Dispositivos móveis superam TV, todos contra gigantes de TI e mais!




Podcast

BRIEFCAST

Tá sem tempo pra ler tudo? A gente resume. Agora, você também tem acesso às principais notícias do Market Brief em formato de áudio.


MERCADO

Reis da mídia

Pela primeira vez, os americanos passarão mais tempo usando seus dispositivos móveis do que assistindo à TV. O uso do smartphone dominando o tempo gasto. Estudo anual da PwC sobre o consumo mundial de mídia e entretenimento mostra o enorme avanço do uso das tecnologias imersivas, como o VR, e a queda sem fim dos impressos.

Escrutínio

O congresso norte-americano abriu processo para investigar gigantes como Facebook, Google e Amazon por “problemas de concorrência” e “conduta anticompetitiva”. Seria culpa do modelo de negócios?

 

Isso sim é punição

Justiça proíbe youtuber que humilhou um mendigo de usar a rede social por cinco anos. ReSet também pegou 15 meses de prisão e pagará R$ 88 de indenização.

 

Contra o extremismo

Em março de 2018 o Youtube foi acusado de potencializar discursos radicais. Agora, está promovendo diversos esforços para combater essas frentes. Mas nem tanto assim.

 

Cuidado com o que fala

O governo norte-americano vai pedir e analisar as mídias sociais de quem solicita visto para entrada nos Estados Unidos. Nas escolas a história não é diferente.

 

StickerMoeda

Achou que só anúncios já eram suficientes? Vai ter mais: o WhatsApp agora se programa para abrigar transações financeiras. E tem novo golpe com a versão web. Cuidado!

 

Moeda própria

A criptomoeda do Facebook está prontinha pra sair. E deve ser anunciada no próximo dia 18. Será chamada Libra.

 

Muito em alta

As receitas de anúncios nos podcasts dos EUA chegaram a US$ 479 milhões em 2018. E podem atingir US$ 1 bilhão em dois anos. Até o casal Obama entrou na onda.

Pra entender

O Spotify divulgou relatório que pretende explicar “tudo o que você queria saber sobre a geração Z". O UOL Tab também fala sobre esse perfil.

Música com tudo

Dossiê Music in the Air, do Goldman Sachs, prevê que, até 2030, cerca 1,15 bilhão de pessoas vão pagar por streaming de música.

Mas…

É verdade. A Apple anunciou que o iTunes será encerrado. A empresa vai dividir o recurso em três novos aplicativos macOS separados: Podcasts, TV e Music. Também lançou novo recurso Sign in With Apple para login apps e sites.

Mais possibilidades

Anunciantes agora podem impulsionar postagens de criadores de conteúdos no Instagram. E usuários, adicionar letras de músicas no Stories.

Oi, sumida!

Lembra do Foursquare? Talvez não. Mas ele não se esquece de você: inclusive tem adicionado mais e mais dados sobre sua localização por aí.

Novo jornalismo

Em entrevista ao Farol Jornalismo, a CEO e cofundadora do Nexo Jornal, Paula Miraglia, fala sobre trajetória do veículo, relacionamento com público e novidades.

Ferramenta para jornalismo

Ambiente digital, produzido por Luciana Zaffalon e sediado pelo IBCCRIM, compila dados públicos da Justiça para facilitar o trabalho de jornalistas.

Spam e desinformação

Estudo exploratório, analisa “‘santinhos”, memes e correntes políticas disseminados no WhatsApp nas eleições de 2018. A coisa para 2020, aliás, tá feia nesse sentido.

Desde cedo

Enquanto isso, a Poynter, por meio da International Fact-Checking Network, ensinou mais de 5.500 habilidades de checagem de fatos para adolescentes.

Mais confiança

O Trust Project, iniciativa global para enfrentar a desinformação e a crise de confiança nas notícias, anunciou a criação da Newsroom Transparency Tracker.

Pra checar

O Twitter comprou a Fabula AI, uma startup de Londres especializada em detectar informações errôneas que se espalham rapidamente.

Web comunitária

O Google oficializou a plataforma de Wi-Fi comunitário no Brasil. Os pontos estão instalados em estações da CPTM e hotspots do programa WiFi Livre SP.

Nananinanão

A CCJ da Câmara dos Deputados proibiu o envio de mensagens de texto “comerciais” pelas operadoras de telefonia móvel a seus clientes.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Digital e coragem

A Sallve, empresa de cosméticos nativa digital, quer bater de frente com Natura e O Boticário. Para isso conta com uma conta no Instagram e uma lista de e-mails.

