Alternativas da imprensa para sobreviver




MERCADO - MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAIS

As alternativas da imprensa (nova e velha) para sobreviver

Na incessante busca por novas formas de receita, o Financial Times encontrou uma nova fórmula. Sempre que um potencial anunciante faz alguma solicitação, o veículo coloca em prática um time de especialistas. Eles vão da publicidade, conteúdo, pesquisa, pensamento estratégico, eventos, entre outras frentes, para entregar diversos serviços de marketing ao cliente. Esta nova linha de negócios fez aumentar em 30% a receita de conteúdo pago ao ano [via Digiday]. Meredith Kopit Levien, diretora de operações do The New York Times, afirmou que a publicação também investirá pesado na contratação de pessoas com experiência em inteligência artificial, machine learning, ciência de dados e engenharia móvel para criar feeds mais personalizados para os leitores numa estratégia de ampliar o engajamento e envolvimento do público. O NYT, aliás, tem sido considerado um exemplo de veículo que está conseguindo fazer as pessoas pagarem por seu conteúdo - a receita de assinantes pagos já ultrapassou US$ 1 bilhão. A estratégia: contar histórias fortes, aprofundadas e que não serão encontradas em nenhum outro lugar [via AdAge]. A realidade é que mesmo os novos veículos, que prometiam o início de uma nova era de jornalismo e informação _Vox, Vice e BuzzFeed, por exemplo_ estão passando por maus bocados e com problemas antigos, como todos os demais conglomerados de comunicação [via VanityFair]. A situação nacional também não é nada animadora: de acordo com a Folha da S.Paulo, a Editora Abril, em recuperação judicial, propõe calote de 92% da dívida e pagamento do restante em até 18 anos. A companhia informa que pretende quitar as dívidas trabalhistas até o limite de 250 salários mínimos por pessoa - cerca de R$ 238,5 mil - ao longo de 12 meses após a aprovação do plano de recuperação.

Mais dor de cabeça para o Facebook

Quem também teve acesso a um documento que compromete o Facebook foi o BuzzFeed. O time de notícias do portal publicou um arquivo produzido pela Definers, agência de relações públicas para investigar e criticar o bilionário financista George Soros. Além disso, a plataforma deu a algumas empresas, incluindo Netflix e Airbnb, acesso preferencial a dados de usuários, enquanto limitou o serviço para outras, segundo documentos internos da empresa divulgados por um parlamentar britânico. A troca de comunicados entre funcionários de alto escalão do Facebook inclui o fundador e presidente Mark Zuckerberg [via UOL]. Quem também complicou a vida do FB foi o parlamento britânico. Eles divulgararm uma série de documentos sobre como a rede usa e compartilha dados dos usuários, informou o NYT.

Experiência viva

“Eu saí do Instagram e do Facebook e isso me deixou muito mais feliz - e isso é um grande problema para as empresas de mídia social.”  A frase é da repórter de tecnologia de saúde da CNBC, Christina Farr, que deu uma pausa nas mídias sociais depois de perceber que passava muito mais tempo nas mídias sociais do que imaginava. Lá se foram três meses sem checar Facebook e o Instagram e ela conta tudo o que aconteceu. Há quem explique as três razões científicas pelas quais você não deve verificar suas notificações. Um dos maiores críticos das mídias sociais, Jairon Lanier, acredita que elas deveriam ser pagas [via O Globo]. Denis Burgierman também escreve para o Nexo Jornal sobre o assunto e explica os problemas que as mídias sociais criaram. O veículo também retoma um estudo de agosto deste ano (Uma década de dependência digital) e conta como os britânicos estão tentando revisar a relação que possuem com os dispositivos digitais.

Retrospectiva 2018

As plataformas de mídias sociais disponibilizaram suas retrospectivas de assuntos, pessoas e temas mais populares e que reverberam entre os usuários ao longo do ano. O review do Instagram está aqui. Tem também o Youtube Rewind, além de uma passagem também sobre os principais anúncios da plataforma. O Facebook, além de apresentar os temas mais relevantes entre os usuários, lançou seu modelo de vídeo que permite aos usuários criar resumos simples de suas atividades na plataforma em 2018. Para fechar, o Twitter também mostrou sua lista. E o jogo do ano foi God of War, segundo a The Game Wards.

