Spotify, enfim, dá lucro; audiência de GoT e muito mais!




PODCAST

Briefcast

Agora, você também pode ouvir a curadoria das principais notícias da semana em uma versão podcast do Market Brief. Confira como ficou e conta pra gente o que achou!


MERCADO

Até que enfim…

O Spotify informou lucro, após 13 anos e 96 milhões de assinantes pagos. Mas a empresa já prevê perdas.

Precaução

Uma delas, aliás, pode ser a concorrência do TikTok ByteDance, que deve ser lançado ainda em 2019.

Bombou

18,4 milhões assistiram ao final de Game of Thrones na HBO - a maior transmissão da históriada rede. E agora?

Juntos...

A Natura confirmou a compra da norte-americana Avon por US$ 3,7 bilhões. A brasileira vai controlar 76% do grupo.

...e shallow now

A transação precisa ser aprovada por acionistas e autoridades de combate à concentração de mercado. A conclusão é esperada para 2020.

Fura-olho

Com proposta US$ 35 milhões maior, a Centauro pode melar o acordo de compra da Netshoes pelo Magazine Luiza.

Christchurch Call

Gigantes assinaram acordo de combate ao extremismo. Facebook, Twitter, Google, Microsoft e Amazon estão juntas nessa. Mas, apesar dos esforços, Zuck ainda acessa os seus dados pessoais.

Desmatamento virtual

A Amazon venceu a Amazônia na justiça: usará o ".amazon" com exclusividade. A próxima batalha é o seu wearable, que identifica emoções humanas.

A teoria da Floresta Negra

É assim que o criador do KickStarter define a migração dos usuários de internet do mainstream para canais mais privados e restritos.

Visionários

A Fast Company divulgou lista das figuras mais emblemáticas e criativas em 2019, responsáveis por grandes mudanças e movimentos.

Suco de Brasil

Turbulência política, corrupção e cenário econômico nada favorável elevaram (e muito) o financiamento de risco no país: US$ 1,3 bilhões.

Contramão

A Fiat comunicou mais de R$ 500 milhões de investimentos no Brasil - especialmente em Minas Gerais e Pernambuco.

 

Na mesa, na pia, na fazenda

No Brand Footprint, da Kantar, a Coca-Cola está em 85% dos lares brasileiros. Ypê e Colgate também surgem como "marcas mais escolhidas". E nos EUA, a Coca-Cola relança com a Netflix um produto que os fãs nunca pediram.

 

Solidão, que nada!

Conheça a Family Romance, empresa japonesa com 2 mil atores que ALUGA (isso mesmo!) namorados, amigos e até pais. E é sucesso.

 

Começou...

Após "estado de emergência" de Trump, Intel, Qualcomm, Xilinx, Broadcom, Panasonic e Toshiba congelaram seus contratos com a Huawei.

 

Direito de resposta

A Huawei, por sua vez, diz que rejeita "populismos" e pede cooperação em escala global, para continuar a crescer.

 

"Docinho, docinho, ai, ai, ai"

A Cargo, que vende doces nos carros da Uber, lançou o serviço no Brasil, a primeira expansão fora dos EUA. O aplicativo de transporte, amado no Vale do Silício, inaugurou em Londres as bicicletas elétricas.

"Vai levar 10 paus"

Faz ideia de quanto os famosos (ou nem tanto) cobram por um postzinho da sua marca na internet? Alguém pesquisou - e tabelou.

Uma coisa é uma coisa

Pesquisa do YouGov: 85% dos usuários de internet dos EUA nunca se inscreveram para serviços de assinatura de varejo.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

SAIúde

Como a inteligência artificial pode ajudar a fazer leituras precisas de tomografias que rastreiam o câncer de pulmão.

BrAIsil

O país finalmente aderiu aos princípios da OCDE para o uso de inteligência artificial.

Nude da semana

Os 48 milhões de usuários do Instagram que tiveram suas contas expostas, após falha na Amazon Services.