Dossiê

Israel tem uma das maiores concentrações de startups do mundo e vem sendo considerado o novo Vale do Silício.

Facebook de investimentos

A XP lançou a Leadr, rede social que tem como proposta democratizar o acesso ao conteúdo e educação financeira e estimular a cultura de investimento no Brasil.

Empurrãozinho

A Neo Química criou iniciativa para fortalecer e acelerar negócios que possuam soluções para os problemas na área da saúde, como foco em atenção primária.

Mais um unicórnio

A Loggi recebeu aporte de US$ 150 milhões e, atingindo valor de mercado de US$ 1 bilhão. Os investidores são SoftBank, Microsoft, GGV, Fifth Wall e Velt Partners.

Animaaaaaal…

O “Circus Roncalli”, da Alemanha, substituiu o tão criticado uso de animais em suas apresentações. Os bichinhos agora aparecem só em hologramas 3D e projeções.


COMPORTAMENTO

Risco extraordinário

Em entrevista ao Expresso, neurocientista Antônio Damásio diz que redes "são uma das mais espetaculares razões de declínio da qualidade de vida".

Desperdício?

Estudo da Common Sense revela que maioria dos pais e mães, bem como seus filhos, acreditam passar tempo demais conectados em seus dispositivos móveis.

Sportweb

Existe uma conexão bastante relevante entre as mídias sociais e o universo de esportes. O Global Web Index explora as razões que unem os dois mundos.

Mais briga pela frente

Levantamento mostra que a publicidade comportamental não está gerando receitas para editores, somente para intermediários como o Google.


AGÊNCIAS E MARCAS

Mostra aí

A pedido de grandes empresas como P&G e Unilever, a Nielsen está expandindo a medição de audiência da Digital Ad Ratings no YouTube para 26 mercados globais.

Fraude publicitária

Relatório da Cheq diz que os anunciantes perderão mais de US$ 23 bilhões globalmente em fraudes de anúncios em 2019.

Na luta para crescer

Um terço das verbas de publicidade no Brasil vai para o meio digital, que em 2018 faturou R$ 16,12 bilhões, segundo pesquisa Digital AdSpend 2019, do IAB Brasil.

Bronca

Itaú, Quod e 99 foram notificadas pelo Idec por não deixarem claras as regras de uso, consentimento e tratamento de dados coletados por reconhecimento facial.

Pela nona vez

A FSB segue na liderança do Ranking das Agências de Comunicação, do Anuário da Comunicação Corporativa. Faturou R$ 243.768.397,00, 14% a mais que 2017.

“Ozadia”

Quatro anos depois do escândalo de burlar emissões de diesel em seus veículos, a Volkwagen enfrenta a questão de peito aberto em anúncio de TV.


AGENDA

Conhecimento

Conheça estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, estão abertas as inscrições para o curso de Inovação em Inbound Marketing da ESPM, no dia 29/6.

Música e cinema integradores

São Paulo vai, mais uma vez, receber o IN-EDIT, evento cinematográfico que fomenta a produção e a difusão de filmes documentários de música.


DIQUINHA DE LEITURA

Condição pós-moderna

Considerado um clássico, o livro de David Harvey discute as transformações das relações culturais, econômicas e sociais sob a perspectiva do espaço e do tempo.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • Uber lança serviço de helicóptero sob demanda;
  • Google Brasil busca jovens criadoras de games para competição;
  • Alphabet compra Looker por US$ 2,6 bilhões;
  • Microsoft silenciosamente elimina conjunto de dados de reconhecimento facial;
  • Mastercard suspende campanha com Neymar;
  • Instagram finalmente encontrou seu novo executivo nº 2;
  • The Economist explora vídeo para ampliar assinaturas;
  • A reinvenção do QR Code no marketing;
  • Xiaomi vende 100 unidades do Mi 9 em minutos no Brasil;
  • Uma startup está vendendo vestidinhos pretos desenhados por inteligência artificial;
  • As movimentações na Vice Media por conta da expansão;
  • Colunista social e pastor é o novo secretário do Audiovisual do governo Bolsonaro;
  • Hacker invade celular de Moro, usa aplicativos e troca mensagens por seis horas;
  • Netflix: trailer de “Democracia em Vertigem”, documentário sobre política brasileira.