O futuro é delas!




Resumo da semana


MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

O futuro é delas!

Estudo divulgado pelo Boston Consulting Group e pela MassChallenge, uma rede de aceleradores de startups, descobriu que de 350 empresas analisadas, a média de startups fundadas por mulheres recebeu US$ 935 mil em financiamento. Isso é menos da metade dos US$ 2,1 milhões concedidos em média para as startups fundadas por homens no estudo. A surpresa? Startups criadas por mulheres geram mais receita e com menos recursos.

Vida ao vídeo

A grande novidade da semana é o IGTV, novo aplicativo do Instagram que exibe vídeos mais longos, de até uma hora. O anúncio oficial indica que a proposta é aproximar as audiências dos criadores de conteúdos que mais gostam. Mas a iniciativa mostra as intenções do Facebook - detentor do Instagram - em brigar de frente com o Youtube e com a TV tradicional. Neste novo recurso, os criadores poderão optar por resolução de imagem de até 4K e o padrão de incentivar a publicação de imagens na vertical permanece por conta da forma de visualizar em smartphones.

Aposta nas mídias sociais

Faltando pouco para as eleições, os presidenciáveis começam a enxergar e investir mais no potencial e na influência das mídias sociais para a corrida eleitoral. Com a liberação de compra de mídia, os candidatos tentam impulsionar sua presença e angariar fãs e indecisos. Há, inclusive, um estudo produzido pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (Ibpad) que mostra, por exemplo, qual a imagem que cada um deles quer projetar em uma das plataformas mais usadas pelos brasileiros, o Instagram. O tema chama bastante a atenção. A compra de anúncios no Facebook e em outras mídias segmentadas permite aos candidatos escolher perfis de eleitores que querem atingir, o que dá um alcance muito maior de usuários do que aqueles que seguem seus perfis (e, em tese, grande maioria, eleitores já convertidos). Por isso, há também projetos que monitoram anúncios pagos, como o Eleições sem Fake, criado por acadêmicos da UFMG.

Xampu no olho

A Unilever, gigante de bens de consumo e considerada a segunda maior anunciante do mundo, está cortando alguns laços com a mídia digital – mais especificamente com “influenciadores” que compram seguidores. A companhia diz que o objetivo é ajudar a tornar a publicidade cada vez mais transparente. Ainda segundo a empresa, a prática de comprar seguidores pode corroer a confiança e, portanto, danificar uma das áreas de publicidade que cresce mais rápido na atualidade - o mercado de bilhões de dólares anuais direcionado para o chamado “marketing de influenciadores”.

Contracultura?

Cresce a desconfiança das pessoas com as mídias sociais e muitos dos usuários estão deletando seus perfis das plataformas. Ao menos é o que aponta pesquisa realizada pela Edelman, consultoria e agência de relações públicas. O levantamento, feito com nove mil pessoas, diz que 40% das pessoas entrevistadas deletaram sua conta em pelo menos uma rede social nos últimos 12 meses. Entre os principais motivos aparecem questões de privacidade e problemas com as notícias falsas.

Olhugol!

O site de relacionamentos Ashley Madison perguntou aos seus usuários com quem eles assistiriam aos jogos da Copa do Mundo. E o resultado foi surpreendente: a maioria dos brasileiros prefere assistir a um jogo do torneio com seu amante do que seu cônjuge. 59% de mais de 1147 entrevistados afirmaram que aproveitam o desinteresse do companheiro (a) no momento das partidas para curtir discretamente seus “amores escondidos”. Não deve ser o caso dos usuários do Facebook, que agora podem usar filtros relacionados à Copa, além de molduras temáticas também no Messenger - e para toda a sua rede de contatos.

Acabou o romance

Depois de uma década de glórias e controvérsias, Elliot Schrage - executivo que lidera os esforços de comunicação e políticas públicas do Facebook -, está deixando a empresa. Ele deve ainda ficar na gigante das redes sociais por um tempo para ajudar a contratar seu substituto. Ele servirá então como conselheiro do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e da COO Sheryl Sandberg.

Sessão nostalgia

Para aqueles que adoram cultivar (e colecionar) lembranças, o Facebook lançou a página Memories, uma versão expandida dos “on this day” de outros aplicativos, que permite que você faça uma retrospectiva dessa data no ano passado e nos anos anteriores, bem como outras recordações de memória e memórias que você compartilhou com amigos. O conteúdo encontrado na página Memórias não é necessariamente novo, mas agora tem sua própria seção para que o usuário possa encontrá-lo mais facilmente e a qualquer momento.

