Censura, polícia, estereótipos e Hitler




MERCADO

Censura, polícia e estereótipos

Nada de mídias sociais. O governo chinês tem monitorado pessoas com Facebook e Whatsapp em seus celulares, afirma o The Sun. Aplicativos estrangeiros são proibidos no país e autoridades podem parar cidadãos e até pedirem para checar o telefone. A polícia local está instalando aplicativos de espionagem e verificando o conteúdo do celular dos cidadãos. Não bastasse, uma pesquisa da Universidade Northeastern na Califórnia com o grupo de defesa do interesse público Upturn mostrou que os anúncios são uma máquina de estereotipar raça e gênero. O CEO da Disney, Bob Iger, também pesou a mão contra as plataformas: “Hitler teria amado as redes sociais”.

Na cabeça!

As vendas no varejo via smartphones atingirão US$ 203,94 bilhões em 2019, representando 34% de todas as vendas de comércio eletrônico dos EUA. Os desktops ainda dominam, mas crescem a uma taxa de apenas 5,0%. Este ano, mais da metade dos usuários de smartphones farão pelo menos uma compra digital em seus dispositivos, segundo o EMarketer.

Sempre ela

O volume financeiro de fusões e aquisições no Brasil somou R$ 29,5 bilhões no 1o trimestre de 2019 - queda de 56% em relação a 2018. Foi o menor valor investido em um 1o trimestre do ano desde 2017, de acordo com os dados do Relatório da Transactional Track Record. Apesar da baixa, o subsetor mais ativo - desde 2014 - foi, claro, a tecnologia.

 

Babado forte

Sem aviso, a Netflix removeu a ferramenta que lançava seus programas de um dispositivo da Apple para outro, via AirPlay. A empresa alega que retirou o recurso de transmissão sem fio por conta de uma "limitação técnica". Mas o buraco é bem mais embaixo… Como se não bastasse, até a Telefónica anunciou entrar na briga pelo conteúdo de ficção na América Latina.

 

Ponto com nó

Ainda na ponta e sem dar muita importância, a Netflix pretende lançar uma revista sobre suas produções, de olho nas premiações do Emmy.

 

Ousada

A marca de cosméticos Lush está excluindo seus canais em mídias sociais sob o argumento de que as plataformas estavam tornando mais difícil o processo de comunicação com seus consumidores. "Estamos cansados de lutar com algoritmos e não queremos pagar para aparecer no seu feed de notícias", disseram.

 

Evasão

Aliás, mais de 350 influenciadores, com uma audiência coletiva de 3,5 bilhões de pessoas, estão migrando para uma plataforma chamada Escapex, que lhes dá seus próprios aplicativos. Seria a próxima onda de mídia social, focada em grupos menores e privados?

 

Pra variar

O Gizmodo Media Group foi vendido para uma empresa de private equity, e a Univision está fora do negócio de sites em língua inglesa. O plano, de acordo com os envolvidos no negócio, é buscar conteúdo seguro para a marca e públicos de alta qualidade.

 

Quase

Que o Today In é uma boa iniciativa do Facebook em tentar promover jornalismo local de qualidade, concordamos. Mas analistas avaliaram 10 cidades inseridas no projeto e o resultado é decepcionante: crimes, acidentes de carro e quase nenhuma “comunidade”. Isso sem contar os apagões globais imprevisíveis das plataformas, como o deste último domingo (14).

 

Fatality

Novo desafio para as marcas: como adentrar no mercado de e-sports? As oportunidades de marketing são significativas para uma boa variedade delas, mas entrar no espaço e obter vantagem estratégica está cada dia mais restrito.

 

Legalize it!

O TheWeedTube, site de vídeo com conteúdos sobre cannabis, lançou seu aplicativo para dispositivos móveis. Os fundadores dizem que os usuários do site o solicitaram e que, com ele, testarão o “apetite” de publicidade das marcas interessadas.

 


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

5G vem aí

Segundo a pesquisa Previsões em Tecnologia, Mídia e Telecomunicações 2019 da Deloitte, das 72 operadoras que testaram a tecnologia em 2018, 25 delas devem lançar a rede de quinta geração até o final de 2019, em parte de seu território. Outras 26 deverão estrear o serviço em 2020 [via MobileTime].

