O e-mail está de volta




Resumo da semana


MERCADO

Relatório 2018

Considerado um dos mais relevantes do universo digital, já está disponível a edição deste ano das tendências apontadas por Mary Meeker (Kleiner Perkins). O documento completo está aqui e um vídeo da própria Mary fala um pouco sobre os principais dados. E, caso você não tenha paciência ou mesmo tempo para ler o relatório inteiro, Michel Lent Schwartzman destaca 18 pontos mais importantes com comentários, e o SocialMediaToday também apresenta alguns aspectos específicos do levantamento.

A próxima grande plataforma é… o e-mail

Toda a grande discussão sobre a dependência das marcas e empresas em relação aos gigantes de tecnologia como Facebook, Google entre outros está criando um movimento direcionado a plataformas proprietárias (assim, quem cria define o que e como vai ser). Em outra frente, ainda que muitos tentem decretar a morte do e-mail, ele sobrevive. E há uma forte tendência deste formato ganhar espaço por se tornar um novo estilo de espalhar mensagens: os boletins informativos. E isso não é de hoje. O Washington Post já aposta neste modelo de newsletter há algum tempo, assim como o The Times, de Londres.. Um especial da Fast Company aborda o tema com propriedade. No próximo ano, o New York Times e a ProPublica entregarão um novo boletim aos assinantes intitulado “Blood Will Tell”. No Brasil, quem iniciou este movimento foi o Meio, encabeçado por Pedro Doria, e que vem se apresentando como uma excelente alternativa. O Market Brief foi criado também a partir desta orientação do mercado. Em um mundo cada vez mais repleto de informações e múltiplos dispositivos, este tipo e formato de conteúdo também ajuda o leitor a selecionar ou visualizar destaques.

Não tire meu lugar de fala!

A plataforma vem sendo reconhecida como um dos principais meios de consumo de informação e, mais do que isso, também de disseminação de notícias falsas. Reportagem da Folha mostra como a ferramenta foi protagonista na organização e mobilização da greve dos caminhoneiros no Brasil, uma “participação” tão especial quanto a do SMS em Moçambique (2010), Twitter na Primavera Árabe (2011) e Facebook nas manifestações brasileiras de junho de 2013.

Sou tela grande na Copa

Para além do trocadilho com a campanha da SporTV para a Copa do Mundo da Rússia, a rede de cinemas Kinoplex também está “pintando suas bandeirinhas no asfalto” para atrair público, nessa temporada de bola rolando. Jogos do Brasil, semifinais e a final, tudo ao vivo, serão exibidos em suas salas por meio do sinal da TV Globo e em alta definição. Para a equipe de marketing da companhia, ver o Brasil com toda a tecnologia do cinema é uma experiência única. Para os fãs, ouvir Galvão Bueno e seus delírios em 5.1 também será...

Ainda no assunto...

Será logo depois da Copa: a Record lançará o PlayPlus, sua plataforma de streaming que contará com toda a programação da emissora e conteúdos exclusivos. Valores ainda não foram divulgados.

Quando nem a marca ajuda

A Rolling Stone terá sua versão impressa descontinuada no Brasil após 12 anos.

E se as marcas sumirem?

74% dos consumidores não se importam. É o que diz Charles Houdoux, sócio e chief client officer da Havas Health & You, em entrevista concedida ao Meio & Mensagem e a partir de diversas pesquisas conduzidas pela agência.

Autenticidade e confiança

Segundo levantamento da Social Media Trends, 92,1% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais, mas seus consumidores modernos esperam relacionamentos de marca autênticos e, portanto, valorizam a entrada de influenciadores em quem eles confiam. Há também uma tentativa de se construir audiência fora do eixo Rio-SP. Minoria entre as influenciadoras famosas, as produtoras de conteúdo de fora do Sudeste miram públicos segmentados e pouco atendidos nas mídias sociais para garantir um lugar ao sol.

Travou...

O último relatório do American Customer Satisfaction Index (ACSI), que conversou com uma considerável amostra de 250 mil usuários no Estados Unidos, concluiu que a paixão pelos serviços de streaming é inversamente proporcional à sua relação com seus provedores de internet. As pessoas simplesmente odeiam seus provedores, pelos mais diversos motivos: atendimento ruim por telefone, velocidade geral de transferência de dados mentirosa e planos disponíveis pouco variáveis são algumas das razões apresentadas. Qualquer semelhança com o Brasil é mera coincidência.

Vale quanto pesa?

