O textão de Zuckerberg e o BuzzFeed impresso



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MERCADO - DIGITAL, MARKETING E COMUNICAÇÃO

O textão de Zuckerberg

Chegou a vez do criador usar a criatura para fazer textão. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, publicou um longo post na plataforma para informar sobre algumas mudanças fundamentais que mídia social pretende promover. Ao longo dos anos, a rede ganhou corpo ao se tornar um ambiente aberto, público e sem custos aos usuários de internet. O modelo hoje é altamente questionável. Principalmente sobre como os dados de tanta gente são usados. O texto também diz que pode parecer uma postura irônica [via Recode]. A nova proposta feita por Zuckerberg prevê uma migração gradual para uma plataforma mais fechada, integrada com WhatsApp e Messenger - algo que também deve gerar discussão pela possibilidade de união das bases de dados [via MobileTime]. O post não foi muito bem recebido pelos reguladores europeus, que já pedem detalhes como conta a CNN. Os efeitos de todas as crises começam a aparecer. O Olhar Digital lembra que a plataforma perdeu, nos últimos dois anos, 15 milhões de usuários no mercado norte-americanos.

Em artigo no  MIT Technology Review, Konstantin Kakaes, diz que quer “construir uma plataforma mais simples focada em privacidade primeiro”. A publicação ressalta que não entende o que a privacidade significa e que “ele não pode ser confiável para definir isso para todos nós”. O artigo defende que, na prática, o Facebook precisa ser dividido. Vale lembrar, ainda, que o Facebook é dono do Instagram que, ao menos no Brasil, já tem mais usuários do que o próprio Messenger.

Mensageria da vila

Documento produzido pela MobileTime e Opinion Box traz uma base de quase 2 mil entrevistados sobre o uso das plataformas de mensagens no Brasil: o grau de fidelidade, riscos de desinstalação, proporções, comparativos de frequência e até o monitoramento do Instagram no país.

Europa x mídias sociais

Em mais um round na luta direta entre a Comissão Europeia e a "trinca de gigantes" Google, Facebook e Twitter, o comissário de segurança continental, Julian King, afirmou que as empresas não cumpriram suas promessas de combater notícias falsas. E a declaração tem peso: faltam pouco mais de três meses para as eleições do Parlamento Europeu - e tais providências eram de total interesse dos envolvidos. Ainda para King, os progressos neste sentido ficaram muito aquém do esperado e que estas empresas precisam cumprir acordos e padrões que eles mesmos assinam. O G1 deu destaque para a batalha dos últimos dias. O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York iniciou uma investigação sobre a coleta de dados do Facebook em aplicativos de terceiros. De acordo com o The Wall Street Journal, a plataforma tem usado parcerias para receber informações pessoais de usuários do Facebook e de outros usuários. Especialistas já dizem que, se comprovado, o incidente diminuirá - e muito - a eficácia do modelo de negócios da rede, seu grande trunfo nos últimos meses para não espantar os prospects. Já o CEO do Group Nine Media, Ben Lehrer, saiu em defesa do Facebook e do Google, em entrevista esta semana. O curioso: na contramão de quase todo mundo, o executivo gravou um podcast onde pede que os editores digitais parem de culpar o "grande e mau duopólio" por fazer sua lição de casa. Segundo ele, o Facebook não é o único pelo motivo pelo qual a mídia digital passa por maus bocados…

Old but gold?

O BuzzFeed continua flertando com padrões da velha mídia. Até pouco tempo aclamado por ser um veículo que compreendeu a dinâmica digital, publicou uma versão de jornal impresso e distribui em Nova York ao longo de um dia. Foram 20 mil impressões de 12 páginas. Os gestores da plataforma disseram que era apenas uma ação para chamar a atenção e que tinha a intenção de animar o dia das pessoas já que eles “imprimiram a internet’ [via MediaPost]. Tudo isso, é claro, sem esquecer do velho e bom digital: esta semana, o BuzzFeed lançou dois novos produtos para seus anunciantes. Uma é a oferta de publicações de comércio de marca, onde o próprio editor cria postagens personalizadas para marcas e seus produtos e levaria os usuários a comprar por meio de links de afiliados. A outra, um novo bloco de anúncios de compra que apareceria em publicações relevantes no site do BuzzFeed.

