Teu passado te condena




Resumo da semana


MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Teu passado te condena… no digital

Algumas chamadas “leis” da internet, como escrever na rede é escrever em pedra, parecem estar fazendo muito sentido nos últimos dias. Um tweet sobre um jogador do time francês durante a Copa do Mundo fez o Youtuber Cocielo ser criticado e acusado de racista, ao ponto de perder patrocínio de grandes marcas (mesmo com vídeo de desculpas). A partir daí foi uma enxurrada de caça a conteúdos preconceituosos de diversos outros “influenciadores” do mundo digital. Como consequência, bateu o desespero e uma corrida desenfreada para apagar tweets do passado. Rezende Evil diz ter apagado “sem querer”. Deive Passos (a.k.a. @azaghal) também foi acusado pelos internautas de usar a desculpa de que teve sua conta hackeada e que todos o conteúdo foi apagado. Nem mesmo o ator Bruno Gagliasso, que criticou Cocielo, escapou da fúria das redes. Cauê Moura pediu desculpas por comportamento do passado. Whindersson Nunes, entretanto, foi na direção contrária e admitiu que já foi bastante preconceituoso, mas que as coisas mudam. A discussão toda coloca os holofotes também sobre as agências, responsáveis pela intermediação entre marcas e influenciadores. Vale lembrar que o comportamento racista é grande ainda, como mostrou a eliminação da seleção no mundial e a enxurrada de posts ofensivos ao jogador Fernandinho. Chegou o momento de rever os critérios de seleção e, mais do que isso, do próprio conceito de influência.

Os efeitos das mídias sociais

Novo documentário da série “Panorama”, da BBC, tenta decifrar por que as pessoas estão cada vez mais grudadas em seus smartphones e consumidas pelas redes sociais, comparando os recursos usados aos mesmos da cocaína. Talvez uma possível explicação seja a busca das pessoas para evitar as aflições da solidão e do isolamento social.

É ou não é?

O Facebook sempre se posicionou como uma empresa de tecnologia quando questionado sobre sua interferência na indústria de notícias. Mas em um pequeno tribunal na Califórnia, na cidade de Redwood, advogados da empresa apresentaram uma mensagem diferente da que os executivos fizeram ao Congresso. Em entrevistas e discursos eles repetidamente argumentaram que o Facebook é um editor, que toma decisões editoriais, que são protegidas pela primeira emenda.

Continua espirrando pra todo mundo

Agora é com o Google. Reportagem do The Wall Street Journal aponta que desenvolvedores terceiros que oferecem serviços integrados ao Gmail, do Google, estão acessando milhões de e-mails dos usuários da plataforma - algo semelhante ao caso da Cambridge Analytica com o Facebook. E, por falar em privacidade, no Brasil, o projeto de lei que define regras para a proteção de dados pessoais, inspirado  Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), no foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A proposta segue ainda para análise do Plenário do Senado em caráter de urgência.

Nada disso

O Parlamento europeu rejeitou a proposta de reforma da legislação de copyrights on-line. A pauta era ampliar a remuneração de autores e veículos de comunicação (318 parlamentares votaram contra, 271 foram a favor e 21 se abstiveram).

Desinformação perigosa

Uma onda de boatos via WhatsApp na Índia provocou uma onda de linchamentos e mortes. Os desenvolvedores da plataforma habilitaram no país a funcionalidade que indica que a mensagem foi apenas encaminhada como forma de reduzir o impacto de informações falsas.

Você já viu isso, amiguinho...

O Instagram lançou um novo recurso esta semana: uma mensagem nos feeds dos usuários depois de verem todas as postagens compartilhadas pelas contas que eles seguiram, nos últimos dois dias, levou a reclamações de que os clientes estavam perdendo posts de seus amigos. A plataforma afirma que o alerta "You're All Caught Up" não aparecerá quando os internautas virem as postagens que seu algoritmo decidiu apresentar.

