Algoritmos, preconceitos e desigualdades




Resumo da Semana


MERCADO

Algoritmos, preconceitos e desigualdades

Segue a crescente onda de críticas às mídias sociais e seus modelos. Matemática com formação em Harvard e Massachussetts Institute of Technology (MIT) e autora do livro Weapons of Math Destruction (Armas de Destruição em Cálculos, em tradução livre, um trocadilho com a expressão "armas de destruição em massa" em inglês), Cathy O'Neil enxerga a revolução dos algoritmos como algo bastante negativo em entrevista à BBC Brasil.

O ano em mídia digital e social

NiemanLab destaca as 10 peças mais importantes de novas pesquisas em mídias digitais e sociais publicadas em 2017.

APP para alocação de terceiros

De olho nas mudanças legislativas e nos modelos de contratação, a Totvs, companhia brasileira de software corporativo, lançou o aplicativo Meu Posto de Trabalho. A proposta é ajudar a aprimorar e dar mais agilidade ao processo de contratação de terceiros.

Proteção de dados

A ideia de criar uma autoridade de proteção de dados pessoais com base em legislação específica só deve acontecer no fim deste ano ou início do próximo.

Didi Chuxing compra 99

Grande concorrente do Uber, assume o controle de uma das primeiras startups brasileiras de grande destaque no mercado. O valor da transação não foi revelado, mas de acordo com o jornal Valor Econômico, a companhia valeria cerca de US$ 1 bilhão.

Facebook consegue direitos sobre Globo de Ouro

A rede social transmitirá com exclusividade o pré-show da premiação. Vai ao ar no próximo domingo (7.jan), às 21h (horário de Brasília), na página do evento.

Saiba o que vai rolar na CES

VR e AR serão os grandes destaques da evento que começa no dia 9 de janeiro na CES, em Las Vegas. Grandes fabricantes vão também apresentar novos hardwares.

Livraria Cultura compra Estante Virtual

Análise de Carlo Carrenho, da PublishNews, indica que a intenção é para brigar com a Amazon. Ao ficar com a Fnac no Brasil, a Cultura agregou eletrônicos ao seu portifólio. Com a Estante Virtual, cria seu marketplace.


MARKETING

Content marketing será o mais importante para empresas em 2018

Ao lado de big data e inteligência artificial, criação de conteúdo para marketeiros lidera na estratégia para este ano.

L'Oreal amplia circulação revista para todo o mercado hispânico

Fiufiu começou no México e tem foco em branded content das marcas.


TENDÊNCIAS

Marketing no Facebook para 2018

Ano continuará com os influenciadores, super-segmentação, notificação para o Messenger, conteúdo em vídeo e vertical. Veja mais na lista da CPC Strategy.

Tendências de marketing para este ano

Transparência, conteúdo de qualidade e relacionamento 1 a 1 em grande escala estão entre as 9 armas listadas pela Marketing Drive para 2018.

Estudo mostra os valores da geração Z

PSFK mostra o que pensam os jovens nascidos entre o meio dos anos 90 e o meio dos anos 2000. E é bom se preparar: eles esperam muito das marcas.

Previsões em conteúdo para 2018

Em 2018, pessoas e organizações vão prestar muita atenção a como e por quais motivos o conteúdo é promovido para eles. E os padrões utilizados terão de subir para surtir algum efeito nas audiências.

Tech Trends 2018

De economizar energia para ajudar os seres humanos a ajudar máquinas, os investimentos deste ano tentarão ajudar as empresas a fazerem mais progressos em áreas que já importam. É o que aponta o levantamento da Fast Company sobre as Tendências Tecnológicas mais Importantes de 2018, a partir de consultas com empresas de venture capital.

Marketing B2B

Quais são as tendências de marketing para o universo B2B que as empresas precisam capitalizar em 2018. O time da Brafton foi atrás e apresenta as informações aqui.


WEBINAR

Mídia paga e orgânica

Tune vai fazer seminário digital no dia 17 de janeiro (em inglês) sobre custos, conversões e receita para as duas formas de marketing digital.


DOWNLOAD

60% dos consumidores assistem vídeo no celular

Estudo da Ooyala mostra que Facebook vai investir mais de US$ 1 bilhão em produção de conteúdo original. Faça o download.


ESTUDO

Aprenda como criar um chatbot

Matthew Barby ensina como converter consumidores do e-mail marketing para um chatbot. Tutorial mostra todas as técnicas de conversão, como construir a ferramenta e exemplos de vários segmentos.


ARTIGO

O tempo gasto com mídia

Os veículos tradicionais sempre trabalharam com base no tempo de consumo de mídia para lidar com a publicidade. Este artigo do eMarketer mostra o quanto essa informação pode nos surpreender.


PODCAST

Análise aprofundada

No último episódio do podcast do "Behind the Numbers", do eMarketer, o analista Mark Dolliver discute algumas das previsões da empresa para 2018, desde a tecnologia emergente até a evolução dos comportamentos dos consumidores.