Fim de uma era




Resumo da Semana


MERCADO

Fim da linha para Sir Sorrell na WPP

Martin Sorrell, aos 73 anos, deixou o cargo de executivo-chefe da WPP, empresa que fundou e que comanda desde 1986. A saída acontece após a conclusão de uma investigação solicitada pelo conselho da companhia e conduzida por um escritório de advocacia independente, a WilmerHale. A averiguação foi criada sob a alegação de má conduta pessoal do executivo, encerrando suas mais de três décadas de liderança no topo da maior empresa de publicidade do mundo, dona de outras grandes do setor como J.Walter Thompson, Ogilvy & Mather, Young & Rubicam, Wunderman entre milhares de demais agências globais e regionais. Alguns analistas acreditam que a saída do executivo - que, inclusive pode receber 20 milhões de libras nos próximos cinco anos -, seja o início de um colapso no grupo. Os detalhes da investigação não foram e não serão divulgados.

Enquanto isso na Omnicom

O atual CEO, John Wren, está aumentando suas responsabilidades. Ele assumirá o papel de presidente, além de seus atuais deveres de CEO. Isso depois do atual presidente, Bruce Crawford, se aposentar na reunião anual de 22 de maio.

Mal aê, diz Zuck

Ao depor no senado norte-americano, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu desculpas ao legislativo em sua sabatina. De acordo com linguista, não há tanto arrependimento assim. O chamado aconteceu depois do escândalo que envolve a plataforma e a Cambridge Analytica, empresa que usou dados de 87 milhões de usuários da mídia social de forma indevida e pode ter influenciado o pleito americano. O senadores pareceram não muito satisfeitos e ameaçam regulamentar o mercado. O The Wall Street Journal vai mais a fundo e expõe o que o líder do Facebook não contou sobre o que a rede sabe sobre seus usuários. A crise é tão grande que um grupo de acionistas está pressionando para que Zuckerberg renuncie por não saber lidar com uma gigante de capital aberto. Apesar de tudo, a receita do Facebook com publicidade continua em franco crescimento e segundo pesquisa, menos de 10% das pessoas nos Estados Unidos apagaram suas contas. A ordem cronológica da crise pode ser vista aqui.

Não para, não

Em outra frente para amenizar os problemas, o Facebook lançou o Data Abuse Bounty. A proposta é recompensar as pessoas que relatam qualquer uso indevido de dados por desenvolvedores de aplicativos.

Algoritmo do sentimento

Sair do Facebook diminui estresse? Sim, mas também reduz satisfação com a vida. Um estudo mediu cortisol, hormônio relacionado ao estresse, em pessoas que deixaram a plataforma. Na onda do uso indevido dos dados por parte da Cambridge Analytica, muita gente passou a ensinar como apagar o perfil. O Tech.co também mostrou o caminho, mas conta também as razões pelas quais deletar não faz muita diferença.

A urna da tensão

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas/DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas) sobre a reação das mídias sociais à prisão de Lula revela que 5,6 milhões de menções ao caso foram feitas ao longo desta semana somente no Twitter. Do total, a maior parte dos usuários critica a “desigualdade” nos processos judiciais sobre corrupção e se diz preocupada com a possibilidade de ascensão do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) nas eleições presidenciais de 2018. As redes sociais terão papel relevante no sentido de direcionar os temas em debate nas eleições, mas ainda é incerto se as plataformas digitais terão impacto a ponto de mudar o jogo eleitoral no Brasil. Estudo feito pelo time de economistas da Itaú Asset Management mostra que as fakes news serão desafio para eleitores e Tribunal Superior Eleitoral.

Fake news...

A Abracom (Associação Brasileiras das Agências de Comunicação) vai promover um debate com o professor Eugênio Bucci, em sua próxima assembleia, no dia 19 de abril, para discutir o impacto das fake news na comunicação corporativa. No evento, também haverá votação para eleger a diretoria que vai comandar a entidade no biênio 2018-2020. A participação é restrita a empresários e executivos de agências associadas.

… e fake links

Pesquisa do Pew Research Center, um instituto voltado ao mercado de mídias sociais e tendências globais, concluiu que dois terços dos links compartilhados no Twitter para sites populares são realizados por "bots", em sistemas automatizados. Ao analisar 1,2 milhão de mensagens em inglês contendo algum link, a Pew revelou que no topo do ranking de compartilhamento automatizado estão conteúdos para sites de pornografia.

Mãozinhas dadas

Spotify e Hulu passam a oferecer assinatura em conjunto nos Estados Unidos. Usuários poderão pagar US$ 12,99 pelos dois sendo que, nos primeiros três meses, os serviços do Hulu saem por apenas US$ 0,99. O pacote é US$ 5 mais barato pelos serviços pagos separadamente. Quem sabe esta alternativa chega ao Brasil?

