do Stories Festival, em todas as categorias;
  • O upgrade nas receitas da Discovery, pós Scripps Networks;
  • A nova e toda poderosa VP de inclusão e diversidade do Twitter;
  • Estamos preparados para uma reformulação na hospedagem de podcasts?;
  • E o Spotify, terá mesmo sucesso nesta "nova" empreitada?;
  • Disney muito perto de fechar a compra da Fox;
  • A "onda positiva" de publicidade em saúde no Pinterest;
  • A "deep web" e a nociva caixa de comentários baixaram no New York Times.