O rei da internet




Resumo da Semana


MERCADO

O rei da internet

Em um post em seu perfil, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg destacou algumas conquistas não só desta mídia, mas de todo o ecossistema de plataformas adquiridas pela companhia. O WhatsApp, por exemplo, atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários ativos no mundo. O Instagram, começa a despontar como a melhor alternativa para as marcas diante das alterações de algoritmos promovidos pela mídia social mais utilizada no mundo. Os efeitos da redução da presença de marcas e veículos no feed de notícias (algo esperado pela direção do Facebook), aliás, já estão sendo sentidos. Mas há muitas artimanhas sendo aplicadas pela plataforma para evitar uma evasão maior. Houve uma queda no tempo de uso da plataforma. Há também quem aponte que, com a consolidação da liderança dessas plataformas, se este não é o ano da morte definitiva do Snapchat, ainda que mídia tenha apresentado resultados acima do esperado. Fato é que os números do Facebook continuam surpreendentes, como mostra a análise da Shift Communications.

Publishers x Facebook

Ao privilegiar conteúdos de pessoas (família e amigos) na linha do tempo em detrimento do conteúdo de veículos, diminuindo a presença de conteúdos de jornalismo profissional, o Facebook oficializou sua “briga” com publishers. Em virtude dessa postura, a Folha de S.Paulo anunciou que não vai mais disseminar seus conteúdos na mídia social.

Por que as estratégias digitais falham

A maioria delas não reflete como o digital está mudando os fundamentos econômicos, a dinâmica da indústria ou o que significa competir. Especial da McKinsey lista cinco armadilhas comuns nas organizações e na forma de pensar o digital.

Para falar bem da reforma

Na busca de apoio para conseguir aprovar a reforma da Previdência, o governo lançou mão de estratégia de relacionamento com influenciadores digitais com a proposta de pagar artigos que tratassem de aspectos positivos do projeto. Os resultados iniciais, porém, parecem desastrosos. Alguns dos influenciadores abordados são declaradamente críticos ao atual governo e outros não concordam com a reforma.

O mundo da publicidade digital

Os anúncios são a força vital da internet, a fonte de financiamento para praticamente tudo o que você lê, assiste e ouve on-line. O negócio de anúncios digitais é, de muitas maneiras, uma máquina milagrosa - ele acelera e transforma a atenção latente em dinheiro real que paga por muitas invenções verdadeiramente úteis, desde a pesquisa até a tradução instantânea para o hospedagem de vídeos para o mapeamento global. Mas vem gerando muitas e muitas discussões sobre a capacidade de coleta e geração de informações sobre nós. Reportagem do The New York Times explora os bastidores de tudo isso.

Transformação digital só no discurso

IDC, Dell EMC e Intel se reuniram para avaliar a transformação da tecnologia da informação nas corporações. A metodologia avalia o grau de maturidade da sua infraestrutura de TI para suportar a transformação digital e comparar os resultados com outras organizações instaladas no Brasil. Os resultados não foram muito animadores.

Já ouviu falar do Ativismo por Google Docs?

Especial preparado pelo Quartz conta um pouco de como esse movimento vem crescendo na web e tratando de temas de grande relevância, como as jovens da universidade de Yale que estão usando uma planilha anônima para identificar as identidades de abusadores no campus.

Conclusão da fusão

A Meredith Corporation anunciou o fim do processo de aquisição Time Inc. e que, fevereiro de 2018, passa a operar como uma única empresa. Os acionistas da Time Inc. receberam US$ 18,50 por ação em uma transação de caixa total avaliada em US$ 2,8 bilhões originalmente anunciada em 26 de novembro de 2017.

A febre do Superbowl

Todo ano o maior evento esportivo dos Estados Unidos causa um furor no mundo publicitário. Os anunciantes gastam muito e o universo da comunicação espera ansiosamente para ver o que vão colocar ao ar. Um estudo da Ipsos realizado com biometria e em tempo real mostra os resultados sobre os anúncios da edição LII do Super Bowl.

Mensuração de vídeo em todo lugar

A Nielsen lançou sua Brand Integration Intel, tecnologia que promete medir e avaliar as exposições da marca em TV tradicional, plataformas de vídeo sob demanda e vídeo de curta-metragem em sites como o YouTube. A Nielsen explica o período de tempo que uma marca está na tela, onde está na tela e no programa, quão grande ou proeminente é a marca, bem como o "impacto" da integração.

Atendimento via WhatsApp

As lojas Casas Bahia e Pontofrio, ambas da ViaVarejo, vão atender clientes via WhatsApp na versão Business do aplicativo.


TECNOLOGIA

2 coelhos com uma cajadada

O empresário norte-americano e referência em negócios e empreendedorismo, Elon Musk, lançou o novo carro da Tesla, sua companhia. Mas a proposta foi diferente. O veículo será levado ao espaço por meio de teste realizado pelo foguete Falcon Heavy, de sua outra empresa, a SpaceX.

E a Xerox foi vendida

Considerada a pioneira na criação de soluções tecnológicas bastante populares atualmente, como o mouse de computadores, a Xerox passou anos no ostracismo, perdendo vários bondes da evolução digital. Agora passa a ser controlada pela Fujifilm, que desembolsou US$ 6,1 bilhões para ter 50,1% das ações da companhia.


ACADEMIA

Programa avançado em marketing e comunicação digitais

A equipe da Sordili.com, e seus professores convidados, estão com um pacote de cursos na ESPM-SP (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo). O objetivo do Programa Avançado em Marketing e Comunicação Digitais é preparar e aprimorar o profissional de diversas áreas para produzir e gerir com sucesso seu negócio ou sua carreira nas plataformas digitais (portais, redes sociais e dispositivos móveis).