TED: erramos no começo da internet

O Meio desta segunda-feira faz um resumo excelente sobre a palestra de Jaron Lanier, no TED 2018: “Nós cometemos um erro em especial no início. A cultura digital nascente acreditava que tudo na internet deveria ser público, gratuito. Ao mesmo tempo, amávamos nossos empreendedores de tecnologia. Amávamos este mito nietzchiano do homem de tecnologia que transforma o universo. Como celebrar empreendedorismo se tudo é gratuito? Um modelo baseado em publicidade. Daí que o Google nasceu gratuito, o Facebook nasceu gratuito. Os anúncios no princípio eram para seu dentista local ou algo assim. Só que os algoritmos melhoram. E o que começou como propaganda não pode mais ser chamado de propaganda. Hoje é modificação de comportamento. Não chamo mais essas coisas de redes sociais. São impérios de modificação de comportamento. Esta é uma tragédia global nascida de um gigantesco erro. E me permitam acrescentar outra camada. No behaviorismo, você oferece a uma criatura, um rato ou uma pessoa, pequenos presentes ou punições dependendo do que fazem. Nas redes, punição social e prêmios sociais ocupam esta função. Você fica todo feliz — ‘alguém gostou das minhas coisas’. Os consumidores destes impérios de modificação de comportamento recebem o retorno de tudo o que fazem, percebem o que funciona, fazem mais daquilo. E respondem mais a emoções negativas, porque estas despertam reações mais rápidas. Assim, até os mais bem-intencionados alimentam a negatividade: os paranóicos, os cínicos, os niilistas. Estas são as vozes amplificadas pelo sistema. E não dá para pagar a estas empresas para que façam o mundo melhor ou consertem a democracia pois é mais fácil destruir do que construir. Este é o dilema no qual nos encontramos.”

Real x virtual

A explosão do mercado de influenciadores vem causando confusão entre o que são pessoas de verdade e o que são apenas construções de personagens.

Black Mirror de verdade

Como no episódio “Queda livre”, da série produzida pela Netflix, o Sistema Nacional de Crédito Social chinês vai classificar os cidadãos do país. Medida pode se tornar regra em dois anos, a partir do momento no qual o governo tiver o cadastro de cerca de 1,4 bilhão de pessoas.

Futuro da publicidade está programado

Mais de US$ 46 bilhões (US$ 10 bilhões a mais que no ano passado) serão destinados à publicidade programática nos EUA este ano, segundo a eMarketer. Isso significa que 82,5% de todos os anúncios em display digital por lá serão comprados por meio de canais automatizados em 2018. Já os gastos com anúncios nativos (native ads) serão responsáveis por 58,3% do mercado de telas digitais, ou US$ 32,9 bilhões, este ano. Apesar da projeção ser US$ 4 bilhões maior do que as anteriores, apresenta desaceleração geral.


INFOGRÁFICO

Como usar o Instagram em favor das marcas

Com o aumento do uso do Instagram, os usuários também estão cada vez mais sendo atraídos para a plataforma para descobrir novos negócios e produtos e manter contato com suas marcas favoritas. Empresas que não estão familiarizadas com esta mídia podem ver como fazer uso dela.


DOWNLOADS

Dados, muitos dados

Resumo de tendências, produzido a partir da associação da EConsultancy com o Salesforce, examina as possibilidades de dados de segunda escala, primários e compartilhados com terceiros.

Gestão de crise

Uma crise de relações públicas pode atingir qualquer empresa, mesmo aquelas que não costumam estar aos olhos do grande público. Na era da mídia social, um desastre de relações públicas pode atingir um público global em um piscar de olhos. A Sysomos preparou um passo a passo para marcas lidarem com este tipo de situação.

Resumão do SXSW

A GoAd, rede de conhecimento em comunicação e marketing, apresenta o White Paper SXSW Insights 2018, com análises das principais tecnologias destacadas no South by Southwest, realizado entre 8 e 18 de março, em Austin (EUA).


ARTIGO

Sob medida

Tão importante quanto desenvolver um bot para otimizar o relacionamento de sua marca com os clientes, é gerenciar e entender todas as métricas que ele oferece a respeito de seu público.


AGENDA

Mídias sociais na prática

Terceiro módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, que pretende ensinar estratégias de marketing digital para planejar e gerir projetos digitais, com foco em mídias sociais acontece em 26 de maio.

Trânsito e comportamento

O Waze tem 12 milhões de usuários mensais no país, que passam em média 1h34 minutos conectados ao app diariamente. Assim, a empresa conhece os hábitos desses consumidores: onde vão, a que horas, em que contexto. Neste webinar gratuito, realizado em parceria com o Waze, o IAB-Brasil quer explorar os diversos insights sobre a mobilidade, dados que ajudam a entender o comportamento dos consumidores em movimento.

Cenário digital

A comScore realizou o estudo anual mais aguardado de todo o mercado, que considera dados multiplataforma dos EUA, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Argentina, Brasil, México, Índia, Indonésia e Malásia para demonstrar semelhanças globais e nuances locais. Para quem não conseguiu ir ao evento, eles prepararam um webinar, que acontece dia 18 de abril às 15h, para apresentar um overview do uso de desktops, smartphones e tablets no mundo todo, analisando como o consumo de conteúdo e as audiências mudaram ao longo de 2017.