Influência digital e perseguição aos fakes




Resumo da Semana


MERCADO

Influência digital e perseguição aos fakes

Nas últimas semanas o tema sobre influenciadores esquentou. A motivação veio de uma grande reportagem do The New York Times (traduzida pela Folha de S.Paulo) sobre o quanto as milhares de contas falsas acabam inflando os números - e por consequência a influência - de pessoas. O conteúdo também aborda a participação de empresas especializadas neste universo, como a Devumi. Empresa, aliás, que, depois da reportagem, está sendo investigada nos Estados Unidos. Na onda da discussão, o AdNews traz uma entrevista com Ana Paula Passareli sobre influenciadores sob o tema de que volume de seguidores não serve mais como métrica. A discussão sobre a influência digital continua em série de quatro vídeos do documentário produzido pelo time da Smarty com especialistas, profissionais de comunicação, psicólogos e criadores de conteúdo.

Queda livre

Dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC) mostram que os principais jornais diários no Brasil continuaram a registrar perdas em suas tiragens impressas em 2017. A queda no ano passado foi de 146.901 exemplares na circulação média diária para 11 dos principais veículos nacionais. De 2015 a 2017, a redução na circulação média diária impressa foi de 520 mil exemplares.

Além da monetização

Depois das últimas crises geradas por conta da exposição de vídeos com conteúdos violentos - muitos atrelados a publicidade de marcas, o Youtube vem promovendo muitas mudanças na plataforma. Além de oferecer mais segurança, quer oferecer navegação e ambiente melhor para o público. O Meio & Mensagem listou as principais transformações na plataforma.

Notícias hiperlocais

O Google está trabalhando em uma nova maneira de criar e destacar as notícias hiperlocais dos “jornalistas cidadãos”. Chamado Bulletin, a idéia é destacar as histórias de dentro das comunidades, tornando-as visíveis nas busca do Google.

IT Mídia + IDG

A IT Mídia, dona da marca IT Forum 365, assinou um acordo com a IDG pelo qual passa a licenciar para o Brasil as marcas CIO, Computerworld, IDG Now!, PCWorld e MacWorld.

Google Jobs no Brasil

A busca por emprego feita por usuários brasileiros no Google terá um novo destino. A gigante de internet está lançando no país sua plataforma voltada para recolocação profissional, o Google Jobs.

A crise da diversidade no Google

Em entrevistas para a Wired, 15 funcionários atuais da Google acusam os colegas de trabalho de incitar pessoas de fora da companhia a assediar funcionários que são defensores de minorias. Este é um debate que vem afetando a reputação da companhia sob vários aspectos.

Fim dos anúncios irritantes?

Novas configurações do Google permitirão que os usuários escondam anúncios de lembrete caso a caso, dando mais controle sobre publicidades silenciadas em dispositivos.

Agendamento de posts

As empresas com perfil corporativo no Instagram têm agora a possibilidade de agendamento de posts. Esta era uma demanda antiga das companhias para organizar e gerenciar melhor seus conteúdos. Os desenvolvedores de plataformas de gerenciamento de conteúdo que tinha construído suas regras sobre a API é que vão ter de correr atrás para alterar suas programações.


PESQUISA

Meio digital no Brasil em 2018

Todos os anos um dos estudos de mercado mais esperados é a pesquisa da We Are Social (no último feito em parceria com o Hootsuite) sobre o universo digital. Agora, os dados sobre Brasil estão separados. Confira aqui.


INFOGRÁFICO

Mídia landscape

O cenário da mídia costumava ser direto: empresas de conteúdo - estúdios - material feito - programas de TV e filmes - e vendido para pagar distribuidores de TV, que o vendiam aos consumidores. O contexto agora é completamente diferente, como mostra o infográfico produzido pela Recode.

Media Landscape

Gigantes pela saúde

Amazon, Berkshire e JPMorgan anunciaram planos de reunir forças para transformar a indústria de saúde nos Estados Unidos. Os detalhes foram escassos em uma breve declaração conjunta na terça-feira. As três empresas disseram que planejam criar uma nova empresa independente "livre de incentivos lucrativos e restrições".


DOWNLOAD

Boas práticas

A Prefeitura do Rio lançou seu Manual de Conduta e Recomendações em Mídia Digital com o objetivo de orientar servidores e fornecedores municipais sobre produção de conteúdo e comportamento na internet. O documento completo pode ser encontrado aqui.


ARTIGO

Facebook só se preocupa com o Facebook

Ethan Zuckerman, diretor do Center for Civic Media do MIT e professor associado do MIT Media Lab, faz duras críticas aos modelos e propósitos do Facebook, em especial, sobre o fato de excluir as notícias de publishers do feed dos usuários.


ACADEMIA

Programa avançado em marketing e comunicação digitais

A equipe da Sordili.com, e seus professores convidados, estão com um pacote de cursos na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo). O objetivo do Programa Avançado em Marketing e Comunicação Digitais é preparar e aprimorar o profissional de diversas áreas para produzir e gerir com sucesso seu negócio ou sua carreira nas plataformas digitais (portais, redes sociais e dispositivos móveis).