Proteja-se da internet

No South by Southwest, que acontece até 17 de março em Austin, Texas, o fundador do Buzzfeed, Jonah Peretti, disse que não vai abandonar a disseminação de conteúdo nas redes sociais, mas pede que as plataformas valorizem conteúdos de qualidade.  Além do otimismo, Peretti tocou em um ponto muito importante: a dark web _preconceinto, racismo, misoginia, pedofilia e todas as ações que o anonimato digital permite. Para ele, os criadores das plataformas precisam continuar vigilantes para banir os abusos.

Maçã verde

A plataforma de descoberta de conteúdo Taboola anunciou a aquisição da divisão Start da Celltick, incluindo as linhas de produtos Start e Start Magazine. O acordo é esperado para fechar no final de março. Neste início, está previsto pré-instalação por operadoras de celular apenas em dispositivos Android. Com a aquisição, a Taboola poderá distribuir conteúdo e envolver os usuários nesses dispositivos, criando assim uma alternativa ao Apple News para os 2 bilhões de dispositivos Android vendidos anualmente.

Volume alto

O mercado de música gravada dos EUA gerou US $ 9,8 bilhões em receita total de varejo no ano passado, dos quais US$ 6,6 bilhões retornaram a artistas e selos em pagamentos por atacado. O restante do dinheiro, é claro, foi retido por varejistas e serviços de música digital como o Spotify. Isso representou um crescimento de 30% em cerca de 50 milhões de assinaturas - que devem crescer ainda mais, após o anúncio da parceria entre Samsung e Spotify. O aplicativo virá pré-instalado em milhões de novos dispositivos da marca, com seis meses de pacote Premium gratuito. Parece o mundo ideal? Está longe disso: esta semana, Spotify e Amazon "processaram" compositores e artistas contra o aumento de 44% de royalties sob suas obras...

Passo o ponto

A plataforma de ingressos do eBay, o StubHub, pode ser vendida ou desmembrada, após uma revisão estratégica da divisão anunciada na semana passada. A reestruturação do negócio, bem como a do eBay Classifieds Group, segue uma carta aberta emitida em janeiro por um dos maiores investidores do eBay, a Elliott Management Corporation, pedindo uma “revisão abrangente do portfólio” e sugerindo que os desinvestimentos das subsidiárias criarão mais valor para os acionistas do eBay. A gigante do comércio eletrônico afirmou, no entanto, que “não pode haver garantia de que a revisão estratégica sendo realizada resultará em uma venda, cisão ou outra combinação de negócios envolvendo os ativos do eBay”.

Toma!

O aclamado diretor de cinema Steven Spielberg iniciou um movimento que sugere impedir que filmes lançados diretamente para serviços de streaming fossem considerados para o Oscar. A Netflix, de forma discreta e divertida, respondeu ao diretor de E.T. que "amamos cinema, mas também amamos acesso para pessoas que não podem pagar por ele". A resposta fez mais sucesso do que a intervenção de Spielberg.

Apanhando e contando

Enquanto uns investem nos antigos modelos, outros continuam suando a camisa para rentabilizar seu negócio a qualquer custo. O New York Times, por exemplo, está testando um paywall mais complexo, o que significa que usar o modo "incógnito" ou "privado" em um navegador da web será menos eficiente para que o usuário consiga ter acesso às histórias online do jornal gratuitamente. A empresa afirma que a informação é valiosa, tem seu preço, mas ainda não conseguiu alcançar o rigor dos paywalls de Wall Street Journal e Financial Times. E enquanto os testes ainda são testes, o Times também quer se firmar no áudio, fazendo muitas contratações para aprofundar seu envolvimento com projetos narrativos.

Sobrevivendo

"Experimente antes de comprar", realidade aumentada (AR) e uma experiência on-line aprimorada dará nova vida às categorias estabelecidas de comércio eletrônico, como vestuário e acessórios, móveis e artigos de decoração e brinquedos e hobbies até o final do período previsto em 2023. A previsão é da E-Marketer, que também projeta uma subida no varejo e nas vendas on-line de vestuário e acessórios.

Aliás, quem também não quer perder a boquinha nessa onda varejista é o Pinterest, que próximo de um IPO, precisa aumentar suas ferramentas de comércio eletrônico. A solução? Adição de novo catálogos de produtos e recomendações de compras personalizadas, para aumentar o potencial de negócios. Para quem está investindo, acreditam especialistas, o foco é pensar além do seu site, mas sim no próprio consumidor, que é quem precisa dirigir e reforçar essa proposta de valor - e não o contrário. A Macy's, por exemplo, que sempre investiu nas lojas físicas, está explorando novas tecnologias e conquistando mais e mais consumidores virtuais pelo… olfato!