Muito se questiona quando finalmente plataformas como o Netflix fecharão seus anos fiscais no azul. Entretanto, a plataforma de brand equity Kantar Millward Brown afirmou em estudo recente que marcas de entretenimento - como o próprio streaming - contribuíram para um crescimento de cerca de 21% no chamado valor de marca de empresas como Google, Apple e Amazon. E acredite: US$ 23 bilhões pertencem somente ao “bolo Netflix”.

Abalou, sacudiu, balançou

A Regulamentação Geral de Proteção de Dados, fechada em 25 de maio após inúmeros episódios constrangedores com gigantes da tecnologia, trouxe consigo uma consequência devastadora: sua aplicação derrubou as indústrias de mídia digital e publicidade. Somente na Europa, os volumes de anúncios caíram em até 40%. E executivos do mercado afirmam, nos bastidores, que a queda será ainda mais drástica nos próximos meses.

Falando nisso...

Produtores de conteúdo como BuzzFeed e Vox Media também estão dedicando máximos esforços para diversificar seus negócios e adaptarem-se à nova economia – e orçamentos bem mais apertados. O problema? Como vender programas próprios para Netflix e Facebook sem restringir outras oportunidades de receita? Eis o quebra-cabeça da próxima temporada, afirmam especialistas.

Por falar em marca

A Publicis inaugurou esta semana sua divisão exclusiva para criação de formatos especiais e branded content. O chamado Nonstandard Studio atuará como uma divisão complementar da agência, capacitando criativos e desenvolvendo uma rede de publishers e produtores de conteúdo.

E lá vem ele

Não demorou muito. Martin Sorrell, que deixou o cargo de CEO da WPP mês passado depois de denúncia de má conduta, se uniu à empresa de investimentos britânica Derriston Capital como presidente executivo. A empresa tem uma caixa de fusões e aquisições de US $ 200 milhões e Sorrell colocou mais de US $ 50 milhões de seu próprio dinheiro na empresa, que foi renomeada S4 Capital.

Cadê o Olodum?

A brasileira Daniela Perdomo conquistou esta semana a 28ª colocação na lista das 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios. Fundadora e CEO da empresa goTenna, ela foi a responsável pela criação de um aparelho que, pareado ao bluetooth do celular, envia mensagens e localização GPS via ondas de rádio. O ranking foi criado pelo movimento “March For Our Lives”.


TECNOLOGIA

Look do dia

Basta apenas uma foto com sua combinação favorita e a Dafiti pretende fazer todo o resto: a loja virtual anunciou uma ferramenta chamada “Busca Look” em que, com apenas uma imagem, os clientes podem receber, de forma imediata, recomendações similares de peças daquela composição entre os mais de 400 mil produtos vendidos na plataforma. Diga xis, faça bico e compre!


INFOGRÁFICO

Quem é que joga a fumaça pro alto?

Já pensou em ser um “Cannabis Insider” e receber as principais notícias do setor? A New Frontier Data já: com o lançamento do CannaBits, é possível ver semanalmente gráficos e dados relevantes sobre a demanda de tão especial produto, como este gráfico sobre a lei norte-americana versus a demanda ilícita:


DOWNLOADS

Mobilidade

O Relatório de Benchmark Móvel 2018 foi criado para ajudar os profissionais de marketing em dispositivos móveis a avaliar o desempenho do setor. A equipe de dados do Localytics identificou vários pontos de dados relevantes e os compilou em um relatório fácil de ler.

Mojo

O jornalismo móvel (mojo) é um novo fluxo de trabalho para contar histórias na mídia, no qual os repórteres são treinados e equipados para serem totalmente móveis e totalmente autônomos. O KAS Media Program e uma equipe de jornalistas multimídia liderados por Corinne Podger lançaram recentemente um manual on-line com foco no ensino de repórteres e redações para produzir reportagens de qualidade usando apenas seus telefones.


AGENDA

Distribuição e marketing para conteúdo em vídeo

Quarto e último módulo do Curso Avançado de Marketing e Comunicação Digitais da ESPM, vai mostrar como ampliar a presença, a rentabilidade e a audiência em canais de vídeo, como o Youtube e demais plataformas digitais. A aula será no próximo sábado, dia 9 de junho, em São Paulo.

Cobertura de eleições e dados

Curso online gratuito "Como cobrir eleições sem errar: dados e pesquisas para entender o eleitor", do Knight Center for Journalism in the Americas, terá como instrutores José Roberto de Toledo, Keila Guimarães, Daniel Bramatti e Claudio Weber Abramo e acontece de 4 de junho a 1 de julho de 2018.