 

Briga no e-commerce

B2W e Magazine Luiza estariam disputando a aquisição da Netshoes, informa o Brazil Journal. A Centauro também participaria do processo, mas está no meio de um processo de IPO.

 

iAndroid

O serviço de chamadas automatizadas do Google, o Duplex, começa a ser implementado também em iPhones. A voz de robô com som humano que permite chamadas telefônicas estará disponível em todos os dispositivos que executam o Android 5.0 ou superior - bem como em iPhones com o Google Assistente instalado. Atualmente, o serviço funciona apenas em inglês, em 43 estados dos EUA.

 

No Doodle do mar

Falando em Google, a empresa está comprando, quietinha, os cabos submarinos que compõem o backbone da internet. Já anunciou a intenção de avançar com o desenvolvimento do cabo Curie - uma nova linha submarina que se estende da Califórnia ao Chile -, o primeiro cabo intercontinental privado já construído por uma grande empresa de não-telecomunicações.

 

ID Brazuca

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai estender a todos os brasileiros a possibilidade de emissão da identidade digital, também conhecida como Documento Nacional de Identificação (DNI). A previsão é de que a emissão do documento comece no 2o semestre.

 

Humanos por trás do Echo

A Bloomberg revelou que a Amazon paga milhares de profissionais para ouvirem gravações capturadas de seus alto-falantes Echo. Elas são transcritas, anotadas e inseridas no software, como parte de um esforço para eliminar problemas na compreensão da fala humana e responder melhor aos comandos.

 

Saúde é o que interessa

O Artemisia Lab, programa gratuito de aceleração de impacto social, encerra processo de seleção de iniciativas, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

 


AGÊNCIA

Mais uma pra conta

Depois da aquisição da Droga5, a Accenture divulgou a incorporação de mais uma compra. Trata-se da Shackleton, agência de Madri que atende contas como Uber e Pret a Manger [via Meio & Mensagem].

 


DOWNLOADS

Por dentro

Um relatório produzido pela McKinsey traz o cenário da economia digital brasileira, incluindo indicadores macroeconômicos e o contexto geral de empreendedorismo e inovação. Apesar de muitos problemas e desafios, o levantamento mostra que há oportunidades interessantes no país.

 

Uso de apps

Os gastos dos usuários na App Store e Google Play crescerão 120% e devem chegar a US$ 156 bilhões até 2023. É o que mostra estudo de mercado realizado pela Sensor Tower.

 

Gerações futuras

A equipe de Pesquisa & Insight do We Are Social realizou estudo etnográfico sobre futuros consumidores. Chama-se 'Nós Somos a Geração Z: seu poder e seu paradoxo'.

 


INFOGRÁFICO

Olá, SEO

A DialogTech compartilhou dicas para ter sucesso com a crescente tendência da pesquisa por voz.


AGENDA

Tudo sobre conteúdo

Novo curso na ESPM leva estratégias de marketing digital e conhecimento para produzir e gerir conteúdos de marcas - com foco em blogs corporativos, como hubs de conteúdos diversos. Inscrições aqui!

 

VAR fora de campo

Especialistas debatem em seminário na Fiesp, em São Paulo, os efeitos da transformação digital e as novas tecnologias, para diferentes setores da sociedade - da administração pública à arbitragem. Dia 29. Gratuito.

 


Rapidinhas

… ou o que andamos lendo!

  • Uber entra com pedido de IPO nos EUA
  • As consequências sobre a prisão de Julian Assange
  • O Global Music Report 2019 e o comércio de música digital em 2018
  • Aliás, o setor precisa mesmo dos videogames para concertos virtuais?
  • O vizinho pobre de Zuckerberg (e que guarda boa parte de seu lixo)
  • Fabio Wajngarten é nomeado secretário de Comunicação do Governo
  • 25 operadoras lançarão 5G em 2019, prevê Deloitte
  • Publicações de sucesso investem, afinal, em pessoas ou em produtos?
  • Editores trocam o hype do VR pelo hype da AR
  • Um filme perturbador sobre transexualidade e sua plataforma digital.