Menos social, menos amor, mais ingenuidade




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

Menos social, menos amor, mais ingenuidade

Levantamento realizado pela Mintel sobre atitudes e hábitos no uso de mídias sociais indica que mais de um em cada cinco (22%) brasileiros apagaram alguma conta de rede social nos últimos 12 meses, desde abril de 2018. A pesquisa mostra também que 68% dos usuários de mídias sociais acessam de duas a quatro redes diferentes diariamente (via Meio & Mensagem). Seria por uma mudança de audiência? O volume de usuários do Facebook nos EUA, por exemplo, crescerá 0,9% este ano, chegando a 169,5 milhões. Indica estabilidade e mostra que ainda é a plataforma mais usada em todas as faixas etárias, menos entre adolescentes, que migram cada vez mais para o Snapchat (via eMarketer). Inocência e falta de amora também aparecem como motivos. Consideradas o “quinto poder” por alguns estudiosos, as mídias têm um notório crítico declarado. Um dos grandes nomes atuais de especialistas em ciências da comunicação, o sociólogo francês Dominique Wolton relativiza a força e a influência que a internet dispõe no jogo político. Ele esteve no Brasil e foi entrevistado pelo G1. Ao coro somou-se o chefe de direitos humanos da ONU, Zeid Ra'ad al-Hussein, disse que as redes sociais precisam tomar a iniciativa de bloquear conteúdos que incitam o ódio e evitar campanhas virtuais que visam minorias, como as realizadas em Mianmar (via R7).

Novo fôlego

O BuzzFeed, depois de resultados ruins e cortes no mundo inteiro, vem tentando se reorganizar para retomar o crescimento. Uma das iniciativas é uma parcerias com o Google para desenvolver um modelo de afiliação que pedirá aos leitores que contribuam para a agência de notícias. Semelhante ao The Guardian, que teve sucesso solicitando doações de leitores , o BuzzFeed News está adicionando mensagens a páginas que solicitam pequenas doações de US$ 5 a US$ 100. Os benefícios iniciais serão atualizações em grandes investigações e nova programação de vídeo (via Digiday). Soma-se, ainda, uma área nova chamada de Reviews, de análise e recomendação de produtos - que deve impulsionar o comercial e o programa de afiliados. No Reino Unido, a operação do publisher também pretende iniciar a transmissão de um programa semanal ao vivo no Twitter. Chamado #What2Watch, a programação oferecerá análises e discussões sobre programas de TV, além de apresentações, jogos e entrevistas com celebridades (via MobileMarketer). Quem também vem buscando recuperação é a VoxMedia a partir de uma reestruturação de seus esforços de vendas (via The Wall Street Journal).

Forcinha 1

Na busca por recuperar um pouco do prestígio com os publishers, o Facebook vem testando uma ferramenta com cinco editores (inclusive com o BuzzFeed) para ajudá-los a melhorar seu alcance na plataforma. A ferramenta permite testes de até quatro versões de um conteúdo, com variações em elementos como título, descrição e imagem, em tempo real - algo que os editores teriam que pagar ao impulsionar uma postagem. Outro fato relevante é que uma das grandes contratações do Facebook para melhorar suas relações com os editores está de saída. O chefe de produtos de notícias, Alex Hardiman, está de mudança para o The Atlantic (via Digiday).

Forcinha 2

O YouTube lançou novas ferramentas de captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. O grupo de soluções permite que criadores de conteúdo do YouTube e organizações sem fins lucrativos cadastrados criem e incorporem campanhas de captação de recursos ao lado de seus vídeos e transmissões ao vivo.

O que o blockchain pode fazer pelo jornalismo

Nicky Woolf, do The Guardian, conta que, para uma indústria sitiada como a do jornalismo, uma solução potencial para contabilizar paralisações e desafios de financiamento “bilionários” pode ser o blockchain. Atenta ao movimento, a Associated Press está realizando uma parceria com uma startup de blockchain de jornalismo, a Civil Media Company (via Digiday).

Vai não vai

Pouco tempo depois de seu lançamento, o IGTV permanece como um enigma e parece não ter empolgado ou estimulado grandes produtores a despejarem seus conteúdos por lá (via Digiday).

Influência profissional

Diante de tantas celebridades digitais que pouco têm a acrescentar, o Linkedin vem se consolidando como uma plataforma relevante para a geração de conhecimento e também negócios (via InovaJor).

Festival de gifs

O Gifhy, principal mecanismo de busca de gifs animados, vai lançar o Film Fest. Trata-se de uma premiação destinada a cineastas que têm como desafio criar 18 segundos ou menos de curtas-metragens. Cada cineasta pode enviar no máximo três filmes nas categorias narrativa, stop-motion, animação, experimental ou coringa/outras categorias (via Hypebeast).

Desmistificando a programática

A equipe da Reamp preparou um especial com tudo o que você precisa saber para entender a lógica da mídia programática.

Molho frio

Imersa em uma imensa crise de imagem e reputação por conta de declarações preconceituosas de seu fundador, a rede de pizzarias Papa John’s tem nova polêmica. O criador da cadeia, John Schnatter, está processando o CEO da companhia e o conselho de administração (via AdAge).


