Facebook e seus áudios, Barbie Star Wars e mais!




Podcast

BRIEFCAST

Sem tempo pra ler tudo? Aproveite para ouvir a nossa versão em podcast!


MERCADO

1, 2, 3, testando!

Facebook lança ferramenta para vender assinaturas de vídeo sob demanda. Mas para conter as fake news e se associar a veículos de mídia, falta muito

Só de orelha

O Facebook, aliás, mesmo pausando monitoramento do Messenger, é acusado de contratar pessoas para transcrever áudios de usuários de seus serviços.

No donut for you

A saga de Orkut Buyukkoten no Brasil, o bloqueio de seu Tinder e as melhores respostas - que só brasileiros são capazes.

Pingos nos Is (de Internet)

Estudo latino-americano inclui princípios, padrões e medidas para regulação que limite o poder das grandes plataformas de Internet.

Estratégia?

Donald Trump quer poder mais amplo para regulamentar Facebook e Twitter (e priorizar suas postagens, claro!). E a rede social preferida da extrema direita, Gab cresceu.

Paga 2, leva 5

A Verizon vendeu o Tumblr para a proprietária do WordPress, por um valor não divulgado (especula-se: só US$ 3 milhões).

Podca$t

Spotify fornecerá dados como gosto musical, idade, sexo, localização e tempo de audição dos ouvintes (e testará aumentinho nos preços, em alguns mercados).

Bem mais que um jogo

Receitas de e-Sports deverão subir de US$ 900 milhões em 2018 para US$ 5,05 bilhões até 2024. E audiência atual já está perto dos 50 milhões de pessoas.

Comendo mosca

Enquanto o McDonald's decide a abordagem, o Burger King impulsiona em 18% as visitas às lojas com seu "Whopper vegetariano".

Queremos!

Mattel e Disney apresentam nova série de bonecas Barbie com o tema Star Wars. Dá pra resistir?


COMPORTAMENTO

Mais embaixo

Mídias sociais tiram a qualidade do sono e expõem usuários ao cyberbullying, levando a problemas de saúde mental. Meninas são mais afetadas.

Triste tech

Uma análise dolorosa sobre como plataformas de mídias sociais lidam com conteúdos violentos e disseminação do ódio.

"Me curte, me ame"

Pesquisadores descobrem que as curtidas do Instagram não são os únicos "centros de recompensa" do cérebro.

"Ego is not your amigo"

Especialistas afirmam que exagero no uso de filtro em selfies pode revelar "fragilidade emocional".

Meu nome não é Johnny

Após críticas do movimento trans, o IMDB agora permite que usuário altere e oculte seu nome de nascimento, preservando sua privacidade. Mas Youtube é processado.

Seguir vivendo

A equipe de insights globais da Viacom lançou a pesquisa Generations, que quer dissipar estereótipos de Baby Boomers, Xs, Zs...

Falo

"Quando os nudes te deixam acordado a noite toda". E assim, a NARS Cosmetics lançou seu novo batom.

 


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Morreu, mas passa bem

Vendas de smartphones caíram 3,6% no segundo trimestre, segundo o IDC. Mas acredite: há quem diga que isso é uma boa notícia.

 

Dr. Feelgood

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais próxima da medicina, com ferramentas de diagnóstico - e até de antecipação de sintomas: tem medidor de pressão pela câmera do smartphone.

 

Pá e bola

Metade dos consumidores do mundo já usou o reconhecimento facial para pagamentos - e aponta velocidade como maior benefício.

 

Falando nisso…

Apple e Eli Lilly estão juntas em pesquisa para detectar evidências de declínio cerebral (demência) usando dados de dispositivos conectados.

 

"Se todos fossem iguais a você..."

A Novartis aposta na comunicação como estratégia de negócios da companhia - e não apenas um suporte.

 

Medo

O Rekognition, da Amazon, agora também consegue identificar sensações e estimar a idade das pessoas pelo reconhecimento facial.

 

Alou, alou, marciano

Tem gente reservando lugar em voos espaciais comerciais - e empresa se preparando para inaugurar até hotel por lá.

 

Voar, voar, subir, subir...

O iFood e a empresa de drones SMX Systems/Speedbird Aero querem lançar delivery pelos ares, em Campinas (SP).