Lembra do IGTV?

Tudo bem caso não se recorde. O produto lançado pelo Instagram no início deste ano para bater de frente com o Youtube e ser a nova experiência de visualização de TV destas novas gerações parece não ter vingado. A Fast Company conta por quais razões tudo deu errado.

Novo líder

Segundo o ranking do Ad Age de Maiores Anunciantes do Mundo, há uma nova liderança. A Samsung Electronics superou a Procter & Gamble. A empresa sul-coreana de produtos eletrônicos investiu US$ 11,2 bilhões em publicidade e promoção em 2017, o que representou uma alta de 13%, enquanto a multinacional de bens de consumo aplicou US$ 10,5 bilhões no ano fiscal encerrado em junho de 2018, mantendo os números estáveis [via Meio & Mensagem].

O residual das eleições

A Folha de S.Paulo teve acesso a depoimento e alguns documentos apresentados à Justiça do Trabalho que apontam para possíveis fraudes no envio de mensagens em massa pelo WhatsApp durante as eleições deste ano no Brasil. Segundo a reportagem, uma rede de empresas - entre elas a Yacows, que foi subcontratada pela AM4, produtora que trabalhou na campanha de Jair Bolsonaro - recorreu ao uso fraudulento de nome e CPF de idosos para registrar chips de celular e garantir o disparo de lotes de mensagens, em benefício de políticos. Sérgio Lüdtke escreve para a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) sobre as ondas de desinformação que permearam todo o processo eleitoral no Brasil em 2018. Ao mesmo tempo, o presidente eleito anuncia a criação de “assessoria especial” para imprensa e redes sociais, um órgão subordinado à Presidência e independente da atual Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) [via Metrópoles]. Quem quiser também pode entender quais as lições retiradas do pleito com o especialista em marketing político digital Marcelo Vitorino.

Chatbot do governo

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) lançou canal de recebimento de reclamações, denúncias e outros comentários por meio de redes sociais. O atendimento será feito por robô de conversas (chatbot) batizado de Cida, que pode ser acessado pelo perfil do órgão no Facebook. O serviço vai estar disponível também no Whatsapp no ano que vem, provavelmente em fevereiro [via EBC].

O fim da picada

O Tumblr está comunicando os usuários que irá banir todo o conteúdo adulto em 17 de dezembro. A plataforma informa que os posts existentes contendo pornografia serão alternados para o modo privado. O anúncio desta nova política foi feito logo após a Apple anunciar que o aplicativo do Tumblr foi removido da Apple Store por conta de incidente com pornografia infantil [via The Verge]. Parece que a ferramenta de inteligência artificial utilizada para monitorar a pornografia não tem funcionado muito bem [via Wired]. Grupos de usuários da plataforma também estão se movimentando e organizando protestos e petições para que a nova política não seja efetivada.

Mais vídeo online, menos vídeo online

Na onda do crescimento dos serviços sob demanda de vídeo, Grupo Globo anunciou combos de assinaturas que incluem a rede de canal de filmes Telecine, a plataforma GloboPlay e, em breve devem agregar outras marcas da Globosat [via Meio & Mensagem]. Por outro lado, com o avanço de diversas companhias para desenvolver seus próprios serviços, pode haver um esvaziamento razoável da Netflix. A pioneira pode perder até 20% de seus conteúdo disponível com a saída de produções de empresas que estão criando suas próprias plataformas de distribuição [via Business Insider].

Nada com chineses

Enquanto os funcionários do Google lutam para impedir a empresa de fazer negócios e se estabelecer na China, a Netflix afirma que não tem uma estratégia definida para o país. Durante a UBS 46th Annual Global Media and Conference Communications, o executivo da plataforma, Ted Sarandos disse que o trabalho com a nação tem sido, na maior parte, "distração frustrante", e que não vai querer investir seu tempo lá, a menos que a China eventualmente se torne mais aberta às empresas de mídia ocidentais [via TBI Vision].


TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO

Cuba lançou

Os cubanos já podem acessar a internet em seus celulares. O serviço de conectividade é oferecido ainda pelo monopólio estatal de telecomunicações ETECSA. Quase metade dos 11,2 milhões de habitantes do país possui aparelhos celulares, embora nem todos consigam pagar pela internet móvel. Os valores para usar o serviço variam de US$ 7 a US$ 30 [via Reuters].

Caso de polícia

O departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando e prendeu, com a ajuda da polícia canadense, Meng Wanzhou, uma das principais executivas da companhia de tecnologia chinesa Huawei [via The New York Times]. As acusações recaem sobre violações de sanções contra o Irã. A iniciativa acabou criando uma crise diplomática entre os governos dos dois países com grande efeito negativo no mercado financeiro global [via Aljazeera e TechCrunch]. Outro revés da gigante chinesa aconteceu na europa. O grupo de telecomunicações britânico BT confirmou que não comprará equipamentos da empresa de tecnologia chinesa para o núcleo de sua rede sem fio de próxima geração (5G). A empresa também disse que removerá a tecnologia existente da Huawei do coração de sua rede 4G em dois anos [via CNN].

Ligadinhos

As conexões no segmento da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), que usam redes de celular, devem atingir a marca de 4,1 bilhões até 2024. É o que indica estudo recente da Ericsson [via Inovajor].

Só mais 10 anos

Em entrevista ao Axios, o polêmico fundador da Tesla, Elon Musk, afirmou que tem planos de implantar inteligência artificial no cérebro de humanos que deve funcionar como um chip em um monte de fios minúsculos. Ele acredita que já devemos ter isso funcionando em cerca de uma década [via Época Negócios].

Incentivo

O BNDES lançou edital de chamada pública para o Garagem, chando empreendedores e startups para o seu programa de apoio ao seu desenvolvimento. Serão priorizadas iniciativas em saúde e bem-estar, sustentabilidade social e ambiental, economia criativa, segurança, soluções financeiras, educação, internet das coisas (IoT) e blockchain [via MobileTime]. O Governo do Estado de São Paulo também lançou o programa Juro Zero Inovação, que terá R$ 8 milhões disponíveis para financiar projetos com potencial inovador feitos por startups e pequenas e médias empresas. Os recursos virão de instituições como a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e o Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet).


AGÊNCIAS

Mais de perto

Um aplicativo desenvolvido pela R/GA promete colocar David Beckham, Lionel Messi, Neymar Jr., entre outros ídolos do futebol, mais próximos de nós mortais. Eles aparecem no filme de lançamento da campanha da Otro – feita pela Havas Londres -, uma plataforma digital de startups que liga estrelas do futebol diretamente a seus fãs. A proposta é compartilhar as histórias das celebridades por meio de conteúdo curto, shows, entrevistas e documentários. Deve custar US$ 3,99 por mês para seber sobre a vida dos jogadores [via AdAge].

Filhote

A DPZ&T anunciou a criação da VivaSix. Trata-se de uma unidade de negócios voltada para performance com mindset digital e equipe de mídia com foco em dados e tecnologias. O início do trabalho será com a marca Renault [via MegaBrasil].

Raio-X das assessorias de imprensa no Brasil

Webinar do Comunique-se apresenta os resultados de uma pesquisa realizada neste ano. O objetivo é compreender quais são as atividades que os profissionais que um dia foram chamados de assessores de imprensa fazem hoje.


DOWNLOAD

Visão 2019

Quais tendências globais estão moldando o mercado de dispositivos? Relatório produzido pela GlobalWebIndex analisa os dados mais recentes sobre uso e propriedade em escala internacional e aponta faz projeções sobre caminhos emergentes. Quem também traz uma visão sobre o próximo ano, com foco maior em tecnologia, é a Deloitte com seu Industry Outlook.

Web Summit

O time do Youpix e da Torus preparam um documento especial que resume os principais temas e informações que circularam durante o Web Summit, realizado em Portugal neste ano.


INFOGRÁFICO

Apostas

Os organizadores da Social Media Week São Paulo entrevistaram os participantes e palestrantes para saber quais eram suas apostas para 2019. O resultado destas perspectivas estão em um infográfico.


Rapidinhas...

… ou o que andamos lendo!