Parquinho do job

O LinkedIn lançou esta semana o formato de carrossel para anúncios patrocinados. Ele é praticamente o mesmo dos já utilizados pelo Facebook e no Instagram, permitindo que os usuários passem a tela para a direita, para ver mais conteúdo. As marcas interessadas poderão incluir até 10 cartões por carrossel, cada um com sua própria mensagem personalizada.

Corta hexa!

A plataforma de rastreamento Taboola manda avisar: se depender das buscas on line, a campeã da Copa do Mundo da Rússia será a Argentina. A empresa de descoberta de conteúdos apontou quais são os times que estão sendo mais lidos na web. O Brasil é um dos times favoritos ao título - e se depender da leitura dos internautas, o 7X1 fica para trás, com o Brasil ganhando da Alemanha logo na primeira disputa. No entanto, ao final, em um suposto conflito com a Argentina, a seleção canarinho leva a pior perdendo para a alviceleste – a seleção que desperta maior interesse na internet. Depois dos jogos da primeira rodada ainda dá pra apostar?

Por todos os ângulos

A startup Digible anunciou o desenvolvimento do aplicativo Neymar Jr. Experience, ou NJR XP (Android, iOS). A proposta é apresentar treinos de fundamentos técnicos do futebol para que o usuário possa praticar. São aulas divididas por temas com exercícios feitos de modo que cada um possa montar seu próprio treino. Há também tutoriais dos dribles do craque, com truques e lances memoráveis de Neymar. O aplicativo tem um canal entre seus usuários, como uma rede social, para que publiquem desafios propostos ao final de cada aula. O NJR XP está disponível em português e inglês em mais de 150 países. E, durante a Copa, fará cobertura do evento.

Ainda no bloquinho da Copa…

A Copa do Mundo está em andamento, mas a resposta dos anunciantes, curiosamente, foi moderada. Com a maneira fragmentada como as pessoas assistem ao evento, os anunciantes precisam eliminar as formas tradicionais de atrair sua atenção. As marcas também hesitam em patrocinar a Copa do Mundo deste ano por causa da crescente pressão para demonstrar os resultados comerciais dos anúncios.


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Maçã verde

A Suprema Corte concordou em ouvir o recurso da Apple em um processo antimonopólio sobre a estrutura e as taxas da App Store. A Reuters noticiou nesta segunda-feira (18) e a ação marca um grande passo para o caso, que está em andamento desde 2011. A Bloomberg diz que o tribunal vai ouvir os argumentos dentro de uma janela de nove meses – deve começar em outubro.

Ainda sobre a Apple...

A companhia anunciou uma parceria de conteúdo com Oprah Winfrey, produtora, atriz, apresentadora de talk show, filantropa e CEO da OWN. A ideia é que, juntos, Winfrey e Apple criem programas originais para “conectar o mundo”. Os projetos de Winfrey serão lançados como parte de uma linha de conteúdo original da Apple.

A taxa Eiffel

A Airbnb estenderá a cobrança automática de impostos a 23.000 cidades francesas a partir de 1º de julho. Será a primeira plataforma de aluguel de curto prazo a contribuir maciçamente para as receitas das cidades, que serão investidas em projetos de desenvolvimento turístico local, segundo a plataforma. A ideia é ajudar promover a já tentadora atratividade francesa, beneficiando comunidades locais.

Tá de parabéns

O Campus do Google no Brasil completa dois anos com quase 120 mil membros. O espaço lançou uma análise com os principais dados e conquistas desde que abriu as portas em 13 de junho de 2016.

Agora vai?

Em evento realizado em São Francisco semana passada, a IBM organizou discussões entre dois humanos e uma IA chamada “ Project Debater ”. O objetivo era que a IA se envolvesse em uma série de argumentos fundamentados, de acordo com algumas regras padrão de debate: sem consciência do tema do debate antes do tempo, sem respostas pré-enlatadas. Cada lado fez um discurso introdutório de quatro minutos, uma refutação de quatro minutos aos argumentos do outro e uma declaração de encerramento de dois minutos.

Dominando a ilha do #ad

Em 2017, cerca de 20 empresas de tecnologia de anúncios dominaram o porto do festival de Cannes. O chamado "ad tech" deste ano diminuiu, com aproximadamente metade dos 18 iates. Porém, os recém-chegados (e um pouco atrasados) chamam a atenção: as consultorias de gestão Accenture e PwC, por exemplo.

O PAC da saúde humana

A Roche Farma busca grupos brasileiros de pesquisa em saúde para seu programa de aceleração, chamado Applied Science Trail Roche (Astro). O objetivo do programa é tornar viável a comercialização de tecnologias desenvolvidas em centros de pesquisas acadêmicos do país. As inscrições terminam em 2 de julho.