Imposto pras mídias sociais

Em Uganda, desde o início do mês, uma nova lei torna as mídias sociais acessíveis somente a quem tenha pago um novo tipo de imposto. A taxa incide especialmente sobre serviços de dispositivos móveis e mídias sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e Instagram.

Sai Copa, volta eleição

Acabou a Copa do Mundo para o Brasil e segue o barco para o próximo grande tema nas mídias sociais. E os candidatos ao pleito presidencial sabem disso e já começam a organizar suas frentes digitais.

Conteúdo rei

As marcas apostaram pesado na produção de conteúdo durante o mundial. Forma interessante de tentar driblar os adblockers e buscar engajamento das audiências.

O que Joelmir pensaria

Em 2004, o jornalista especializado em economia, morto em 2012, Joelmir Beting foi dispensado da Globo. A justificativa foi o fato dele ter topado participar de uma campanha publicitária de um banco. O tempo passa, as coisas mudam. Os jornalistas da área de esportes da emissora foram liberados para fazerem ações publicitárias de marcas.


AGÊNCIAS

Foi às compras

Com oito compras durante os primeiros seis meses do ano, a Dentsu foi a mais ativa das principais holdings de agências na proposta de fusões e aquisições, de acordo com um relatório divulgado pela Comvergence. As oito aquisições da Dentsu representam um acréscimo agregado de 880 pessoas e US$ 122 milhões em receita anual.

Criatividade e estratégia

Atingir o equilíbrio certo entre originalidade criativa e estratégia requer que as agências considerem uma variedade de fatores estruturais, de acordo com um estudo publicado no Journal of Advertising Research (JAR).


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Se arrependimento matasse

Tim Berns-Lee, o criador da web, estaria em maus lençóis. Quando pensou a internet, ele imaginava algo para servir à humanidade. E, segundo ele mesmo, as coisas estão bem diferentes e a proposta virou outra completamente. Menos humano, concentrada nas mãos de poucos.

Neymar é o “pixel branco” da Copa?

Se você pensa que os olhos do mundo nesta Copa só estavam voltados para Neymar – para o bem ou para o mal –, há um ligeiro engano nesta conclusão. Pesquisa da Taboola, que mensurou mais de 9 bilhões de page views e 70 milhões de horas na internet, mostrou que a seleção dos mais pesquisados durante o Mundial da Rússia não contempla o craque brasileiro em sua escalação. Marcelo e Phillippe Coutinho são os favoritos do clique entre os garotos de Tite. E o campeão, claro, é o português Cristiano Ronaldo, que até já se despediu da competição. Aqui, os convocados:

Ver para crer?

Ano que vem, a famosa profecia musical dos ingleses da banda Buggles completa 40 anos. À época, o hit que estourou em todo o mundo – inclusive, só essa faixa – abriu uma discussão pertinente: o vídeo matou mesmo as estrelas do rádio? Décadas de MTVs e VH1s depois, é a vez do Youtube e outras plataformas de streaming transformarem completamente a nossa forma de ouvir e, principalmente, interagir com a música. Já não nos basta mais ouvir, simplesmente. E o momento para isso, dizem os especialistas, é excelente. (Em tempo, o clipe de Video Killed the Radio Star é sensacional. Vale o clique!)

Isso sim é economia

Relatório produzido pela Juniper Research aponta que a adoção de chatbots nos setores de varejo, bancos e saúde produzirá economias de US$ 11 bilhões por ano até 2023, acima dos US$ 6 bilhões estimados em 2018.

Aqui não tem 7x1

A Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Inovação e Tecnologia, promove desde 2016 a iniciativa Startups Connected, que busca conectar suas empresas associadas ao ecossistema de startups nos dois países.


DOWNLOAD

Consciência política digital

Pesquisa realizada pela consultoria Presença Online explora o que pensam e qual o perfil do eleitor brasileiro. O download por ser feito aqui.


AGENDA

Guia de SEO

No próximo dia 18, um painel apresenta a nova versão do Guia de SEO ABRADi-SP, com a participação dos profissionais do comitê da entidade que trabalharam na atualização deste documento.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!