Ranking das agências de publicidade e PR, recurso do LinkedIn para frilas e muito mais




AGÊNCIAS

Os grandes números das agências

Dois grandes relatórios lançados: o primeiro é o de agências de publicidade e traz desafios para as gigantes do setor - inclusive com impactos provocados pelo Google. A o faturamento em 2018 cresceu pouco (1,7%). No digital, já foi bem mais (7,2%). O segundo traz o ranking das principais agências de PR no mundo. Edelman segue na liderança.

McKing nem sempre feliz

No mês da Conscientização da Saúde Mental, o Burger King lança a campanha "Real Meals". O combo virá em caixinhas com "sentimentos verdadeiros" dos consumidores - nem sempre felizes. Pegou?

 

Crash, com limites

Talvez você não saiba, mas quem bebeu e dirigiu durante o Carnaval em São Paulo teve o seu Waze hackeado pela Brewdog, com um alerta chocante. A Leo Burnett Tailor Made assinou.

Só craques

A Saatchi & Saatchi London é a responsável pela campanha de marketing global da Visa para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2019, na França. Começa em 7 de junho.

Foi porque eu me-re-ci

Homens argentinos ganharam "monumentos" por ajudarem a limpar a casa. A iniciativa foi da marca Clorox, propondo um debate sobre a diferença de gênero quando o assunto é tarefa doméstica.


MERCADO

Resumão do F8

A tradicional conferência anual do Facebook - que continua crescendo - trouxe mudanças e atualizações. Entre as mais importantes:

  • redesenho da forma como a plataforma aparece aos usuários;
  • o lançamento oficial do Dating (recurso semelhante ao Tinder);
  • versão do Messenger para desktop e foco em amigos mais próximos;
  • catálogo de produtos de marcas disponível no WhatsApp;
  • o Instagram vai ocultar os likes;

a documentação oficial está aqui e aqui.

Cresceu, mas...

Quem também brilhou foi o Twitter. As receitas chegaram a US$ 787 milhões, aumento de 18% em relação a 2018 e lucro de US$ 0,25 por ação. Mas a plataforma ainda pena para ampliar o volume de usuários.

Jobs feitos

O LinkedIn está testando novo recurso que permitirá aos usuários preencher uma seção "Serviços", algo direcionado a profissionais que trabalham como freelancers.

Sobe

A receita da Amazon, que vem principalmente das vendas de publicidade, aumentou 34% para US$ 2,72 bilhões, no 1o tri deste ano.

Desce

Já no varejo físico, incluindo a aquisição da Whole Foods e outras marcas, a gigante varejista só cresceu 1% no mesmo período. Apple também registrou queda de 5% de receita no 2º trimestre.

Vodu é pra jacu

As mídias sociais e seu lado cruel: Época mostra o excesso de conteúdo destruindo certezas. No G1, elas nos fazem gastar mais e prejudicam finanças. E segundo um ex-Google, um "boneco de vodu" enxerga e ouve tudo o que você faz…

Selfood

Agora, o Google Maps mostra imagens dos principais pratos dos restaurantes que você consulta. Como? Com as suas fotos, claro!

Vidas de verdade

Já imaginou se uma jovem vítima do Holocausto tivesse acesso ao Instagram durante a invasão nazista de sua cidade natal? Alguém pensou. E fez.

Em alta

A receita de publicidade de podcasts nos EUA deve crescer nos próximos anos impulsionada por anúncios, diz análise do Interactive Advertising Bureau e da PwC.

CEOs News

A PwC divulgou a 22ª Global CEO Survey, com expectativas para o crescimento econômico global em 2019. 1.300 CEOs contam como se sentem em relação ao futuro e onde vêem oportunidades de crescer.

 

Não combinam, é?

Apesar dos detratores da "mistura" entre futebol e política, Raheem Sterling, do Manchester City, recebeu prêmio da Dow Jones por usar sua plataforma e voz para falar de questões sociais.

 

Culpa delas

Os norte-americanos gastarão US$ 25 bilhões com suas mamães, até o próximo domingo de maio. Mas o Dia dos Namorados foi bem mais animado… E a KFC fez um filme especial para o Dia das Mães, uma das datas mais movimentadas das lojas nos EUA.

Jogando alto

Os gastos das marcas com patrocínio esportivo cresceram 4% desde 2014 e podem chegar a mais 6% até 2024.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Apetrechos do mês

A lista de gadgets do TrendHunter exibe produtos focados na conveniência, imersão e também algumas besteiras divertidas.

Voou

Finalmente: um drone foi utilizado para o transporte de um rim em Baltimore, nos EUA. A paciente que o recebeu aguardava há oito anos.

 

Deu certo

Enquanto a Toyota AI Ventures lança novo fundo de US$ 100 milhões direcionado aos mercados de robótica e mobilidade autônoma...

 

Deu error

… a Tesla é processada pela família de um motorista morto na Califórnia, após falha no sistema de condução semi-autônoma.

 

Até que enfim

O Spotify chegou aos 100 milhões de assinantes premium, número registrado ao final dos três primeiros meses do ano.

 

Do celular pra TV

A Samsung lançou, na Coréia, uma televisão que pode ser assistida na vertical. Sim, isso mesmo. Como vemos stories nas mídias sociais.

 

Lu foi às compras

Magazine Luiza comprou a Netshoes por US$ 62 milhões. A varejista de artigos esportivos também vendeu sua operação na Argentina para o grupo BT8 S.A por valor não divulgado.

 

Mexendo com dinheiro

De olho no público desbancarizado - que ainda conta com cerca de 60 milhões de pessoas no Brasil -, as Lojas Pernambucanas lançaram serviço de conta digital.

 

Brasil Pandeiro

Para o ministro da Educação, filmar professores em sala de aula é "um direito". Para Christiana Fountoulakis, jurista alemã reconhecida mundialmente, é crime.

 


DOWNLOAD

A quem será que se destina?

Pesquisa sobre Inovação e Empreendedorismo de Stanford utilizou as "lentes" de funcionários das organizações e examinou quem tem maior probabilidade de efetivamente fomentar essa cultura.

 


AGENDA

Marketing e Vídeo

Dia 25 de maio, Aline Sordili e Henrique Mathias discutem Content Marketing para Vídeo na ESPM. Informações e inscrições aqui.

 

Conteúdo corporativo

Marketing e blogs corporativos são os temas tratados por Helena Sordili no dia 1 de junho, também na ESPM.

 


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • As marcas podem encurralar o mercado de TV sob demanda?;
  • Mercado aposta que Netflix vai rodar anúncios para sobreviver;
  • Conde Nast pede desculpas após comentário racista de um de seus editores;
  • ESPN encerra sua publicação impressa;
  • Mais de 60 comunicadores foram assassinados no Brasil em 20 anos;
  • Desbloqueio de palavras da Vice para estimular anunciantes;
  • Softbank investe US$ 1 bilhão no Rappi;
  • 82% dos internautas brasileiros já compraram pelo smartphone;
  • Odebrecht muda de nome e identidade visual, após avalanche da Lava-Jato;
  • Facebook vai tomar ações legais contra vendedores de likes;
  • Como a Nike utiliza as estrelas do Youtube para gerar resultados?;
  • ONG lança filtro com animais reais para adoção;
  • Walmart e Target adotam novas estratégias de negócios em mídia;
  • Quando até a astrologia vira mainstream na busca por clientes;
  • Apps ajudam a parar de fumar e também vendem seus dados;
  • O calendário imperdível de eventos de TI que rolam ainda esse ano;
  • Escolas norte-americanas agora formam atletas gamers.