Dona Solange necessária

Uma pediatra e blogueira de pais e mães, Free N. Hess, publicou um post sobre uma série de vídeos perturbadores que encontrou no YouTube Kids, um aplicativo independente que, supostamente, torna a plataforma "mais segura e simples" para menores de 13 anos. Uma série de agências de notícias rapidamente captou os clipes que Hess descobriu, incluindo um em que os personagens, inspirados em Minecraft, realizavam um tiroteio na escola. Em outro, uma garota animada de longos cabelos castanhos tenta cometer suicídio, depois que seu pai morre e seu namorado termina com ela. A empresa agora tenta correr atrás do prejuízo, para evitar ainda mais estragos. Os anunciantes andam bem preocupados com as diretrizes que serão tomadas. E se serão.

Ainda sobre crianças

O aplicativo Musical.ly, rebatizado de TikTok, concordou em pagar US $ 5,7 milhões para acertar as alegações da Comissão Federal de Comércio de que armazenava ilegalmente dados de crianças menores de 13 anos idade e recusava os pedidos dos pais para apagá-los. Os dados coletados incluem nomes, endereços de e-mail e, por um período, locais de usuários, disse a FTC. O acordo representa uma penalidade recorde sob o Ato de Proteção à Privacidade Online das Crianças, uma lei de 1998 destinada a colocar os pais no controle de quais informações são coletadas sobre seus filhos na Internet.

Desbravando o TikTok

As agências ao redor do mundo ainda estão tentando descobrir sua estratégia perfeita para abraçar o TikTok. Mas uma marca em especial está comprometida em decifrar os segredos do aplicativo de vídeo de formato curto. A NBA já tem uma equipe (a liga não especifica quantos funcionários) dedicada ao aplicativo e publica de cinco a seis vídeos por dia para 3,8 milhões de fãs. Durante o All-Star Weekend, a liga de basquete norte-americana acumulou mais de 44 milhões de visualizações em seus vídeos na plataforma. Não satisfeita em ser um dos principais nomes no aplicativo chinês Douyin - chamado de irmão do TikTok -, a NBA também compartilhou os talentos de seus próprios jogadores. Enquanto isso, tem gente questionando se a "grande novidade" das redes sociais será realmente uma plataforma relevante para as marcas, nos próximos anos.

Influência?

O marketing de influenciadores é uma tática crescente para "criar" consciência de marca e impulsionar o engajamento do consumidor. Mas, de acordo com um estudo da Influencer Intelligence and Econsultancy, apenas 12% dos profissionais de marketing dos EUA e do Reino Unido concordam fortemente que os influenciadores aumentaram as receitas. Outros 33%, no entanto, "concordam" que os influenciadores geraram receitas, indicando um sucesso misto, mas encorajador, com essa estratégia de marketing.

Mesmo com os números aparentemente desanimadores, o Instagram anunciou novos formatos de anúncios que permitirão às marcas e aos influenciadores parcerias mais lucrativas e transparentes. Será que todo mundo é realmente influenciador na plataforma? E será todos eles combinam mesmo com a sua marca?


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Spin-off da grana

Ben Duranske, ex-chefe de conformidade do Facebook Payments, e Andreas Bayer, que lidou com engenharia de conformidade para Xoom e Paypal, anunciaram sua nova startup - chamada Beam - que usará o aprendizado com as máquinas para ajudar bancos, corretoras, empresas de criptomoeda, e outros grupos financeiros regulados a cumprirem suas obrigações de conformidade. Duranske atuará como CEO da Beam, enquanto Bayer assumirá o papel de CTO.

Em 200m, Mc Rib à direita

Foram mais de 8 mil interações conquistadas pelo Mc Donald's por meio do Waze: pop-ups de outdoors detalhados com as promoções que interagiam com outdoors reais espalhados pelas ruas da cidade - tudo isso enquanto motoristas enfrentavam o trânsito no Sul da Califórnia. Resultado: mais de 6 milhões de impressões móveis, ao longo da campanha. Tudo para promover o retorno do Mc Rib, o sanduíche de "costela". Os concorrentes já correm atrás para tentar algo parecido - e mensurável, acima de tudo.

Maconha gourmet

A guru do estilo de vida Martha Stewart está trabalhando em parceria com a maior "empresa de maconha" do mundo, assumindo um papel consultivo na Canopy Growth Corp. para ajudar a desenvolver uma "ampla nova linha" de produtos para humanos e animais. Aos 77 anos de idade, Stewart é uma amante de animais e também co-organiza um programa de culinária com o rapper Snoop Dogg.