AGÊNCIAS

Em casa

O crescimento da estruturação de agências internas, as famosas in-house, foi de 52% na última década. É o que aponta estudo realizado pelo In-House Agency Forum e pela Forrester (via MediaPost).

Para saúde

A FCB Health está abrindo sua primeira operação na América Latina com uma unidade no Brasil. Liderada por Aurélio Lopes, presidente da FCB Brasil e da FCB Latin America (via MediaPost).


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Violação de sentimentos

Idec vai à Justiça por se mostrar contrário à coleta de dados de emoções de passageiros em linha do metrô de São Paulo e solicita o desligamento dos equipamentos. A justificativa é porque o sistema de câmeras que coleta as emoções dos usuários viola de direitos por não pedir autorização dos indivíduos. As “portas interativas digitais”, implementadas em abril pela ViaQuatro, concessionária responsável pela linha 4-Amarela, consiste em um sistema de câmeras que reconhece a presença humana e realiza a identificação de emoção (feliz, insatisfeito, surpreso e neutro), gênero e faixa etária dos pessoas posicionadas em frente ao sensor.

Jogos do dinheiro

Reportagem do Poder360 mostra como o Brasil se tornou um território excelente para que o mercado de games. Em cinco anos, os estúdios dedicados ao desenvolvimento de jogos cresceram 164,08% e, só em 2017, o cenário movimentou US$ 1,3 bilhão (o que corresponde a R$ 5,3 bilhões). Cerca de 75,7 milhões de brasileiros são responsáveis por esse superávit.

US$ 500 milhões na Uber

A Toyota está fazendo um aporte de US$ 500 milhões na Uber como parte de uma parceria mais ampla para levar ao mercado um serviço autônomo de atendimento itinerante sob demanda. O acordo envolve planos para equipar as minivans Toyota Sienna com a tecnologia autônoma da Uber (via TechCrunch). As pretensões da montadora japonesa vão além. Ela capitaneia um grupo constituído de 21 empresas e organizações, juntamente com o governo do Japão, na expectativa de desenvolver carros voadores (via Canaltech). Nos EUA, o Uber tenta emperrar o crescimento de scooters. No Brasil, a batalha é outra. A justiça paulista determinou vínculo trabalhista entre a empresa de mobilidade e os motoristas. O Uber deve recorrer da decisão (via IDGNow!). Não bastasse tudo isso, o principal concorrente do Uber, o Lyft, pretende abrir o capital em meados do ano que vem, ampliando a disputa de mercado (via Bloomberg).

Fim da novela

Em post no blog da companhia, o CEO da Tesla, Elon Musk, informou que o capital da empresas permanecerá aberto. Ele havia anunciado no Twitter a possibilidade de retirada da companhia da bolsa de valores e recebeu muitas críticas (inclusive de investidores) e questionamentos da SEC (a CVM americana).

Competição acirrada pelo vídeo

A Amazon pode lançar em breve um serviço de vídeo com suporte de anúncios para seus usuários de dispositivos Fire TV, separada do Prime, e que deve se chamar Free Dive, diz a Reuters. Além disso, a gigante de e-commerce está experimentando um novo formato de anúncios em vídeo (via AdAge). Pode ser uma ofensiva contra o Facebook, que disponibilizou para o mundo inteiro sua plataforma de vídeos Watch (via DigitalTV Europe).

Quase metade

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações, 40,01% da base de celulares é composta de pós-pagos (incluindo planos controle), ou 93,922 milhões de acessos. Isso é resultado da política de desconexões das operadoras e do fim do efeito comunidade após as promoções de ligações ilimitadas off-net, informa o MobileTime.


INFOGRÁFICO

Quem são os early adopters

GlobalWebIndex apresenta um infográfico sobre early adopters ilustrando quais suas principais marcas de tecnologia, como consomem mídia e interagem on-line e que dispositivos que eles preferem usar.


ACADEMIA

Governo dos algoritmos

Sergio Amadeu Silveira, doutor em ciência política pela USP e professor da Universidade Federal do ABC, aborda o nível de penetração dos algoritmos em nossa sociedade e indica a tendência de expansão de seus usos nas instituições do Estado.


VAI E VEM

Liderança feminina

Luciana Rodrigues assumiu o posto de primeira Gerente Geral do BuzzFeed Brasil. Ela vem da Turner Broadcasting System, onde era Vice Presidente de Inovações para a América Latina. Teve passagens também por Time Warner, J. Walter Thompson e F/Nazca Saatchi & Saatchi. A Discovery também informou a chegada de duas diretoras à operação brasileira: Daniela Branco e Patricia Garrido unem-se à equipe e assumem, respectivamente, as áreas de marketing e pesquisa & insights. A jornalista Maria Cristina Frias vai assumir a diretoria de Redação e Editorial da Folha de S. Paulo após a morte de seu irmão  Otavio Frias Filho.


Rapidinhas...

... ou o que andamos lendo!