Coleção de nudes

E não foi só: o Google anunciou que armazenou, "acidentalmente", milhões de senhas de seus usuários. Desde 2005.

Futuro do Instagram

Como a plataforma pretende se alinhar às crescentes tendências de consumo, com um IGTV ainda tão coadjuvante? (e tão TikTok também?)

AjuTech

Prefeitura de Aracaju lança o AjuInteligente, que permite requerer documentos e serviços via celular, tablet ou computador.

Brincar de viver

Pesquisadora do MIT afirma que jogos são mais eficazes que provas, para mensurar aprendizado.

Las ticas tienen fuego

Conheça a Chicas Poderosas, comunidade global que promove e apoia startups de mídia, lideradas por mulheres, na América Latina.

Welcome back

A Xiaomi anunciou sua volta ao Brasil. Promete loja nova e modelos de smartphones inéditos.


AGÊNCIAS

Crescimento

Mercado de relações públicas cresceu 5% em 2018. As 250 maiores agências somaram US$ 12,3 bilhões em receitas - cinco delas, brasileiras.

Tá tudo dominado

O Havas Group consolidou operações de RP nos EUA, Reino Unido e Ásia-Pacífico com a marca Red Havas. E planeja chegar por aqui.

Cartão vermelho

A FleishmanHillard foi "demitida" pela Bayer, após seu trabalho de RP para a Monsanto - que, aliás, foi comprada pela própria alemã em 2018.

Quem é que joga a fumaça pro alto?

No momento, a resposta é: Gram By Gram, nova agência especializada em marketing de cannabis (Snoop Dogg, claro, está envolvido).

Embaixadinhas

A Almap BBDO e sua ação beneficente com o Guaraná Antartica para fortalecer o futebol feminino brasileiro pelo mundo.


DOWNLOADS

O sobe e desce dos aplicativos

O Global App Trends 2019 faz uma análise de 23 verticais com métricas como sessão, retenção, tempo gasto e dados de fraude.

Digital Snapshot

As tendências globais e regionais do comércio eletrônico que você precisa conhecer - e ainda este ano.


AGENDA

She Bop

A 5a edição do SheCommerce Brasil traz estratégias e branding só para empreendedoras. Dia 29 de maio.

Conteúdo corporativo

Marketing e blogs corporativos são os temas tratados por Helena Sordili no dia 1 de junho, também na ESPM.

Grandes desafios digitais

A Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi) lança, em 4 de junho, o Guia de Marketing de Conteúdo. Ingressos aqui.

Tecnologia e negócios

O Superlógica Xperience, maior evento de economia da recorrência da América Latina, rola nos dias 6 e 7 de junho, em Campinas (SP).

Exponential Conference

Evento de futurismo chega à 2a edição. Dia 8 de junho. Inscrições aqui.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • Veja troca diretor por "compromisso com jornalismo de excelência"
  • As fake news devem continuar nas eleições norte-americanas em 2020
  • Como convencer o marketing de que as consultorias são melhor alternativa?
  • A Plataforma Gente, de podcasts da Globosat, chega à segunda temporada
  • A missão da tradicional Eurofarma em implementar metas inovadoras
  • Os 346 melhores lugares para se trabalhar em 2019 (até o momento, claro)
  • Como a Sony Music migrará dos walkmans para os podcasts - e sem sofrer?
  • A Apple finalmente fatura o prêmio de criatividade em Cannes
  • A CBS diz não temer a "guerra" de streaming de TV. Qual o segredo?
  • A nova agência global especializada em… marketing de cannabis
  • #youknowme, o novo levante digital americano contra as leis anti-aborto
  • Conheça os projetos selecionados para o Prêmio de Jornalismo de Dados
  • O pacotão de filmes da parceria entre Warner e Globo
  • A atualização do Glass, headset de realidade aumentada do Google
  • Por que as marcas precisam considerar as plataformas de mensagens?
  • Conheça o Digit, o robô para entregas autônomas da Ford
  • A primeira iniciativa de e-sports da história da WarnerMedia