Mulheres no poder, Star Wars, e-Estrada e mais!




TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Mulher no comando, lucro constante?

Estudo da McKinsey descobriu que companhias com mulheres líderes têm 50% de chance de aumentar rentabilidade. Apesar disso, a diversidade de gênero diminuiu nos últimos anos.

Ainda sobre mulheres…

Conhece a Create & Cultivate, iniciativa da Mastercard que reúne mulheres empreendedoras? Já chegaram à 3a conferência anual.

E tem mais elas

O competitivo cenário dos eSports aumenta para mulheres no Brasil, de acordo com estudo com jogadoras profissionais e amadoras.

Resumão

O que rolou de mais importante no Google I/O 2019, conferência anual de novidades do gigante para o mercado mundial.

O caldo entornou

A Oracle deve demitir 900 funcionários na China. E não vai parar por aí: fontes internas dizem que a "reestruturação será global".

Oi, sumida!

Eles estão de volta…  A chinesa Huawei já tentou em 2015 - sem sucesso - e agora, quer "ajudar o Brasil em sua transformação digital".

Oi, sumida! (2)

A (re)entrada da Huawei no país difere bastante da antiga investida: agora, querem parte do (bom) bolo na venda de smartphones.

Arriba!

Além de chegar ao México, o Nubank anunciou sua ofensiva para oferecer serviços financeiros totalmente digitais no país.

Alô, polícia!

Como a inteligência artificial tem criado novas estratégias para encontrar (e processar) homens que lucram com o pior do comércio sexual ilegal.

Falando nisso…

A futurista Amy Webb afirma, categoricamente, que “o DNA humano está no DNA dos nossos sistemas de IA”.

Pelo amor ou pela dor

Investigações sobre disparos em massa nas eleições de 2017 pararam. Mas ainda tem gente trabalhando para aprimorar lei eleitoral.

Brincando de War

Percebeu que a Apple comprou, nada menos, que 25 empresas nos últimos seis meses, uma a cada duas ou três semanas? Nem nós!

Perdeu Dudinka

Isso não impede a Apple de tropeçar em acusações da concorrência de conduta anticompetitiva na União Europeia.

Na carne

O primeiro trimestre de 2019 já é o pior para o corte de TVs a cabo nos EUA: mais de 1,1 milhão de unidades desligadas no período.

May the Droid with you

A Lego aproveitou o May4 (claro!) para anunciar os comandos programáveis para droids de Star Wars. Tudo controlável por app.

Polêmico

Senador norte-americano anunciou projeto de lei que baniria microtransações apelativas em jogos com público alvo abaixo dos 18.

Rocket out Russia

País agora pode desconectar-se de servidores estrangeiros da Internet, após decreto polêmico assinado por Putin.

Alô, Spotify

A plataforma testa formato de anúncio de voz interativo, que pode envolver usuários e mensagens (e até playlists/podcasts) patrocinadas.

Fogo no barraco

Bateu: a rede Marriott anunciou um serviço de compartilhamento de casas idêntico ao Airbnb. Deve rolar já em junho.


AGÊNCIAS

Para o alto. E avante?

A receita de publicidade digital subiu para três dígitos em 2018: US$ 107,5 bilhões - crescimento de 22% em comparação com o ano anterior, de acordo com relatório da PwC.

A cerca

As agências agora precisam lidar com clientes que trazem demandas de marketing internas e a invasão das consultorias, aponta pesquisa.

Quentinha

A Dentsu Aegis Network reformulou equipe de gerenciamento de mídia nos EUA e tem novo presidente.


MERCADO

Tente não ouvir…

Qual o primeiro som que te ocorre ao ver essa imagem?

TV e celular: feitos um para o outro

Quase metade dos telespectadores navegam on-line enquanto assistem a seus filmes e programas favoritos.

 

Em defesa das selfies

“Narcisistas”, “vazios”, “carentes”? Nada disso: sociólogo defende o poder transformador do digital na fotografia.

 

Nostalgia ressuscita Snapchat

Bombou, e continua, nos últimos dias o filtro criança do Snapchat. No Brasil, trouxe de volta a rede social que andava bem apagada. Saiba como conseguir o seu filtro criança.

 

Filosofando

O jornalismo anda confuso e perdido até mesmo na hora de definir o quê e como o digital deve ser estudado na disciplina.

 

Imprevistos

Profissionais de marketing nos EUA se preparam para gastar mais em anúncios em vídeo que o previsto, segundo relatório da eMarketer.

 

Like três listras

A Adidas, das primeiras marcas a testar o checkout do Instagram, reconheceu que as compras pela plataforma impactaram as vendas.

 

Aliás...

O Instagram aderiu ao mesmo sistema de checagem de fatos do Facebook: postagens consideradas "fake" e hashtags vão desaparecer.

 

Vazou

A divisão BlockChain do Facebook vai muito bem sim, obrigada. E, dizem, pode até influenciar a atual trajetória do comércio eletrônico.

 

Vazou 2

Milhões de dados (inclusive privados) do Facebook são vasculhados por terceirizados na Índia, desde 2014, para treinar a IA da empresa…

 

Vazou 3

Empresa que, aliás mudará algoritmo para valorizar "conteúdo mais humano", apesar das fake vítimas não concordarem muito com isso...

 

Na estrada

Facebook e Artemisia rodam pelo Brasil com a Estação Hack, centro de inovação em busca de startups que promovem impacto positivo.

 

IA para marketing de influência

Você pode imaginar deixar um programa de software de inteligência artificial assumir o controle de campanhas com influenciadores?

 

Ironia bem passada

O Burger King "recrutou" elenco "que participou de comercial de banco censurado" para nova campanha. Aliás, o BB pode pagar R$ 51 milhões pelo veto.

 

Ressentido

Ex de qualquer coisa dá trabalho, né? Imagine um engenheiro do Google então: revelou planos do Youtube para matar de vez o IE6.

 

Touchdown

A XFL, antiga liga independente de futebol americano, voltou à vida e assinou com ESPN e Fox Sports para transmissões durante a primavera.

 

Azedou o molho

"Má conduta" de colaboradores pode ter afetado os lucros da Kraft Heinz Co: ações da empresa despencaram.

 

Piada pronta

A Verizon, que não queria saber mais do Tumblr - e até proibiu conteúdo adulto -, está sendo sondada por um comprador curioso: o Pornhub.

Orange is the old black

Nos EUA, acredite se quiser, “Friends”, “The Office” e “Grey’s Anatomy” foram as séries mais transmitidas pela Netflix em 2018.

ShopTV

A NBCUniversal anunciou o ShoppableTV, que permite compras apenas apontando a câmera do smartphone para a tela.


DOWNLOADS

Geralzão

Monitoramento sobre o comércio móvel no Brasil, com números e rankings, em uma base de mais de 2 mil entrevistados.

Zuzu bem

Curioso: a intersecção do consumo legal de álcool e cannabis nos Estados Unidos. 65% dos consumidores, aliás, preferem a erva.


AGENDA

Imprensa e governos na atualidade

Debate sobre a tensa relação entre as duas instituições no Insper. Entre outros, Eugênio Bucci, Sérgio Dávila e Helio Gurovitz. Dia 22 de maio.

Marketing e Vídeo

Dia 25 de maio, Aline Sordili e Henrique Mathias discutem Content Marketing para Vídeo na ESPM. Informações e inscrições aqui.

Conteúdo corporativo

Marketing e blogs corporativos são os temas tratados por Helena Sordili no dia 1 de junho, também na ESPM.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!