 

Correr, correr…

O Mercado Livre realiza teste piloto de entregas no mesmo dia, em São Paulo. A novidade ainda está restrita a poucos locais da cidade.

 

Não para!

A Nike quer mais: adquiriu startup de IA para prever o que os consumidores desejam e lança clube de assinatura de tênis para crianças.

 

Salve a Rainha!

Conselho Britânico lança mapeamento "Empreendedorismo Criativo e Social" para apoiar o desenvolvimento de novos negócios no Brasil.

 

Aproveitando o gancho

Apesar das falhas de segurança, a British Airways testa meios de entretenimento em realidade virtual na primeira classe. A ideia é que clientes "esqueçam que estão voando".

 


AGÊNCIAS E MARCAS

Acelerando

A Honda dobrou o patrocínio do League of Legends, um dos maiores campeonatos de e-Sports do mundo.

 

 

Moderninhos?

Os anúncios são "multiculturais", mas a tradicional TV ainda é quem mais fatura neste setor do marketing.

 

 

Influencer

A MediaMonks, agência digital da S4 Capital - de Martin Sorrell -, agora está com a IMA, de marketing de influência. Acordo foi de € 10 milhões.

 

 

Arriba!

A Accenture Interactive firmou acordo para aquisição da Insitum, empresa mexicana de design e pesquisa estratégica.

 

 

Respeito

O Reino Unido baniu anúncios da Philadelphia e da Volkswagen por "perpetuar estereótipos de gêneros". Empresas foram autuadas por órgão regulador.

 

 


INFOGRÁFICO

Donos da história

O aumento de usuários envolvidos em notícias e as novas estratégias de editores para contar histórias, com este material.

 

 


DOWNLOAD

Violência programada

O racismo agora é algorítmico: as agressões e a discriminação ganharam códigos próprios - já decifrados. Artigo aqui.


AGENDA

Tudo de marketing digital

Abertas as inscrições para o Programa Avançado em Marketing e Comunicação Digitais da ESPM. Confira a programação.

Food Design

Duas mesas redondas sobre como projetar e viver novas relações com o alimento e as chamadas “food techs". 20 de agosto, em São Paulo.

Hackathon

A Nasa traz para Ribeirão Preto o seu Space Apps Challenge, evento que reúne profissionais e interessados para desafios científicos. De 18 a 20 de outubro.

Mind the Sec

Segurança, lei de proteção de dados e desafios são os temas do simpósio, que rola em 18 e 19 de setembro, em São Paulo.

De olho no futuro

Entre 18 e 20 de outubro, o RJ hospeda o Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. Ingressos online.


Rapidinhas…

ou o que andamos lendo!

  • Gigantes da beleza investem em cuidados com a pele por meio de… dados!;
  • O braço silencioso de publicações da Amazon, que determina o que você lê;
  • Trabalhar em casa exige um espaço ergonômico. Como é o seu?;
  • Como andam as coisas na Internet das Coisas, Brasil afora?;
  • Google exibirá podcasts em seus resultados de busca;
  • O aplicativo brasileiro que conecta clientes e profissionais liberais;
  • App do Chrome permite uso da impressão digital como forma de login;
  • Telegram agora controla ritmo de conversas em grupo;
  • O próprio Facebook dá dicas para aumentar relevância dos anúncios;
  • Salesforce adquire de empresa de gerenciamento automatizado;
  • CBS e Viacom se unem em acordo de mais de US$ 11 bilhões;
  • Engenheiros de produção criam app de reforço escolar por assinatura;
  • Os efeitos do Snapchat, agora em realidade aumentada;
  • A demissão do Secretário de Imprensa de Bolsonaro - em seis dias;
  • Robô atirador russo agora vai para o espaço;
  • A hashtag #womeninsports e o que muda para as mulheres com o marketing;
  • Amazon ultrapassa Netflix em gastos com marketing de conteúdo;
  • Um guia para quem quer real privacidade no WhatsApp;
  • Os seguros cibernéticos que são um sucesso no ambiente corporativo;
  • Já conhece a Squad, a startup anti-garotos?;
  • Nubank contratará mil funcionários, nos próximos meses.