Notre Dame, apartamentos pelo Rappi, mulheres na TI e mais!



Nesta 90ª edição, informação em pequenas pílulas com o melhor da semana. Conte para a gente o que achou.


MERCADO

Peneira...

O Facebook anunciou, entre outras medidas, um novo filtro, que oferece aos profissionais de marketing detalhes do que estão comprando. Isso trará segurança e um "controle mais intuitivo", dizem.

 

...mas só para alguns

Zuckerberg, diz a NBC, que aproveitou dados dos usuários do Facebook para lutar contra rivais e ajudar amigos, dizem documentos vazados.

 

Como "fas"?

Jack Dorsey, o CEO, acredita que há, sim, futuro para o Twitter e reconhece problemas com assédio e moderação, que precisam ser revistos. E pra ontem.

 

Garantindo presença

Saiu a esperada lista dos 100 mais influentes da Time. E o Brasil foi representado por Jair Bolsonaro.

 

Casa móvel

A Rappi oferecerá delivery de apartamentos! Parceria com a Housi, que faz intermediação de locação. No app, usuários poderão reservar imóveis desejados - como no Airbnb, que ainda lidera o setor.

 

Com gás

Já viu os novos droids da Coca-Cola, vendidos nos parques temáticos de Star Wars? Queremos, inclusive.

 

Sem gás

Enquanto a publicidade digital nos EUA supera os US$ 129 bilhões, o crescimento dos gastos com jornais e revistas estaciona em 2%.

Na onda

A Netflix, que apresentou bons resultados trimestrais, entrou no negócio de rádio por meio de uma nova parceria com a SiriusXM, de acordo com anúncio da empresa.

Na onda 2

E é bom mesmo se mexer: com previsões preocupantes de receita, Disney, ATT e Comcast prometem atacar a concorrente. E com tudo.

Banco

Já o Google anda mesmo preocupado em fazer mais e mais dinheiro. E seu caixa eletrônico para saques chama-se Maps. Na mesma onda, a Salesforce comprou o MapAnything esta semana. Tendência?

Todos os alvos

A Everlane, marca norte-americana, uniu-se ao The New York Times para vender camisetas, celebrar o jornalismo, salvar o mundo das mudanças climáticas… Ou todas as possibilidades acima.

Todos os alvos 2

Falando em NYT - que também tem apostado em anúncios digitais "sentimentais" -, estreia em 2 de julho, no Hulu, o "The Weekly", a 1a incursão do jornal mundialmente famoso no noticiário de TV.

Berlinda

A Gillette se envolveu, de novo, em campanha polêmica: após atacar a "masculinidade tóxica", desta vez foi acusada de promover a obesidade.

Berlinda 2

Se é real, nunca saberemos. Mas a Sprite argentina apostou pesado em campanha que coloca um hater cara a cara com uma centena de suas vítimas nas redes. Assista ao vídeo no YouTube.

Batalha vencida

O HBO GO ganhou 300 mil assinantes móveis nos EUA, no último fim de semana. O motivo, claro, foi q estreia da nova temporada de ‘Game of Thrones’ - que demanda 152 vezes mais que a média dos programas de TV, aliás.

Dinâmica do medo

Enquanto "gigantes" expulsam usuários que propagam discursos de ódio, eles sorrateiramente migram para o TikTok - e com sucesso.


AGÊNCIAS

Domínio

A Dentsu está pronta para anunciar a Sellwin Consulting. O nome do novo grupo, que terá especialistas da Amazon, brinca com o trocadilho de “vender” e “ganhar” - o lema da gigante do comércio eletrônico.

Speedgate

Esse é o nome do jogo criado pela agência de produtos digitais AKQA, que usou a inteligência artificial para criar o "novo esporte" - uma mistura de futebol, rugby e quadribol.

Coa$$hella

"Cabou" a edição 2019 e outras atrações, além de Childish Gambino e Ariana Grande, chamaram a atenção: as parcerias de ativação de marca.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Notre Dame 3D

O mundo assistiu chocado ao incêndio numa das catedrais mais famosas do planeta. A boa notícia? Os modelos digitais detalhados do espaço podem ajudar a reconstruir o ícone.