O califa tá de olho

A Alibaba e a Office Depot estão lançando um site B-to-B conjunto para impedir a concorrência da Amazon Business. O novo mercado co-branded, chamado “Office Depot no Alibaba.com”, permitirá que pequenas e médias empresas comprem produtos e serviços da rede global da Alibaba, com mais de 15 mil fornecedores. O Alibaba, por sua vez, poderá oferecer um tempo de entrega reduzido nos produtos, usando o sistema de atendimento da Office Depot. Eles também oferecem ofertas on-line e na loja para produtos da OD.

Fazendo história

Em 29 de março, Anne McClain e Christina Koch deixarão a Estação Espacial Internacional em projeto pela NASA. Será o primeiro caso de uma missão que conta apenas com mulheres astronautas [via Futurism].


AGÊNCIAS

Nova liderança

Ana Leão foi encarregada de assumir a Isobar em São Paulo. A mudança é resultado de alterações nas operações que a Dentsu Aegis Network vem promovendo nos últimos tempos. A unidade de Brasília segue sob a liderança de Eliel Allebrandt [via Meio & Mensagem].

Somos um só

A Publicis Media está fundindo suas redes de mídia Spark Foundry e Blue 449, trazendo ambas sob a liderança do presidente da marca global da Spark, Chris Boothe. A mudança acontece quando a Publicis Groupe toma medidas para simplificar - o CEO da holding, Arthur Sadoun, disse que a empresa está "certificando-se de que há menos estrutura".


DOWNLOADS

Tendências tech

Saiu a nova edição do Future Today Institute Tech Trends Report, com todas as variáveis científicas e tecnológicas que devem transformar a maneira de se realizar negócios. As novidades foram apresentadas por Amy Web, no SXSW neste final de semana.

Interferência do design

Também foi lançado no SXSW o relatório com tendências de design do John Maeda que mexem com as estruturas empresariais.

Vivendo e aprendendo a jogar

Relatório da Global Web Index aponta como o mercado de jogos está mudando ao longo do tempo e analisa como a principal base demográfica do setor está evoluindo - incluindo o aumento de gamers e como as franquias podem atingir essa nova geração de jogadores.

Mulheres e negócios

Em 8 de março de 2018, a TechIreland lançou a Campanha de 100 milhões de euros para o Female Founder Funding, chamando a atenção para os desafios específicos que mulheres empreendedoras enfrentam em torno do financiamento. O objetivo era acompanhar € 100 milhões em processo de financiamento para empresárias irlandesas em 2018. Agora, no início de março de 2019, a instituição lançou um relatório que fornece uma atualização sobre a campanha e oferece dados, insights e opiniões de especialistas sobre o assunto.


AGENDA

Avançado de mídias sociais

Helena Sordili e Eduardo Vasques ministram, no dia 30 de março, um curso avançado de Mídias Sociais na ESPM. Apresentam tendências, dicas de aprimoramento profissional e gestão de negócios, tudo dentro das plataformas digitais. Primeiros inscritos ganham desconto. Informações aqui.

Tudo sobre proteção de dados

No dia 25 de março, no InovaBra, executivos vão se reunir para apresentar um diagnóstico de como as empresas estão agindo para atuar a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O Summit Tec traz abordagens sobre aspectos jurídicos, de compliance e de segurança da informação.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • A saga interminável da venda da Universal Music Group;
  • Fundo do Softbank deve injetar US$ 2 bilhões na América Latina;
  • Viber terá monetização por meio do envio de mensagens de bots;
  • Huawei processa governo dos EUA contra proibição de seus produtos no país;
  • A MyersBizNet expande equipe com oito novas contratações pesadas;
  • Mídia independente pode recuperar a confiança das pessoas na Venezuela;
  • Disney em negociações para adquirir 10% da WarnerMedia no Hulu;
  • Como o CEO do LA Times viu seus planos destruídos em cinco meses;
  • A Luminary conseguirá fazer você pagar para ouvir um podcast?;
  • A volta do Waymo, do Google, e seus polêmicos sensores personalizados;
  • Uber é absolvida após provocar uma morte nos EUA com veículo autônomo;
  • Batali e as acusações de abuso sexual que o fizeram vender restaurantes;
  • Ex-Fox News se junta à campanha de reeleição de Trump para 2020;
  • A explosão do KaBuM! no e-commerce direcionado aos eSports;
  • O que os Media Innovators andam aprontando em 2019 ao redor do mundo.