O celular e o ser humano, publicidade no WhatsApp e mais!




Podcast

Briefcast

Agora, você também pode ouvir a curadoria das principais notícias da semana em uma versão podcast do Market Brief. Confira como ficou e conta pra gente o que achou!


MERCADO

Super-herói do marketing

A Accenture traçou o novo perfil dos CMOs - um grupo pequeno para profundas mudanças nas organizações. Dos entrevistados, 75% admitem que as fórmulas do passado não são páreo para os tempos atuais.

Novos modelos

Tecnologia, arte, entretenimento e criatividade sobre o futuro da ciência e da comunicação comandaram as discussões no C2, evento que vem se diferenciando em Montreal.

Parte do meu ser

Para 43% dos brasileiros, o celular é parte indissociável de suas vidas, afirma pesquisa da Oliver Wyman.

Nada vem de graça

O Facebook confirmou que em 2020 o WhatsApp passará a exibir anúncios.

O Google, aliás…

Está se preparando para receber uma investigação antitruste do Departamento de Justiça norte-americano.

Desculpe o transtorno

O modelo de leilões unificados para publicidade do Google parecia bastante promissor. Parecia…

Dividida

A IT Mídia, especializada em mídia para o setor de tecnologia, está separando suas divisões e plataformas digital e de eventos.

Brazuca

Saiu a primeira edição brasileira de uma publicação referência mundial em negócios e tecnologia: MITSloan.

Novos meios

Apesar das dificuldades que passam veículos de imprensa, tem quem empreenda. Ralphe Manzoni Jr, Carlos Sambrana e Eloa Orazem lançam o NeoFeed, com textos sobre negócios e transformação digital. Sandra Carvalho também apresenta o Antibabel, site sobre as "palavras-chave" do século 21.

Calminho, calminho

Quem diversifica suas fontes de notícias on-line pode sentir menos ansiedade, apontou estudo da Universidade de Maryland, nos EUA. Outro estudo, do Instituto de Internet da Universidade de Oxford, diz que fake news engajam mais nas mídias sociais.

Reorganização

A queda de faturamento no mercado editorial brasileiro chegou a 4,5%, no ano passado. A saída está nos ebooks e novos modelos de vendas?

Miou

Uma nova geração de consumidores está fazendo os influenciadores perderem sua "influência" - nem mesmo uma influenciadora com milhões de seguidores conseguiu vender 36 camisetas. Estrelas dos mini episódios de "Black Mirror"  são influenciadores digitais.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Apesar de tudo

Levantamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro mostra que, em 10 anos, o faturamento e os empregos em TI no Brasil crescem mais de 70%.

Caiu a casa

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, criaram sistema que determina se texto é original ou falso.

Quem dá mais?

Magazine Luiza aumentou em 50% sua oferta inicial pela Netshoes, depois que a Centauro entrou na briga.

Saiu pela culatra

A Apple vem explorando a privacidade em seus dispositivos em sua nova campanha global. Segundo o Washington Post, não é bem assim.

Tá chovendo grana

A cada dia, surge um detalhe novo sobre a "GlobalCoin", a moeda do Facebook. Inclusive, já está prevista para circular em 2020.

Deixa na caixinha!

Sugestões para a consulta pública para o Marco Legal de Startups e Empreendedorismo Inovador podem ser enviadas até 23 de junho.

Aliás…

A Câmara aprovou projeto de lei que cria a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e fiscaliza responsáveis pelo tratamento de dados, nos setores público e privado.

Nesta data querida

E o GDPR, órgão da União Europeia responsável pela fiscalização de empresas de tecnologia, trabalhou duro em um ano de vida: quase 7 mil reclamações e 54 inquéritos contra as "gigantes".

De grátis

Em São Paulo, a prefeitura iniciou o processo de credenciamento de três empresas para oferecer wi-fi gratuito na cidade.

Desfibrilador

O setor de tecnologia para saúde deve crescer quase 16% até 2021, segundo a Deloitte.

Nada feito

O Facebook reconheceu vídeo falso da presidente da Câmara nos EUA, Nancy Pelosi. Mas não tirou do ar, não…

Mas até aí…

Mark Zuckerberg sabe exatamente quando alguém posta seus nudes por vingança - só não vai te contar.

Chega voando!

A Uber pediu autorização aos órgãos máximos da aviação da Califórnia, para entregar comida via drone. A Drogaria Venancio também fez sua primeira entrega, na região serrana do Rio.

Falando em Uber…

Talvez seja uma alternativa imprescindível inovar: a receita teve queda de 13% na América Latina, no 1o semestre deste ano.

Black Mirror?

E a Uber vai desativar contas de passageiros com péssimas avaliações.


COMPORTAMENTO

Mais sopa de letrinhas

Geração, Z, Y, X. Que nada. Agora é a vez da alfa, a primeira que é 100% nativa digital. Mas qual o verdadeiro nome da audiência pós-Geração X e millenial?

À sombra da maldade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está legitimando vítimas de "burnout", incluindo o termo no Código Internacional de Doenças (CID).

À sombra da idade

Aliás, os millennials são um dos públicos mais afetados pelo "apagão" físico e mental - o transtorno é considerado quase geracional.

Príncipe ou sapo-boi?

Que homens perdem o "rebolado" em situações de descontrole, sabemos. Já perder a educação no Tinder também tem virado praxe…

Quantas curtidas essa princesa merece?

Euforia ou raiva intensas merecem muito mais o seu "like" (e os dos outros) do que demonstrar calma nas redes sociais.

Tempo de e na tela

Aprender como o comportamento digital molda a experiência de vida de um indivíduo requer uma abordagem completamente nova.


AGÊNCIAS

Contemporânea

A F/Nazca Saatchi & Saatchi assina nova campanha interativa da Shell, que provoca a participação dos consumidores com "dilemas éticos".

Espertinhos

Em ação criada pela Leo Burnett Tailor Made, a The North Face trocava imagens de conteúdos da Wikipedia para ganhar relevância. A plataforma colaborativa não gostou. A marca pediu desculpas.

Binaridade política

Pesquisadores avaliam as redes e capitais sociais para identificar papéis de usuários em conversas políticas polarizadas no Twitter.


DOWNLOAD

Te peguei!

Como as empresas de mídia usam dados para inscrever assinantes digitais - e, principalmente, mantê-los? A Reuters descobriu.


AGENDA

Grandes desafios digitais

A Associação Brasileira de Agentes Digitais (Abradi) lança, em 4 de junho, o Guia de Marketing de Conteúdo. Ingressos aqui.

Tecnologia e negócios

O Superlógica Xperience, maior evento de economia da recorrência da América Latina, rola nos dias 6 e 7 de junho, em Campinas (SP).

Exponential Conference

Evento de futurismo chega à 2a edição. Dia 8 de junho. Inscrições aqui.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • Huawei leva, por enquanto, briga com EUA para a justiça;
  • Twitter procura twitteiro-chefe;
  • O fim definitivo do Youtube Gaming;
  • Um ano e tanto para o Brasil no Festival de Cannes;
  • As surpresas da lista da Forbes, com os CEOs mais respeitados do mundo;
  • 12 startups brasileiras que estão revolucionando o agronegócio;
  • Google anuncia padrão de indexação mobile-first em julho.