Distância do Facebook

A Insider Inc. está se juntando ao pacote de editores que estão no topo. O publicador de estilo de vida e de notícias deve anunciar o lançamento da Insider TV, um aplicativo da OTT que estará no Roku, Apple TV e Amazon Fire, logo após o fim do verão no hemisfério norte.

Página 2

Nos Estados Unidos, os jornais estão quebrando após a aplicação de altos impostos de Donald Trump a veículos de comunicação. Os comunitários, menores, são os que mais estão sofrendo para sobreviver aos novos tempos. Proprietários intelectuais viraram lobistas para não assistirem à morte lenta e dolorosa de seus próprios negócios.

Voltando à pauta

As operadoras ainda não desistiram da ideia de impor limites de dados para a internet fixa. Luiz Otávio Prates, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telecomunicações por Satélite (Sindisat), fez uma comparação curiosa: para ele, o uso ilimitado de internet é parecido com a "pesca desenfreada em um rio".

A pipa do vovô sobe

De olho na força do streaming, o SBT lançou sua própria plataforma: o SBT Hits quer surfar na onda com hits do momento para aproximar "o público de seus ídolos". São sete dias de teste gratuito e mensalidade de R$ 8,90 para assinantes fixos.

O fim da internet 'moleque'?

O Comitê Legislativo da União Europeia votou a favor da adoção de medidas abrangentes que irão derrubar a web de todas as formas que conhecemos. Memes, notícias, Wikipedia, arte, privacidade e o lado criativo do fandom correm o risco de serem destruídos. Entraremos em uma nova era de censura? Há motivo para pânico? Que comece a discussão.

Querendo aparecer

O Interactive Advertising Bureau (IAB) e a OnDevice Research pesquisaram em todo o mundo hábitos de streaming de vídeo, incluindo transmissão ao vivo. E descobriram que 70% dos consumidores transmitem um ou mais vídeos todos os dias.


DOWNLOADS

Mídia$ $ociai$

"Paid Social Trends", estudo com 210 marcas em vários países realizado pela iProspect, aponta que o investimento em anúncios pagos em mídias sociais sociais cresceu 86% comparando o ano inteiro de 2017 a 2016. Já em relação ao terceiro trimestre de 2017 cresceu 72%. O levantamento completo pode ser visto aqui.

Exigências lá no alto

Companhia especializada em plataformas de CRM (customer relationship management ou gestão do relacionamento com clientes), a Salesforce divulgou o relatório "State of the Connected Customer". O levantamento, realizado com mais de 6.700 consumidores de 15 países, diz que para 80% (89% no caso dos brasileiros) dos clientes a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece . Mais da metade (57%) de todos os participantes deixaria de contratar um serviço ou comprar um produto de uma marca porque teve uma experiência melhor com um concorrente.


INFOGRÁFICO

GDPR brasileiro

No Brasil, com a aprovação do PL 4060/2012 pela Câmara, a discussão avança rumo ao Senado e traz muitos conceitos parecidos com os das novas regras europeias, conhecidas por Regulação Geral de Proteção de Dados (traduzida do inglês GDPR).

Crise… de confiança

Todo o ecossistema digital está em crise de confiança. De questões de segurança de marca a gritos de "notícias falsas" e a uma série de violações de dados pessoais, fica claro que a confiança na indústria digital diminuiu consideravelmente, afetando todos os anunciantes de marcas, agências, plataformas sociais e além. O eMarketer expõe bem a questão em uma série de sete estatísticas.

Bola rolando

Mais de 40% das pessoas com 16 anos ou mais nos principais centros populacionais do mundo se consideram interessadas ou muito interessadas em seguir o futebol, mais do que em qualquer outro esporte. A Nielsen mediu isso em números.


ARTIGO

A questão do tempo: por que o marketing está falhando

Alguns especialistas apontam que muitas das iniciativas e recursos do marketing estão próximas de atingir seu patamar máximo. A ascensão de tantos canais digitais e opções para os clientes aumenta a importância de uma variável subestimada: o tempo das mensagens. Para fortalecer as relações com os clientes, os profissionais de marketing precisam saber não apenas quais clientes atuais ou potenciais alcançar, mas também em quais momentos.


AGENDA

Para entender o mundo contemporâneo

Um espaço de formação, debate e reflexão. Assim é a Escola N, projeto do Nexo que oferecerá cursos livres para todos os públicos, a partir de agosto deste ano.

Transformação digital e seus impactos

A ABRADi-SP traz mais um evento inovador ao mercado digital. Venha debater com a gente sobre os impactos da tecnologia na sociedade. O público terá participação ativa no painel, podendo debater o tema com um super time de especialistas: Helena Sordili, Fernando D´Angelo e Leandro Ogalha. Informações aqui.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!