Cerco contra Facebook e Google; a onda conservadora no Brasil e mais!



Chegamos à edição 100 do Market Brief. Agradecemos a todos que nos acompanham nessa trajetória até aqui e esperamos que a newsletter seja cada vez mais útil ao seu dia a dia!


Podcast

BRIEFCAST

O quê? Chegamos à centésima edição e você ainda não ouviu o BriefCast? Corra lá para nosso podcast, se estiver sem tempo pra ler tudo!


MERCADO

Moiô?

Pesquisa publicada no Reino Unido afirma que a utilização do Facebook caiu 20% desde abril de 2018, após escândalos da Cambridge Analytica.

Quanto vale o show?

Facebook e Google podem ser forçadas por nova legislação nos EUA a apresentar quanto valem os dados de usuários - que geram bilhões de dólares em receitas publicitárias.

Esquizofrenia

Aliás, Donald Trump criticou a política antitruste europeia de pressionar os gigantes de tecnologia. Ao mesmo tempo, disse que avalia fazer a mesma coisa.

E falando nisso…

O Facebook também cobrou dos governantes medidas de regulação mais efetivas. Disse que não cabe às empresas privadas criarem as regras.

Resumão

Veja o que rolou de mais importante no Creative House, evento do Facebook com conversas, palestras e apresentações exclusivo para a comunidade criativa.

Retrocesso?

Pesquisadora da Universidade Federal do ABC, Celina Lerner, analisou 900 mil comentários, entre 2012 e 2018, sobre conservadorismo no Brasil e redes sociais.

Correlação

Outro estudo, da New York University, avaliou mais de 500 milhões de tweets de cem cidades americanas e mostra a relação do conteúdo racista da plataforma com o número de crimes motivados por ódio racial.

Com a sua cara

Iniciativa do The New York Times avança em recurso de personalização de notícias em seus meios digitais.

Notícia com sticker

A mídia alemã tem usado o WhatsApp para distribuir informações - abandonou o e-mail. Mas, em breve, a farra deve acabar…

Melhoradinha

Finalmente, o Twitter deve aprimorar a experiência dos usuários com os recursos de listas - tão importantes, mas desprezadas por muito tempo pela empresa.

Relações perigosas

O The Intercept, que vem revelando os escândalos da chamada #VazaJato, decidirá ‘caso a caso’ se abre conversas de jornalistas e procuradores da operação.

Nada brother

Meios de comunicação independentes estão expondo, sem saber, leitores e visitantes a um monitoramento invasivo - e sem consentimento.

Tome-lhe anúncio

O Instagram vai passar a usar o espaço que permite usuários explorarem novos perfis e imagens para também apresentar anúncios publicitários.

Plataforma da vez

A ascensão do Instagram faz brilhar os olhos das empresas. O SocialMediaToday preparou o “The State of Instagram Marketing”.

Retenção

Graças a Game of Thrones! A HBO consegue manter uma parcela significativa de seus serviços de assinatura.

"Socialista de iPhone"

Em dez dias, o documentário "Democracia em Vertigem" movimentou todo tipo de opinião. Inclusive, a Netflix foi chamada até de "comunista".

Aliás…

Para quem não sabe, a gigante do entretenimento tem uma estratégia muito especial para documentar na rede histórias "insanas e contemporâneas".


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Sorria, estou te filmando!

Os mais de 11 mil "olhares" que te acompanham, enquanto você navega inocentemente pelo Google Chrome.

Derrubando o muro do paywall

Aliás, nova versão do Chrome que está para ser lançada pode derrubar a estratégia dos publishers de travar a leitura de conteúdos pagos até na versão anônima.

Bye bye

Lendário designer dos principais produtos da Apple, Jony Ive, deixa a empresa, depois de 30 anos. Especialistas dizem que o momento ruim da gigante deve piorar.

Mostre-me seu rosto

The Atlantic traz um especial sobre como a tecnologia do reconhecimento facial vem transformando a vida social e política.

“Naonde”?

Amazon abrirá primeira unidade fora dos EUA para seus negócios de streaming. Adivinhem onde vai ser a operação?

Segue o jogo

A Apple comprou a Drive.ai, startup autônoma de US$ 200 milhões, algo que confirma que as intenções da empresa com carros autönomos continua viva.

Mercado de luxo

Airbnb passa a oferecer acesso a propriedades de alto padrão e inclui até mesmo ilhas particulares entre as possibilidades de locação.

 

Din din

Edital da FAPESP tem US$ 100 milhões para pesquisas que trabalham na solução de grandes desafios sociais no estado de São Paulo.

Reciclando

As tendências inovadoras de marketing digital que você não deveria ignorar daqui para frente.

Na onda das invasões

Hackers que trabalham para Ministério de Segurança do Estado da China teriam invadido redes de oito provedores de serviços de tecnologia.

Inclusive…

A Huawei divulgou um paper sobre Inovação e Propriedade Intelectual (IP) e advertiu sobre a politização do assunto.

Letra e Música

Produtos musicais do Facebook disponíveis para perfis e stories (inclusive do Instagram) desembarcam no Brasil.


COMPORTAMENTO

Sociedade narcísica

O psicanalista Marcelo Veras afirma que hoje em dia parece menos importante ir a Paris do que fazer selfie com a Torre Eiffel.

Vulneráveis

A University College London aponta que 38% dos adolescentes que passam mais tempo por dia nas redes sociais mostram sinais agudos de depressão.

Kids commerce

Parece assustador - e é. O interesse das crianças por compras online cresceu de 2% para 9% na América Latina, segundo a Kaspersky.


AGÊNCIAS E MARCAS

Tem que ter o bolso cheio

Pela primeira vez, as quatro "FANGs" - Facebook, Amazon, Netflix e Alphabet, pai do Google - estão entre os 100 principais anunciantes do mundo.


AGENDA

Conectar, engajar

O Unibes Cultural sediará, em 27 de agosto, a nona edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna. Inscrições e informações aqui.

Pra ficar pró em marketing digital

Estão abertas as inscrições para o Programa Avançado em Marketing e Comunicação Digitais da ESPM. Confira a programação.

 


INFOGRÁFICO

Eu, eu mesmo e o robô

Nosso gráfico da semana mostra as profissões mais impactadas pela automação, nos próximos anos.


DOWNLOADS

Momento mágico

Apesar da eterna discussão sobre a real validade, um novo estudo da Sprout traz os melhores horários para publicar conteúdos em mídias sociais.

Comer, comer

Olhar detalhado sobre 2018, principais players, investimentos e oportunidades nas indústrias de carnes com base vegetal, produzido pelo The Good Food Institute.

Batalha no gel

As tendências globais da mídia tradicional x mídia digital, em novo relatório da Global Web Index.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!