Outros sentidos

A tela virou o nosso novo olhar? Até onde ela pode encobrir nosso senso crítico, se já não o fez? O UOL montou um especial bacana sobre o assunto.

 

Em tempo…

Discovery, aliás, que teve uma lista de conteúdos adicionados ao Youtube TV esta semana.

 

Batendo

Um coração em 3D foi impresso por cientistas israelenses a partir de tecido humano. Tem o tamanho de uma cereja.

Transformação

Que o 5G terá impacto no jornalismo, já sabemos. Mas o que o setor fará com tal capacidade nas mãos? Os "grandes" dão a dica.

100 milhões

Esse é o número de startups que surgem, em todo mundo, por ano. Para especialistas, são um caminho ágil e lucrativo para acelerar a inovação nas organizações.

Torcedores, calma!

Inegável a expectativa pelo Samsung Galaxy Fold, que estreia em 26 de abril nos EUA. Mas as unidades de teste do primeiro smartphone dobrável do mundo já apresentaram problemas, diz o ZTop.

Female Future

Duas boas iniciativas que pretendem inserir mulheres no campo da tecnologia (onde são apenas ⅓ da força total de trabalho): a Mattel, puxando pelo ícone Barbie, e as brasileiras do {reprograma}

 

Fim de uma era

500 mil orelhões foram desativados em um ano, por meio de um decreto que obrigou a mudança junto às companhias telefônicas.

Tá me ouvindo?

Estudo aponta que base instalada e número de alto-falantes inteligentes deve crescer 82% este ano.


DOWNLOADS

Vídeo em pauta

Saiu o Realscreen 2018, relatório abrangendo 10 mercados globais com as tendências do mercado SVOD em todo o mundo.

Magia ou tecnologia?

As startups brasileiras avaliadas em mais de US$ 1 bi: um relatório sobre essa "corrida de unicórnios", como é chamada, bem aqui.

Nova geração

Relatório revela como o chamado Machine Learning pode ajudar empresas a redefinir e melhorar a experiência do cliente.


INFOGRÁFICO

Consumidor feroz

Relatório da Nielsen sobre benchmarks de classificação de conteúdo explora como público se conecta com conteúdo de vídeo, em TV e no digital.

The dark side of social

Quando os consumidores têm algo para compartilhar, seguem para o chamado "dark social" para fazê-lo (63%) - em vez de abrir plataformas de mídia social.


AGENDA

Tudo sobre conteúdo

Próximo dia 27 de abril, tem curso na ESPM sobre estratégias de marketing digital para produzir e gerir conteúdos de marcas. Inscrições aqui!

Cultura Maker?

Também não sabe o que é? O Discovery Channel explica, a partir do dia 28 de abril, com um novo reality show. Comando de Marcelo Tas.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • As 25 empresas onde os brasileiros sonham trabalhar - e fazer carreira
  • Projeto de fotografia mostra estereótipos infantis por meio das cores
  • Quem são os gamers ao redor do mundo e que dispositivos usam?
  • Como a legalização da maconha pode trazer alívio no futuro
  • Airbnb compra plataforma de reservas de hotéis boutiques
  • A Apple, o acordo com a Qualcomm e os US$ 485 milhões gastos no News+
  • Com aporte, DAZN Group vai fundir Perform e STATS
  • O "playboy" e filho de Hugh Hufner lança sua própria empresa de mídia
  • Decisão de retirar reportagem do ar recebe 1 mi de tweets contra STF
  • Como se proteger dos spoilers de "Vingadores" sem sair da internet
  • Nestlé anuncia criação do Acelerador de Pesquisa & Desenvolvimento
  • O manual político da publicidade para as eleições norte-americanas (sim, já!)
  • O novo botão "mudo" do Twitter
  • A primeira campanha de marca da canadense Shopify
  • Unidade autônoma do Uber arrecada US$ 1 bilhão em investimentos
  • A febre das scooters e seus impactos econômicos
  • Por que o Google doou para site ligado ao governo autoritário húngaro?